NOVA AURORA

PARANÁ

Darci Piana recebe cônsul de Luxemburgo e conhece peça sobre Augusto Stresser

Publicado em

O vice-governador Darci Piana recebeu nesta terça-feira (27), no Palácio Iguaçu, a cônsul honorária de Luxemburgo no Paraná, Andrea Vianna. Entre os assuntos tratados no encontro estiveram a aproximação entre o Paraná e o país europeu e o projeto cultural em tributo ao compositor paranaense e de origem luxemburguesa Augusto Stresser (1871-1918), que compôs a única ópera genuinamente paranaense.

Piana destacou que Curitiba conta com 48 consulados, sendo cinco oficiais e 43 honorários, como é o caso de Luxemburgo. “São órgãos importantes justamente para o intercâmbio de interesses entre o Paraná e os países, consolidados com a presença física desses consulados no Estado. Isso ajuda não só no turismo, mas também nas áreas comercial, industrial, com os cônsules auxiliando nessa intermediação”, afirmou.

Na conversa com a cônsul honorária, o vice-governador conheceu o projeto que vai homenagear Augusto Stresser e o Paraná, por meio de uma peça de teatro. “Será um tributo a esse grande paranaense, que tanto nos honra, inclusive com rua em Curitiba levando seu nome”, disse Piana. “É uma retrospectiva dessa figura histórica para nós, e isso com certeza vai ajudar tanto a nossa cultura como de Luxemburgo.”

Leia Também:  Rondon: Governo planeja ações de extensão universitária em municípios com baixo IDH

A cônsul-honorária ressalta que, mais do que homenagear uma personalidade como Augusto Stresser, a peça falará também da história do Paraná. “A ópera se passa no contexto da Revolução Federalista, envolvendo o Cerco da Lapa. Tem também o lado educacional. Queremos levar ao público um pouco da história do Estado, os feitos do nosso descendente luxemburguês e perpetuar essa história para as futuras gerações”, explica Andrea.

A obra já está produzida e aprovada pela Lei de Incentivo à Cultura para captação de recursos. Nomes consagrados do teatro e da dramaturgia, como da atriz Guta Stresser, descendente de Augusto, também devem compor o elenco da peça.

O objetivo, segundo a cônsul, é estrear a obra em 23 de junho de 2025, Dia Nacional de Luxemburgo. Serão dez apresentações gratuitas em Curitiba, sendo seis para o público em geral e quatro para alunos da rede pública, previstas para ocorrer no auditório Guairinha. Outras dez apresentações devem ser realizadas na Lapa, local onde se passa parte da história da ópera.

HISTÓRIA — Augusto Stresser era o caçula de sete filhos de Theodoro Stresser, nascido em Luxemburgo, e de Izabel Pletz (conhecida como Luiza), brasileira descendente de alemães. Desde pequeno, se dedicou à música, aprendendo flauta, contrabaixo e piano, sendo apaixonado também pela fotografia. Foi jornalista, artista plástico, escritor e funcionário da Delegacia do Tesouro Nacional no Paraná.

Leia Também:  Apoio do CBMPR a outros estados é destaque no Dia do Bombeiro

Foi na música, porém, que Stresser se destacou. Com o auxílio do primo, Jayme Ballão, trabalhou em uma ópera de dois atos (que depois ganhou um terceiro) no início do século XX, mas surgiu um problema: a falta de pessoal habilitado para orquestração. Apenas em 1911 foi possível, com apoio do maestro Léo Kessler, realizar a orquestração de Sidéria, primeira e única ópera genuinamente paranaense.

A obra foi apresentada pela primeira vez em 1912, no antigo Teatro Guayra, com um elenco formado por artistas curitibanos. A ópera conta a história do casal Sidéria, uma jovem camponesa, e Alceu, militar, e se passa em meio à Revolução Federalista e Cerco da Lapa, em 1986. Trechos da obra devem compor o tributo.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Junho Vermelho: Paraná lança campanha para incentivar as doações de sangue

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Com Harpia, projeto de inteligência artificial, Governo vai redobrar fiscalização de compras

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA