7 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Projetos do Paraná em desenvolvimento urbano serão apresentados na Coreia do Sul

    Publicado em

    A secretária estadual das Cidades, Camila Mileke Scucato, será uma das palestrantes na nona edição do KRIHS – IDB Urban Development Academy (Kiuda), que acontece de 2 a 6 de setembro em Seul, na Coreia do Sul. A participação atende convite da Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano (HUD) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), responsável pela realização do evento, em colaboração com o Korea Research Institute of Human Settlements (KRIHS).

    “Trata-se de uma oportunidade de vivenciar e conhecer exemplos que já deram certo em outros lugares e que poderão ser incorporados nos programas do Governo do Estado” afirma Camila.

    O evento, ao mesmo tempo, permitirá a troca de experiências com a apresentação das ações voltadas ao desenvolvimento urbano, realizadas e em implantação, nos 399 municípios do Paraná, a partir da Secretaria das Cidades (Secid). “A administração Ratinho Junior tem um portfólio de ações com impactos bastante positivos na economia e na melhoria da qualidade de vida em todo o território paranaense”, diz a secretária, que fará palestra na segunda-feira (2).

    Leia Também:  Estado vai complementar investimentos de programas que receberão emendas parlamentares

    De acordo com Camila Scucato, são destaques as ações desenvolvidas nos municípios pela Secid e suas vinculadas Cohapar, Amep e Paranacidade, além das atividades da Diretoria de Edificações da Secid de implantação das obras que compõem a estrutura do Governo do Estado.

    “O Paraná tem excelentes projetos e programas nas áreas de habitação e do desenvolvimento urbano. Um deles é o Casa Fácil Paraná, da Cohapar, o maior programa estadual de habitação do Brasil, que já atendeu mais de 90 mil famílias, com investimento superior a R$ 1 bilhão em quatro anos”, ressalta.

    A pavimentação de vias urbanas e as iniciativas voltadas para a sustentabilidade são outros exemplos. “Temos o maior programa de pavimentação do país, o ‘Asfalto Novo, Vida Nova’, que já investiu mais de R$ 800 milhões a fundo perdido em asfalto e iluminação de LED em municípios com até 25 mil habitantes”, afima a secretária.

    O analista de Desenvolvimento Municipal do Paranacidade, Geraldo Luiz Farias, também irá participar. Ele destacou a importância do evento para a possível formação de parcerias que possam beneficiar o Paraná. “A participação de palestras, visitas técnicas e essa troca de conhecimento entre a Coreia do Sul e o Brasil traz a possibilidade de firmar parcerias e criar ações que transformem e favoreçam o desenvolvimento urbano. Com isso, teremos a oportunidade de criar um projeto potencial que vá além do compartilhamento de conhecimento”, ressaltou.

    Leia Também:  Em projeto-piloto, Sanepar utiliza composto do Japão para gerar fertilizante organomineral

    O EVENTO – O Kiuda é um programa de capacitação para funcionários públicos da América Latina e do Caribe. O objetivo é aprimorar as capacidades técnicas e operacionais na elaboração, implementação e supervisão de políticas, programas e projetos relacionados ao planejamento urbano e ao desenvolvimento habitacional, a partir da experiência de desenvolvimento da Coreia do Sul.

    A programação do evento prevê o compartilhamento de conhecimentos, conversas sobre políticas e visitas técnicas e à Exposição Mundial de Cidades Inteligentes de 2024.

    O BID cobrirá as passagens aéreas de ida e volta e o KRIHS cobrirá seis noites de acomodação, gastos com refeições, seguro de viagem, K-ETA (visto para ingresso no País) e o transporte até os locais programados.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    Carreta da Inovação chega a Cambé e Mauá da Serra com atividades gratuitas

    Published

    on

    By

    A Carreta da Inovação segue seu roteiro pelo Paraná e agora leva suas atividades aos municípios de Mauá da Serra e Cambé, na região Norte do Estado. O projeto oferece programação gratuita e aberta ao público, com foco em inovação, tecnologia, lazer e serviços ao cidadão.

    As atividades nas duas cidades ocorrem de terça-feira (08) a sábado (12). O atendimento funciona de terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 18h, e no sábado, das 9h às 12h.

    Em Mauá da Serra, a carreta ficará na Avenida Ponta Grossa, 480, Centro, em frente à prefeitura. Em Cambé, as ações acontecem na Rua Otto Gaertner, no Centro Cultural de Cambé.

    O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA), em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Fundação Araucária, Celepar, Senai, Sesc, Senac e Unicentro. Entre as atrações estão demonstrações de impressora 3D, experiências com óculos de realidade virtual, palestras, cursos e workshops sobre inovação, tecnologia e empreendedorismo.

    Leia Também:  Estado discute com Azul Linhas Aéreas retomada de voos em Ponta Grossa

    O secretário da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, ressalta que o objetivo é estimular o interesse de crianças e jovens pela ciência e tecnologia. “Temos observado grande participação de estudantes e da população idosa nas cidades por onde a carreta passou. Esse é nosso objetivo: popularizar a cultura da inovação no interior”, afirma.

    Desde janeiro, a Carreta da Inovação já visitou 16 municípios, incluindo Cândido de Abreu e Jandaia do Sul, onde encerrou suas atividades no sábado (5).

    Com duas unidades itinerantes equipadas com sala de aula, computadores, internet via satélite e estrutura multimídia, a carreta continuará percorrendo o Estado em 2025, oferecendo capacitação em robótica, inteligência artificial e transformação digital.

    Para acompanhar a programação completa e os próximos destinos da Carreta da Inovação, os interessados podem consultar o site ou o perfil no Instagram da SEIA.

    Serviço:

    Mauá da Serra – Avenida Ponta Grossa, 480, Centro (em frente à prefeitura)

    Cambé – Rua Otto Gaertner, no Centro Cultural de Cambé

    Leia Também:  Com apoio do Falcão, PMPR apreende 1,2 tonelada de maconha em Cascavel

    Data: 08 a 12 de abril

    Horário: terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 18h; sábado, das 9h às 12h

    Entrada gratuita

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA