PARANÁ
Profissionais do serviço aeromédico do Paraná fazem reunião técnica em Curitiba
Publicado em
20 de setembro de 2024por
Itajuba Tadeu
Médicos e enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que atuam nas bases aeromédicas do Paraná, coordenadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), estiveram em Curitiba nesta sexta-feira (20) em uma reunião técnica para organização dos serviços prestados nas demandas de urgência e emergência do Estado.
O atendimento aeromédico é operado pelo Sistema Estadual de Regulação de Urgência e suas respectivas centrais. O serviço do Paraná é referência nacional, considerando o número de aeronaves, a capacitação dos profissionais e, principalmente, porque é o único coordenado e operado exclusivamente para atendimentos de saúde, sendo acionado por médicos reguladores via sistema de Urgência e Emergência sempre que há indicação clínica de gravidade e necessidade.
O transporte é feito por seis helicópteros e um avião que ficam em cinco bases localizadas em Curitiba, Cascavel, Londrina, Maringá e Ponta Grossa, todas escolhidas estrategicamente para garantir a cobertura de 100% do Estado com o serviço. As aeronaves são tripuladas por pelo menos um piloto, um médico e um enfermeiro. O serviço é autorizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e segue as diretrizes dispostas no Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) nº 90.
“Nossas equipes de resgate aéreo dão cobertura para desastres, acidentes, transferências intra-hospitalares de pacientes graves e que necessitem de UTI, entre outras atividades, portanto, é fundamental estarmos sempre alinhados e capacitando esses profissionais. O Paraná tem orgulho de ter uma das maiores frotas do país e ser um serviço referenciado nacionalmente pela excelência e qualidade no serviço aeromédico”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, César Neves.
DADOS – Desde sua implantação, em 2007, o serviço aeromédico do Paraná já realizou mais de 30,7 mil atendimentos, que incluem o socorro às vítimas de acidentes, casos de emergência clínica, como infarto e AVC, transferência de pacientes graves e também o transporte de órgãos para transplante.
Em 2023, o Paraná bateu o recorde histórico de atendimentos aeromédicos do serviço no Estado. Ao todo, foram registrados mais de 4 mil atendimentos no ano. Agora, de janeiro a agosto deste ano, já são quase 2,7 mil atendimentos.
“A reunião técnica que foi realizada hoje visa dar uniformidade e qualificação cada vez maior, progressiva, para todas as cinco bases de helicópteros que atuam no Estado, assim como a equipe do nosso avião que faz os transportes de UTI. A discussão de protocolos e de rotinas operacionais aumenta a segurança das equipes e se reverte diretamente em qualificação para o atendimento do cidadão”, disse o diretor de Planejamento da Atenção Especializada da Sesa e gestor da Unidade Aérea Pública (UAP), da secretaria, Vinícius Filipak.
O serviço aeromédico do Paraná iniciou um projeto inovador e experimental em 2023 para realização de transfusões de sangue em pacientes graves no local da ocorrência, mesmo antes de serem encaminhados ao hospital. Em uma parceria da Sesa com a Helisul foi instalada, na base Maringá, uma sala para o acondicionamento das bolsas de sangue tipo “O -”, considerado universal. Este procedimento segue rigorosamente as normativas de segurança e controle estabelecidas pelo Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Desde então, 39 pessoas em estado gravíssimo receberam transfusões no local do atendimento médico ou durante o voo até o serviço especializado mais próximo.
BASES – Cada base de helicóptero é responsável por uma área de atendimento de até 250 quilômetros do seu ponto de origem, com voos de até duas horas de duração para possibilitar ida e volta sem a necessidade de reabastecimento. Atualmente todo o Paraná é coberto por cinco bases aeromédicas, que atuam de forma coordenada e complementar.
Em Curitiba ficam alocados dois helicópteros, um da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e um do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas do Paraná (BPMOA), além de um avião da Sesa. Cascavel, Londrina, Maringá e Ponta Grossa contam com um helicóptero cada, contratados pela Sesa junto à empresa Helisul. As equipes médicas e de enfermagem são disponibilizadas pelos Samus Regionais.
Além destas, durante o Verão Maior Paraná, o Governo do Estado também disponibiliza mais uma aeronave com base em Matinhos para dar suporte aos atendimentos no Litoral paranaense, numa parceria entre a Sesa e Secretaria de Estado da Segurança Pública.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Via Rural Smart Farm reúne 19 mil pessoas no primeiro fim de semana da ExpoLondrina
Published
2 minutos agoon
7 de abril de 2025By

O Sistema Estadual de Agricultura (Seagri) reuniu cerca de 19 mil pessoas na Via Rural Smart Farm nos três primeiros dias de ExpoLondrina 2025. O espaço, uma parceria do Seagri com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), é composto por diversos ambientes que visam difundir tecnologias e inovações para o meio rural, apresentar as principais políticas públicas desenvolvidas pelo Estado e promover o desenvolvimento rural sustentável.
Vagner Santos Alexandre, construtor autônomo, visita o espaço todos os anos com a família e afirma que melhora a cada ano. “A gente tem percebido que cada vez mais vem melhorando a organização do ambiente. É um entretenimento para a criança e também um espaço para lazer para os pais” afirma. A expectativa é que o local receba cerca de 200 mil pessoas durante todo o evento, que termina no próximo domingo (13).
O prefeito da via Rural Smart Farm, Wagner Santos, falou da proposta do espaço. “A Via Rural Smart Farm, que muitos conhecem por Fazendinha, tem o intuito de trazer as pessoas para poder conhecer um pouco daquilo que nós desenvolvemos, o que nós entregamos para a sociedade”.
Segundo ele, os estudantes têm muito aprendizado ao visitar o espaço. “Eu digo para os estudantes que fazem estágio aqui com a gente, que trabalham aqui com a gente, que nos auxiliam, que é uma verdadeira universidade a céu aberto”.
VIA RURAL – A rota, instalada na ExpoLondrina, reúne pelo menos 21 atrações do mundo agro, desenvolvidas para informar, alertar e prevenir sobre diversos riscos que a agropecuária está exposta.
A rota inicia com uma apresentação do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), mostrando as ações do Estado para a comunidade rural, por meio de extensão e pesquisa, para otimizar as produções pelo Estado.
Outra parada é no Café Qualidade Paraná, que mostra as etapas de preparação de um café de qualidade, desde os tipos disponíveis para cultivo, até a torração e moagem. Além de uma comparação no aroma e aparência dos cafés.
A área de Manejo e Conservação de Solo é uma parceria do IDR-Paraná, da Agência de Defesa Agropecuária (Adapar) e Embrapa para mostrar os diferentes tipos de solo, os benefícios, as diferenças, os processos de erosão em lugares com e sem cobertura, além de uma simulação gráfica dinâmica de relevo de solo.
A Adapar aproveitou o espaço para disseminar também algumas informações sobre a raiva, sobre os morcegos que transmitem a doença e algumas dicas de como prevenir a contaminação tanto em humanos quanto em animais.
No caminho também há o espaço da sericicultura, que mostra os processos de crescimento e alimentação do bicho-da-seda, com demonstração das lagartas vivas, para chegar até a idade final e começar a produzir o casulo de seda. É mostrado também o processamento dos casulos até a produção de tecidos.
Na aquicultura, o IDR-Paraná apresenta os processos de tratamento da água de forma sustentável mantendo a saúde e crescimento dos peixes, os tipos de tanque e peixes de diversos tamanhos para demonstração.
A área de fruticultura e olericultura traz os diferentes tipos de plantio, as opções alternativas como o uso de microalgas e demonstração das principais pragas e parasitóides agrícolas. A agricultura familiar também faz parte da rota. O restaurante rural apresenta pratos e bebidas especiais de produtores familiares. A área de agroindústrias familiares traz produtos do ramo, como queijos, embutidos, alimentos desidratados e muito mais.
O espaço de turismo rural mostra algumas das rotas criadas pelo IDR-Paraná que são destaque no Estado, como a Rota do Queijo, Rota do Vinho e a Rota da Erva-mate, que ainda está em processo de criação.
Além disso, inclui empresas juniores e projetos de extensão da UEL, informações e alertas sobre a bovinocultura, espaço de demonstração de promoção e saneamento rural, o mundo das sementes, que apresenta a diversidades de sementes disponíveis no Estado, incluindo as sementes crioulas, amostra de tratores do programa Trator Solidário e um espaço dedicado a informações da Fetaep.
A Via Rural Smart Farm pode ser visitada até o dia 13 de abril, das 8h às 17h durante a semana e das 9h às 19h nos finais de semana.
Fonte: Governo PR

Bons Olhos Paraná: Estado inicia exames oftalmológicos para crianças e adolescentes

Via Rural Smart Farm reúne 19 mil pessoas no primeiro fim de semana da ExpoLondrina

No Dia Mundial da Saúde, deputada Márcia Huçulak (PSD) reforça importância das vacinas e alerta para covid em crianças

Avança na Assembleia projeto para subsidiar alimentação de universitários no Paraná

Municípios já podem aderir a incentivo de R$ 159 milhões para crianças e adolescentes
PARANÁ


Via Rural Smart Farm reúne 19 mil pessoas no primeiro fim de semana da ExpoLondrina
O Sistema Estadual de Agricultura (Seagri) reuniu cerca de 19 mil pessoas na Via Rural Smart Farm nos três primeiros...


Bons Olhos Paraná: Estado inicia exames oftalmológicos para crianças e adolescentes
As ações do programa Bons Olhos Paraná, que vai realizar 67 mil consultas e exames oftalmológicos em estudantes das redes...


Municípios já podem aderir a incentivo de R$ 159 milhões para crianças e adolescentes
Os municípios Paraná já podem formalizar a adesão ao incentivo financeiro do Governo do Estado que destina R$ 159 milhões...
POLÍCIA


PCPR prende homem em flagrante por violência contra mulher em Curitiba
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu em flagrante um homem, de 50 anos, por violência contra mulher no contexto...


PCPR prende homem em flagrante por maus-tratos a animais na Capital
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu em flagrante um homem pela prática do crime de maus-tratos aos animais e...


PCPR prende homem suspeito de homicídio ocorrido em Ponta Grossa
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente um homem, de 38 anos, suspeito do homicídio que vitimou Leandro de...
ENTRETENIMENTO


Ana Clara Winter faz topless em ensaio fotográfico ousado: ‘Abraça te inteira’
Ana Clara Winter, fez topless para um ensaio fotográfico . Nas imagens, assinadas pela fotógrafa Julia Neves, a atriz aparece...


De topless, Alinne Moraes impressiona com ensaio sensual na web: ‘Obra de arte’
Alinne Moraes, de 42 anos, impressionou seus internautas, no último domingo (6), ao compartilhar em suas redes sociais um ensaio...


Nathalia Valente e Yuri Meirelles revelam sexo de bebê em chá revelação: ‘Eu sabia’
Yuri Meirelles, de 27 anos, e Nathalia Valente, de 20, ex-participantes de A Fazenda 15, realizaram um chá revelação para anunciar o...
ESPORTES


Santos empata em 2 a 2 com Bahia e sofre vaias na Vila Belmiro
O Santos segue sem vitória no Campeonato Brasileiro após empatar em 2 a 2 com o Bahia neste domingo, na...


Cuiabá estreia na Série B com vitória de 1 a 0 sobre Volta Redonda
O Cuiabá estreou sua participação na Série B do Campeonato Brasileiro com uma vitória por 1 a 0 diante do...


Flamengo vence o Vitória no Barradão pela segunda rodada do Brasileirão
Neste domingo, o Flamengo saiu vitorioso ao vencer o Vitória por 2 a 1, em partida válida pela segunda rodada...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
POLÍTICA PR7 dias ago
Deputados homenageiam Operário pela conquista do Campeonato Paranaense 2025
-
POLÍTICA PR7 dias ago
Comissão de Fiscalização debate problemas nos setores de combustíveis e de distribuição de água
-
POLÍTICA PR5 dias ago
“Governo do Paraná libera dados sensíveis à fundação contratada sem licitação”, alerta líder da Oposição
-
POLÍTICA PR5 dias ago
Questão indígena merece tratamento prioritário diz deputado Goura (PDT) em seminário na OAB-PR
You must be logged in to post a comment Login