NOVA AURORA

PARANÁ

Diretor da Ceasa vira presidente da Federação Latino-Americana dos Mercados Atacadistas

Publicado em

O diretor-presidente da Ceasa Paraná, Éder Bublitz, foi eleito presidente da Federação Latino-Americana dos Mercados Atacadistas (FLAMA), que reúne mercados atacadistas de diversos países da América Latina, promovendo o intercâmbio de boas práticas e a modernização do setor.

A escolha do novo líder ocorreu em reunião promovida pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), em Santiago, no Chile. O encontro, nesta quarta-feira (4), reuniu representantes do setor de abastecimento para discutir os desafios e traçar um novo plano de trabalho para os mercados atacadistas da América Latina.

De acordo com Éder Bublitz, atual presidente da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen), a gestão terá como foco fortalecer a colaboração entre os mercados atacadistas, promover a modernização logística, qualificação dos produtos nos mercados atacadistas, além de desenvolver políticas públicas voltadas à redução do desperdício e ao apoio aos produtores rurais.

Com essa visão, o objetivo é promover o crescimento sustentável do setor e garantir que alimentos de qualidade cheguem a todas as comunidades.

Um grande exemplo do Governo do Paraná é Banco de Alimentos – Comida Boa, da Ceasa Paraná, um projeto que combate o desperdício e garante que alimentos não comercializados, mas próprios para o consumo, cheguem às famílias e instituições em vulnerabilidade. O Banco de Alimentos cresceu significativamente, tornando-se um exemplo de eficiência e responsabilidade social que agora poderá ser replicado em outros países da América Latina.

Leia Também:  Operação Rondon: universitários do Estado vão promover mutirão de cidadania

“Assumir a presidência da FLAMA é uma honra imensa e, ao mesmo tempo, um grande desafio. Nosso objetivo é expandir iniciativas como o Banco de Alimentos, promovendo uma gestão mais sustentável e inclusiva nos mercados atacadistas. A segurança alimentar precisa ser uma prioridade e, juntos, vamos trabalhar para garantir que alimentos de qualidade cheguem a todas as comunidades da América Latina”, afirmou Bublitz.

BANCO DE ALIMENTOS – Responsável pela distribuição de alimentos em larga escala para centenas de instituições, a ideia do projeto surgiu em abril de 2020, logo após a chegada da pandemia da Covid-19. Antes da iniciativa, cerca de 50 toneladas eram desperdiçadas por dia por não serem comercializadas.

A primeira destinação dos alimentos é para as entidades de assistência social. Quase metade deste volume passou a ser reaproveitado. Ao todo, mais de 440 toneladas são doadas por mês, o que representa um volume anual de 5,3 mil toneladas de alimentos. Atualmente, mais de 330 entidades, como casas de longa permanência de idosos, hospitais públicos, casas de recuperação, projetos de contraturno escolar, abrigos, associações de moradores e famílias em situação de vulnerabilidade social, recebem os alimentos.

Leia Também:  Paraná terá lei específica para integrar o Consórcio Interestadual sobre o Clima

A iniciativa também conta com a participação do Departamento de Polícia Penal do Paraná (Deppen) para a ressocialização de pessoas privadas de liberdade. Elas trabalham no processamento dos alimentos e participam de atividades de capacitação em educação alimentar para, posteriormente, repassarem o conhecimento à comunidade.

A segunda destinação atinge os criadouros de animais, como o Criadouro Conservacionista Onça Pintada, em Campina Grande do Sul, que recebe 29 toneladas por mês. A alta capilaridade do programa, somada aos múltiplos benefícios propiciados, fez com que o Banco de Alimentos Comida Boa fosse apresentado na Organização das Nações Unidas (ONU) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior como um exemplo de iniciativa governamental.

SOBRE A FLAMA – A Federação Latino-Americana dos Mercados Atacadistas (FLAMA) reúne mercados atacadistas de diversos países da América Latina, promovendo o intercâmbio de boas práticas e a modernização do setor. A entidade atua com foco em garantir a eficiência logística, a sustentabilidade e o combate ao desperdício, com o objetivo de melhorar o abastecimento de alimentos e garantir segurança alimentar.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Operação Rondon: universitários do Estado vão promover mutirão de cidadania

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Paraná renova equipe no domingo e mantém missão de apoio ao Rio Grande do Sul

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA