14 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Estado lança revista Inovação, Inteligência Artificial e Gestão Pública

    Publicado em

    O Governo do Estado lançou nesta quarta-feira (4) a primeira edição da Revista Inovação, Inteligência Artificial e Gestão Pública, cujo conteúdo é voltado a incentivar e divulgar pesquisas e estudos nas áreas da ciência, tecnologia e inovação. A publicação é resultado de um trabalho da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), em conjunto com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná e o Instituto Paranaense de Direito Administrativo (IPDA).

    A edição inaugural aborda o tema “Inovação nas Compras Públicas” e se dedica a examinar as iniciativas e políticas implementadas pelo Estado do Paraná voltadas para a modernização da administração pública, como por exemplo o uso da ferramenta de inteligência artificial. A revista terá periodicidade semestral, com duas edições por ano. O próximo lançamento está previsto para dezembro.

    O lançamento aconteceu durante o XXV Congresso Paranaense de Direito Administrativo, evento realizado pelo IPDA, que discute novas demandas do Direito Administrativo e inovação na gestão pública. Segundo o secretário estadual da Inovação, Alex Canziani, a publicação traz contribuições relevantes acerca do trabalho que vem sendo desenvolvido no Estado para a modernização da gestão e das compras públicas.

    “Temos a Lei de Inovação, uma legislação que dá oportunidade para que possamos avançar e buscar soluções diferenciadas, que possam atender o poder público, uma vez que ele é quem mais investe em compras. Por isso essa revista é uma oportunidade para que a gente possa trazer esses assuntos, trabalhar mais nessa área e tornar o serviço público mais eficiente para atender os cidadãos”, afirmou Canziani.

    Leia Também:  Fazenda registra atraso em 16,6% do valor do IPVA lançado em 2023; veja como regularizar

    A revista apresenta debates sobre as vitórias e os obstáculos enfrentados neste tema, por meio de artigos e relatos de experiências de servidores públicos estaduais e municipais, além de pesquisadores, professores de instituições de ensino superior e representantes do setor privado. A versão digital estará disponível para ser acessada de forma gratuita pelo site da editora Íthala no prazo previsto de 15 dias.

    COLABORAÇÃO – O secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, enfatizou a importância da colaboração entre as instituições na criação da nova revista. “Essa parceria é fundamental para desenvolver um periódico que reúna e compartilhe conhecimentos gerados inicialmente pela sociedade paranaense e, futuramente, por todo o Brasil,” afirmou Bona. “Essa iniciativa é extremamente relevante para o campo do direito administrativo”.

    A presidente do IPDA, Adriana Schier, comentou sobre o processo de execução da revista e de como discussões dentro do direito administrativo podem auxiliar a administração pública. “A ideia é que a gente possa colaborar com a administração pública, e nada melhor que uma produção acadêmica e intelectual para isso, trazendo não só textos importantes, como estudos de caso de servidores.”

    Leia Também:  PCPR faz voos de polícia judiciária na Costa Noroeste durante o Verão Maior Paraná

    CONTEÚDO – Voltada para a tríplice hélice do ecossistema de inovação estadual (setor acadêmico, sociedade civil organizada, startups, órgãos públicos e servidores), a ideia é que a publicação impulsione o desenvolvimento do próprio ecossistema, além de contribuir para o debate sobre compras públicas de inovação, trazendo exemplos que podem ser usados para a implementação de novas ações e soluções inovadoras.

    A versão física da revista foi impressa em papel reciclado, é estruturada em quatro seções e apresenta 308 páginas com 22 artigos escritos por 34 autores, incluindo o governador Carlos Massa Ratinho Junior e diversos secretários estaduais. A primeira seção conta com uma entrevista com André Rauen, especialista em Política Científica e Tecnológica, sobre novos instrumentos jurídicos para modernizar o serviço público.

    A segunda seção, de teor mais técnico, apresenta artigos científicos sobre inteligência artificial na gestão pública e temas relacionados à ciência e inovação. A terceira seção inclui artigos de opinião de gestores sobre o impacto da inteligência artificial na administração pública. A quarta e última seção relata experiências práticas como o Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação e outras iniciativas de políticas públicas, analisando como essas práticas promovem eficiência e economia no setor público.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

    Published

    on

    By

    A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

    O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

    Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

    Leia Também:  Fazenda registra atraso em 16,6% do valor do IPVA lançado em 2023; veja como regularizar

    Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

    ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

    CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

    Leia Também:  Programa do Estado que transforma pesquisas em negócios divulga finalistas

    Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

    Serviço:

    Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

    Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

    Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

    Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

    Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

    Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

    Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA