NOVA AURORA

PARANÁ

Em evento gastronômico, Estado ressalta potencial do segmento no turismo

Publicado em

No intuito de fortalecer a gastronomia paranaense como um importante indutor do turismo no estado, a Secretaria do Turismo e o Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor –, participaram neste final de semana e segunda-feira (21 a 23), no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, do Festival Tutano de Gastronomia, aberto ao público geral; e do Fórum Tutano, evento voltado para debates e mentorias no setor gastronômico.

O fórum reuniu grandes nomes do mercado da gastronomia, turismo e alimentos para uma troca de experiências, palestras, networking e debates sobre os segmentos dentro do Paraná. Mais de 3,2 mil pessoas passaram pelo festival ao longo dos três dias de evento – quase o dobro do público registrado na última edição, que ficou em 1,7 mil.

O secretário estadual do Turismo e palestrante do fórum, Márcio Nunes, falou sobre a importância da gastronomia do Paraná para o segmento turístico. “O turismo do Paraná cresceu quatro vezes mais que o Brasil no primeiro semestre de 2024. Por que é importante ressaltar isso? Porque o turismo é o deslocamento de PIB, é a movimentação financeira em nossos municípios, e isso impacta também o setor da gastronomia”, disse.

“Ao mesmo tempo, os restaurantes paranaenses, hoje, estão focados em proporcionar uma experiência aos clientes. Isso ajuda a alavancar o setor, colocando o estado dentro dos roteiros de grandes operadoras e agências especializadas, porque são essas experiências que conquistam os turistas”, acrescentou Nunes.

Leia Também:  Termina nesta segunda (26) prazo de inscrição para PSS de professores da rede estadual

OPORTUNIDADE – Cinco empresas participaram do chamamento público e marcaram presença no evento com a exposição de seus produtos no estande do Viaje Paraná. Elas são: Tortas do Mundo, Vivenda do Mate, Associação dos Amigos da Onça, Encantilado Queijaria  e Carmels Pipocas.

Representando a erva-mate de São Mateus do Sul (Sul do Estado)– um dos 14 produtos paranaenses com selo de Indicação Geográfica – Eva Blaszczyk, da Vivenda do Mate, ressaltou a exclusividade do item. “Nosso produto ficou em destaque no evento, graças a sua versatilidade. Trouxemos a erva-mate pura, em petiscos, nos chocolates e muito mais, para que as pessoas saboreiem esse item tradicional de formas diferentes”, disse.

A empresa Tortas do Mundo, de Curitiba, levou para o evento a Capibox – uma caixa de bombons em formato de pinhão com recheio da Mata Atlântica paranaense, como goiaba branca, açaí juçara, erva-mate e cataia. “As feiras são ótimas oportunidades de tornar nosso produto mais conhecido no meio gastronômico, e só pudemos estar aqui graças ao Governo do Paraná”, disse a sócia Raissa Faria. 

Isadora Boeing, representante da Carmels Pipocas, participou pela primeira vez de um evento gastronômico ao lado do Viaje Paraná e aprovou a experiência. “Pudemos apresentar os nossos itens ao público e gerar networking com os outros expositores. Inclusive, observando outros empresários, fiquei inspirada em criar novos sabores do meu produto, com base em itens típicos do Paraná”, afirmou.

Leia Também:  Governador autoriza curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial na UEL

Segundo o diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes, o chamamento busca unir o setor público e a iniciativa privada. “O empresariado ficou muito satisfeito com a oportunidade de expor no festival. O nosso papel é criar essas oportunidades, porque o turismo é organizado pelo poder público, mas quem faz o setor acontecer de fato é a iniciativa privada. Aí está a importância dessa união: a geração de negócios, o destaque do estado nas feiras e a movimentação financeira do setor no Paraná”, afirmou.

PROPOSTA – O Festival e o Fórum Tutano têm como objetivo exaltar a gastronomia paranaense por meio de seus produtos tradicionais, culinárias típicas e profissionais do Estado que trabalham para manter a alta qualidade do setor. Ao todo, participam do fórum mais de 20 chefes e especialistas dos mercados de gastronomia e turismo, que apresentam painéis sobre o segmento ao longo do dia.

Beto Madalosso, empreendedor, chefe de cozinha e idealizador do festival, cita a importância do segmento ao setor turístico. “Na minha visão, não existe turismo sem gastronomia, porque o viajante deixa de visitar um destino quando ele não oferece opções gastronômicas”, disse. “O evento não é apenas sobre comida, estamos falando também de turismo, urbanismo, políticas públicas e muitos outros assuntos. Porque a gastronomia anda de mãos dadas com muitas áreas, sobretudo com o turismo”.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

Published

on

By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município. 

Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.

“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba. 

Leia Também:  Taxa de homicídios cai 31% em uma década no Paraná, maior redução do Sul do Brasil

MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.

As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.

“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.

DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.

Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen. 

Leia Também:  Governador autoriza curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial na UEL

No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C. 

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA