PARANÁ
Residentes técnicos do Governo do Estado apresentam propostas em gestão de saúde
Publicado em
13 de setembro de 2024por
Itajuba Tadeu
Gestão da qualidade de processos, inovação e capacitação de profissionais de saúde. Essas são algumas das temáticas dos projetos desenvolvidos pela primeira turma do Programa Residência Técnica (Restec) em Gestão da Saúde Pública. Ao todo, 71 profissionais de diferentes áreas do conhecimento finalizaram as atividades práticas da residência neste mês. Nesta sexta-feira (13), 45 residentes receberam, em Curitiba, os certificados de conclusão do curso. A especialização também contou com a participação de 46 servidores públicos, que receberam declarações de conclusão do curso.
Os programas de residência do Governo do Paraná aliam atividades práticas em órgãos públicos do Executivo Estadual com um curso de pós-graduação na modalidade lato sensu, que confere a profissionais recém-formados o grau de especialização. A iniciativa é coordenada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e operacionalizada em conjunto com as universidades estaduais, outras secretarias e instituições da administração pública.
A enfermeira Marília Teixeira Santos, que desenvolveu as atividades práticas na Diretoria de Gestão em Saúde da Secretaria da Saúde (Sesa), em Curitiba, elaborou um manual de credenciamento de estabelecimentos de saúde para a prestação de serviços focados na qualidade de vida dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O farmacêutico Wilker Jordi Lopes Franco de Jesus atuou no Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen), também em Curitiba, e propôs uma ferramenta de gestão da qualidade para avaliar processos relacionados a alimentos.
“A residência proporcionou uma oportunidade valiosa de desenvolvimento profissional e a possibilidade de colaborar para um sistema de saúde mais inclusivo”, destaca Marília. “A atuação do profissional farmacêutico é essencial na área de análises laboratoriais e essa experiência nas áreas técnica e de gestão me ajudou a desenvolver um pensamento crítico e eficaz na tomada de decisões”, afirma Wilker.
Outros residentes propõem a revisão e o aprimoramento do plano diretor de regionalização de saúde, melhorias no transporte de imunobiológicos e capacitação em hanseníase. Também há projetos que incluem a análise da qualidade das amostras biológicas recebidas no Laboratório Central do Estado (Lacen) e o gerenciamento de resíduos de saúde. Além disso, os projetos abordam desafios críticos como a baixa adesão à vacinação e a mortalidade infantil, com o objetivo de fortalecer a eficiência e a equidade no atendimento à população.
Durante dois anos, profissionais recém-formados em administração, arquitetura e urbanismo, assistência social, biologia, comunicação social, enfermagem, farmácia, medicina veterinária, nutrição, odontologia e psicologia atuaram nas regionais de saúde, em núcleos da Sesa e no Lacen. As atividades do curso de especialização foram realizadas na modalidade de educação a distância (EAD).
Os participantes desenvolveram as atividades em Curitiba e 16 cidades do Interior: Apucarana e Ivaiporã, no Vale do Ivaí; Cascavel, Foz do Iguaçu e Toledo, na região Oeste; Cianorte, Maringá, Paranavaí e Umuarama, no Noroeste do Estado; Cornélio Procópio e Londrina no Norte; Guarapuava e Irati, na região Centro-Sul; Paranaguá, no Litoral; Pato Branco, no Sudoeste; e Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais.
Segundo o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná em exercício, Jamil Abdanur Júnior, os programas de residência são importantes para a formação profissional, combinando teoria e prática de maneira eficaz.
“A integração de atividades práticas em órgãos públicos com cursos de especialização oferece aos residentes uma visão abrangente e aplicada das áreas de atuação”, afirma. “Os programas de residência fortalecem a capacitação técnica e preparam os profissionais com conhecimentos atualizados para desafios reais, combinando o aprendizado teórico e a experiência prática”.
Para o secretário estadual da Saúde do Paraná, César Neves, a parceria para essa residência técnica representa a união de esforços para oferecer o melhor atendimento à população. “A colaboração entre as duas secretarias demonstra um compromisso de governo para atender melhor e de forma eficaz a nossa gente”, afirma. “Como médico e ex-residente, sei o quanto essa experiência enriquece a vida profissional e pessoal. Saúdo com entusiasmo os concluintes e desejo que esta etapa seja apenas o início de uma jornada acadêmica contínua”.
PROGRAMA – A Restec Gestão em Saúde Pública acontece em parceria com a Sesa e com a Universidade Estadual de Maringá (UEM), instituição de ensino responsável pelo curso de especialização. Para além da capacitação de novos profissionais e da qualificação de servidores, esse programa é voltado para a melhoria dos serviços de saúde prestados à população paranaense. A segunda turma do programa começou em 2023, com 133 residentes.
A coordenadora do programa, Eliana Patussi, que também é professora do Departamento de Análises Clínicas e Biomedicina da UEM, destaca a residência como uma ferramenta de qualificação profissional e aperfeiçoamento do atendimento na área da saúde da população por parte do Estado.
“A Restec em Gestão da Saúde Pública tem o objetivo de promover ações que vão desde a formação qualificada de profissionais recém-formados, com a finalidade de atender as demandas reais da saúde, passando pela melhoria dos serviços prestados à população até o desenvolvimento de pesquisas, insumos, produtos e tecnologia nacional, contribuindo com a melhoria da saúde pública no Estado”, avaliou.
Os programas de residência são considerados política pública, com amparo na Lei n.º 20.086/2019. Já foram qualificados 1.775 profissionais recém-formados e servidores públicos. Atualmente, são 1.393 residentes e 108 servidores matriculados em programas nas áreas de ciências forenses, cultura, economia rural, engenharia e gestão ambiental, gestão pública, inovação e transformação digital, obras públicas, saúde pública, segurança pública e turismo.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Com 6.423 entrevistas, pesquisa socioeconômica do Ipardes avança para mais 43 cidades
Published
6 minutos agoon
7 de abril de 2025By

Pesquisadores contratados pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) entrevistaram moradores de 40 municípios do Estado na primeira semana da Pesquisa por Amostra de Domicílios do Paraná (PAD-PR). O trabalho inédito, que busca traçar um perfil socioeconômico detalhado da população paranaense, entra em sua segunda semana com visitas a 43 cidades.
Desde o início dos trabalhos de campo, os pesquisadores já realizaram 6.423 entrevistas em 40 cidades, o equivalente a 29,3% da amostra estipulada para estas localidades. Neste período, eles concluíram a cota prevista em Leópolis, no Norte do Estado, e estão muito próximos de finalizar os levantamentos em Uraí (95%), Cornélio Procópio (81%), União da Vitória (75%), Apucarana (71%), Paranaguá (69%) e Paranavaí (69%).
Além de retornaram às cidades já incluídas na primeira etapa do levantamento, os pesquisadores também iniciam nesta semana entrevistas domiciliares com moradores das áreas urbanas e rurais de Bandeirantes, Cianorte, Santa Mariana e São Mateus do Sul.
INÉDITA NO BRASIL – A PAD-PR é o maior levantamento já conduzido por um governo estadual sobre o perfil socioeconômico da população. No Paraná, a abrangência é três vezes maior do que a da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Enquanto o levantamento nacional abrange cerca de 20 mil paranaenses, a PAD-PR entrevistará moradores de 60 mil domicílios em todas as regiões do Paraná até o fim de junho.
“Como consequência desse trabalho mais minucioso, teremos uma gama maior de informações e indicadores socioeconômicos, com resultados mais nítidos e definidos referentes à população paranaense”, explicou o presidente do Ipardes, Jorge Callado.
Segundo ele, as informações servirão de base para o Governo do Estado, mas também para empresas que pretendem se instalar ou expandir as suas atividades no Paraná, dentro da política estadual de atração de investimentos.
“Os resultados serão úteis para que o poder público possa rever as suas políticas públicas a partir das necessidades e potencialidades regionais identificadas na pesquisa, mas também para a iniciativa privada, que poderá investir em novos negócios e empreendimentos alinhados às dinâmicas de cada região”, afirmou.
A realização da PAD-PR é financiada com recursos do Fundo Paraná, gerido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), e que conta com 2% da receita tributária anual do Governo do Estado.
O plano é que as informações sobre o perfil dos paranaenses sejam compiladas até o final de 2025. Na sequência, os dados poderão ser consultados em um painel interativo, com relatórios, tabelas e gráficos estatísticos no site do Ipardes.
SEGURANÇA E SIGILO – As entrevistas duram de 10 a 15 minutos, em média, e os profissionais são identificados com coletes do Ipardes, crachá com foto e informativos sobre a pesquisa. Durante as abordagens, são coletadas informações como condições de moradia, trabalho, renda, nível de escolaridade, hábitos e condições alimentares.
O preenchimento das informações acontece de forma anônima, sem identificação de cada entrevistado, e as informações são protegidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), com uso exclusivo para fins estatísticos. De acordo com o Ipardes, a participação da população é fundamental para que a pesquisa seja bem-sucedida, contemplando todas as particularidades das diferentes regiões do Estado.
Confira a lista de municípios onde os pesquisadores contratados pelo Ipardes farão entrevistas domiciliares nesta semana:
Apucarana
Araruna
Bandeirantes
Campo Largo
Campo Magro
Campo Mourão
Carlópolis
Cascavel
Cianorte
Colombo
Cornélio Procópio
Curitiba
Dois Vizinhos
Fazenda Rio Grande
Foz do Iguaçu
Francisco Beltrão
Guarapuava
Ibaiti
Irati
Jaguapitã
Loanda
Londrina
Maringá
Paranaguá
Paranavaí
Pato Branco
Peabiru
Pinhais
Piraquara
Pitanga
Ponta Grossa
Pontal do Paraná
Porto Vitória
Salto do Lontra
Santa Mariana
São José dos Pinhais
São Mateus do Sul
Sertaneja
Telêmaco Borba
Toledo
Umuarama
União da Vitória
Uraí
Fonte: Governo PR

Com 6.423 entrevistas, pesquisa socioeconômica do Ipardes avança para mais 43 cidades

DER/PR vai investir quase R$ 1 milhão para recuperar ruas de Tamboara

Colégios do programa Parceiro da Escola começam a receber uniformes

Carreta da Inovação chega a Cambé e Mauá da Serra com atividades gratuitas

Fabiana Justus e as filhas Chiara e Sienna desfila em evento fashion: ‘Deram um show’
PARANÁ


Com 6.423 entrevistas, pesquisa socioeconômica do Ipardes avança para mais 43 cidades
Pesquisadores contratados pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) entrevistaram moradores de 40 municípios do Estado na primeira...


DER/PR vai investir quase R$ 1 milhão para recuperar ruas de Tamboara
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), publicou nesta segunda-feira...


Colégios do programa Parceiro da Escola começam a receber uniformes
Os novos uniformes do Parceiro da Escola começaram a ser entregues nas unidades com cogestão. Essa era uma das contrapartidas...
POLÍCIA


PCPR conclui inquérito e prende homem por tentativa de homicídio no bairro Cajuru
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) concluiu o inquérito e prendeu um homem, de 18 anos, pelo crime de tentativa...


PCPR apreende facas durante cumprimento de mandados de busca e apreensão em Jataizinho
A Polícia Civil do Paraná (PCPR), com o apoio da Polícia Científica do Paraná (PCP), apreendeu três facas e uma...


PCPR cumpre bloqueio de R$ 3 milhões em bens de grupo ligado ao tráfico
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) cumpriu ordens judiciais de bloqueio de contas bancárias e sequestro de bens móveis e...
ENTRETENIMENTO


Fabiana Justus e as filhas Chiara e Sienna desfila em evento fashion: ‘Deram um show’
A empresária e influenciadora Fabiana Justus, de 38 anos de idade, desfilou com as filhas, as gêmeas Chiara e Sienna, de 6 anos, em...


Kaká e Carol Leite curtem domingo com as filhas em espetáculo: ‘Amo muito’
O ex-jogador de futebol Kaká, de 42 anos, e a esposa, a influenciadora Carol Leite, de 29 anos, aproveitaram o domingo...


Elaine Mickely e Cesar Filho comemoram 25 anos de casados em praia: ‘Elo perfeito’
Elaine Mickely, de 44 anos, e Cesar Filho, de 64 anos, estão em clima de lua de mel! O casal...
ESPORTES


Santos empata em 2 a 2 com Bahia e sofre vaias na Vila Belmiro
O Santos segue sem vitória no Campeonato Brasileiro após empatar em 2 a 2 com o Bahia neste domingo, na...


Cuiabá estreia na Série B com vitória de 1 a 0 sobre Volta Redonda
O Cuiabá estreou sua participação na Série B do Campeonato Brasileiro com uma vitória por 1 a 0 diante do...


Flamengo vence o Vitória no Barradão pela segunda rodada do Brasileirão
Neste domingo, o Flamengo saiu vitorioso ao vencer o Vitória por 2 a 1, em partida válida pela segunda rodada...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
PARANÁ7 dias ago
Skatista paranaense Gui Khury iguala recorde de Bob Burnquist em evento internacional
-
POLÍTICA PR7 dias ago
Deputados homenageiam Operário pela conquista do Campeonato Paranaense 2025
-
POLÍTICA PR7 dias ago
Comissão de Fiscalização debate problemas nos setores de combustíveis e de distribuição de água
-
POLÍTICA PR5 dias ago
“Governo do Paraná libera dados sensíveis à fundação contratada sem licitação”, alerta líder da Oposição