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Banco do Brasil capta R$ 4,37 bilhões para financiar agricultura sustentável

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O Banco do Brasil anunciou, nesta terça-feira (24.09), a captação de R$ 4,37 bilhões junto a instituições financeiras internacionais para apoiar pequenos e médios agricultores que adotam práticas de agricultura sustentável e de baixo carbono, como o plantio direto.

A operação, com prazo de 10 anos, foi realizada durante o Investor Day do banco em Nova York, contando com a participação dos bancos JP Morgan, Standard Chartered, HSBC e Crédit Agricole, e recebeu garantia da Agência Multilateral de Garantia de Investimentos (MIGA), vinculada ao Banco Mundial.

Segundo o Banco do Brasil, essa iniciativa ajudará a evitar a emissão de até 11,8 milhões de toneladas de gases de efeito estufa (GEE) e permitirá a conservação de cerca de 1 milhão de hectares de terra ao longo do período. A presidente do BB, Tarciana Medeiros, destacou a importância da operação, afirmando que a iniciativa demonstra o compromisso da instituição com a transição para uma economia de baixo carbono e com o desenvolvimento socioeconômico no campo. “Com soluções inovadoras, estamos mostrando ao mundo que o agro e a sustentabilidade podem andar juntos”, disse Tarciana.

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A estrutura do financiamento é rotativa, o que significa que os produtores rurais que quitarem seus empréstimos poderão solicitar novos financiamentos nos anos seguintes, garantindo apoio contínuo para suas operações agrícolas. Essa estratégia visa sustentar as atividades dos agricultores e atender às necessidades financeiras de longo prazo. O vice-presidente de Negócios e Atacado do Banco do Brasil, Francisco Lassalvia, destacou que a captação foi classificada com rating AAA, tornando os custos mais competitivos no mercado.

Parceria com a MIGA e Apoio Social – Além do financiamento agrícola, a operação inclui uma doação de US$ 300 mil pela MIGA para projetos sociais voltados a mulheres empreendedoras rurais, comunidades quilombolas e povos originários. Esses recursos serão destinados a ações de desenvolvimento social no campo, reforçando o compromisso do Banco do Brasil com a inclusão e o apoio a populações vulneráveis.

Essa é a primeira vez que a MIGA apoia um projeto de agricultura sustentável no Brasil, sendo também a maior transação realizada pela agência na América Latina até o momento. John Meakin, chefe global de exportação e financiamento de agências do JP Morgan Payments, destacou que essa operação marca um avanço significativo para o setor agrícola brasileiro, especialmente no que diz respeito ao financiamento sustentável.

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O montante captado será utilizado para acelerar a adoção de práticas agrícolas de baixo carbono, promovendo a sustentabilidade e fortalecendo a posição do Brasil na transição para uma economia mais verde e sustentável.

Fonte: Pensar Agro

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AGRONEGÓCIO

Guerra EUA x China: Brasil vira peça-chave e faz planos para um corredor transoceânico

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A guerra comercial entre China e Estados Unidos ganhou novos capítulos nesta semana, com reflexos importantes para o Brasil — principalmente para o agronegócio. A Casa Branca anunciou um aumento das tarifas sobre produtos chineses, que agora chegam a 245%. O motivo, segundo o governo americano, seria uma resposta a ações retaliatórias por parte da China. A notícia pegou o governo chinês de surpresa e provocou reações imediatas, incluindo pedidos formais de esclarecimento.

Imagem: reprodução/Ministério dos Transportes

Em meio a essa disputa, o Brasil pode sair ganhando, se conseguir resolver seus problemas logísticos (veja aqui). Uma comitiva do governo chinês esteve em Brasília nesta semana para conhecer projetos de infraestrutura e discutir caminhos que facilitem o acesso dos produtos brasileiros ao mercado asiático. Um dos temas centrais foi o Corredor Bioceânico, uma rota que ligará o Brasil ao Oceano Pacífico passando por países vizinhos, como Paraguai e Argentina, com destino aos portos do Chile.

O corredor tem um grande atrativo: facilitar a exportação de grãos e carnes para a Ásia, encurtando a distância até os mercados chineses e reduzindo custos logísticos.

A iniciativa também está diretamente ligada às ferrovias, como a Norte-Sul, a FIOL (Ferrovia de Integração Oeste-Leste) e a FICO (Ferrovia de Integração Centro-Oeste), todas integradas ao Novo PAC, o Programa de Aceleração do Crescimento. O objetivo é melhorar o escoamento da produção do Centro-Oeste, especialmente soja, milho e carne.

Durante a visita ao Brasil, a delegação chinesa se reuniu com representantes dos governos de Mato Grosso, Goiás, Rondônia e Acre, onde foram apresentados dados sobre produção agrícola, cultura e exportações. A agenda também incluiu visitas técnicas ao Porto de Ilhéus (BA), à FIOL, ao Porto de Santos (SP) e ao projeto do futuro Túnel Santos-Guarujá.

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O plano é transformar a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), que avança lentamente entre Caetité e Ilhéus, em um elo fundamental de um corredor bioceânico que levaria grãos, minérios e outros produtos brasileiros até o porto de Chancay, no Peru — e de lá, direto ao mercado asiático.

A missão chinesa desembarcou em Ilhéus nesta quarta-feira (16.04), visitou trechos da Fiol 1 e as instalações do Porto Sul, que ainda está em obras. A ideia é clara: entender o que falta, quanto custa e como viabilizar a conclusão dessa travessia ferroviária transcontinental, um projeto que, se sair do papel, poderá reduzir em até dez dias o tempo de navegação entre o Brasil e a Ásia.

Para os chineses, trata-se de uma oportunidade de ouro. Para o Brasil, uma chance — talvez a última por um bom tempo — de dar um salto logístico sem depender exclusivamente dos Estados Unidos ou de seus próprios (e lentos) investimentos públicos.

Mas o entusiasmo técnico contrasta com a realidade do chão. As obras da Fiol seguem a passos lentos, marcadas por entraves burocráticos, desafios ambientais e falta de recursos. A Bahia Mineração (Bamin), concessionária do trecho, tem sob sua responsabilidade não apenas a ferrovia, mas também a construção do Porto Sul — um complexo que ainda está longe de operar plenamente.

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A visita chinesa, no entanto, é simbólica. Marca o esforço de Pequim em reforçar laços com o Brasil em um momento em que a dependência mútua aumenta. Hoje, mais de um terço de tudo que o Brasil exporta tem a China como destino. E a maior parte disso — cerca de 60% — precisa de infraestrutura para sair do interior até os portos. Sem ferrovias eficientes, o Brasil seguirá perdendo tempo e dinheiro.

NOVA ROTA – Uma nova rota marítima lançada nesta semana, de forma simultânea no Brasil e na China, promete reduzir o tempo necessário para transportar produtos entre um país e outro, e também os custos logísticos. A rota vai ligar o Porto Gaolan, localizado em Zhuhai, no sul da China, aos Portos de Santana, no Amapá, e de Salvador, no Brasil, sem escalas. Com isso, a expectativa do embaixador da China no Brasil, Zhu Oinggiao, é que o trânsito de cargas leve 30 dias a menos que o habitual e os custos das operações também diminuam, em mais de 30%.

Fonte: Pensar Agro

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