14 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Sanepar mostra ações inovadoras e busca parcerias em evento mundial no Canadá

    Publicado em

    A Sanepar participou do Congresso e Exposição Mundial da Água da Associação Internacional da Água (IWA – International Water Association) realizado em Toronto, no Canadá, nesta semana, e mostrou que busca na inovação a garantia da ampliação da cobertura e qualidade dos seus serviços. A Companhia apresentou iniciativas inovadoras em painel técnico, em reuniões estratégicas e de prospecção de parcerias no setor de inovação e tecnologia. O evento começou domingo (11) e seguiu até quinta-feira (15).

    A Sanepar recebeu o reconhecimento de Climate Smart Utility, iniciativa que faz parte do Programa de Reconhecimento do Congresso da IWA, que visa inspirar as empresas de saneamento e suas partes interessadas a adotarem práticas cada vez mais alinhadas com os desafios climáticos globais. 

    A IWA é uma das instituições mais relevantes do setor de água no mundo e reúne profissionais de mais de 140 países, em especial cientistas, investigadores, empresas de tecnologia, prestadores de serviços de saneamento e demais partes interessadas envolvidas na gestão da água. A Sanepar foi representada por seu diretor de Inovação e Novos Negócios, Anatalício Risden Junior; o Especialista em Pesquisa e Inovação, Gustavo Rafael Collere Possetti, e a coordenadora de Planejamento e Desenvolvimento Ambiental, Roberta Kiska Filippini.

    Risden Junior destaca que o Congresso se concentrou em questões globais e serviu de oportunidade para acompanhar os estudos e inovações que estão ocorrendo no mundo nas questões de saneamento, bem como os desafios e soluções hídricas. “Pudemos comprovar que a Sanepar está bem encaminhada nos seus procedimentos, nas suas inovações, e o que está sendo desenvolvido na empresa está alinhado com o que de melhor acontece no mundo, tendo inclusive o reconhecimento mundial”, aponta o diretor.

    Leia Também:  Agenda cultural tem MON no Interior, Shakespeare e oficinas da Primavera dos Museus

    O painel apresentado por Roberta Kiska Filippini, no Workshop de Climate Smart Utilities, mostrou a jornada da Sanepar de liderança, adaptação e mitigação às mudanças climáticas, com base na inovação para a sustentabilidade, a qual foi reconhecida pela IWA como uma das mais inspiradoras do mundo.

    A coordenação e moderação de um painel técnico sobre a incidência de microplásticos no esgoto coube ao especialista Gustavo Possetti. A comitiva da Sanepar ainda participou de um workshop dedicado a lideranças no setor de água e de reuniões com representantes da diretoria da IWA e com grupos de especialistas, incluindo o dedicado à Latina América.

    Além disso, os representantes da Companhia fizeram visitas técnicas com a finalidade de compartilhar informações e prospectar novas parcerias. Como exemplos, estão a Universidade de Toronto, onde foram recebidos pelos representantes do Instituto de Inovação em Água do Centro de Engenharia e Empreendedorismo, e a reunião de interação com a empresa canadense EM Fluids, que possui um sistema disruptivo e energeticamente autônomo de tratamento de água e esgoto baseado em sinais eletromagnéticos.

    Leia Também:  Secretaria de Educação abre mil vagas de PSS com possibilidade de mais contratações

    CURITIBA – A participação da Sanepar no evento no Canadá possibilitou também os alinhamentos técnicos e científicos para a estruturação da 17ª Conferência da IWA sobre Pequenos Sistemas de Água e Águas Residuais (SWWS) e a 9ª Conferência da IWA sobre Saneamento Orientado a Recursos (ROS), organizada pelos Grupos de Especialistas da Associação Internacional de Água (IWA).

    O evento acontecerá em Curitiba, de 10 a 14 novembro deste ano, e está sendo organizado por meio de uma parceria entre a Sanepar, a IWA, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), a Universidade Federal do Paraná (UFPR), o Instituto Nacional de Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto (INCT ETEs Sustentáveis) e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep).

    Gustavo Possetti explica que as Conferências acontecerão pela primeira vez na América Latina e reunirão especialistas com relevância mundial nas áreas de sistemas de água e esgoto de pequeno porte e de recuperação de recursos. “Soluções sustentáveis e inovadoras serão amplamente debatidas com vistas à universalização dos serviços de saneamento ambiental em bases verdadeiramente sustentáveis”, afirma.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    Programa de Residência Técnica inicia nova edição com 259 profissionais em todo o Paraná

    Published

    on

    By

    A nova edição do Programa de Residência Técnica em Gestão Pública iniciou nesta segunda-feira (14), reunindo 259 profissionais recém-formados de diversas áreas do conhecimento. Eles começaram as atividades práticas em 15 órgãos do Governo do Estado e nas sete universidades estaduais. Nesta terça-feira, será realizada a primeira aula do cursos de especialização em gestão pública, ofertado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

    O programa do Governo do Paraná é voltado a profissionais com até três anos de formação, e tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento profissional e pessoal dos residentes. As atividades presenciais, com carga de 30 horas semanais, serão realizadas de segunda a sexta-feira. Os conteúdos teóricos da especialização serão oferecidos em ambiente virtual, em horários que não coincidam com as atividades práticas. Além dos residentes, 50 servidores públicos estão matriculados no curso de especialização.

    As vagas estão distribuídas em órgãos públicos das cidades de Bandeirantes, Cascavel, Cianorte, Cornélio Procópio, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Irati, Jacarezinho, Laranjeiras do Sul, Londrina, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Piraquara, Pitanga, Ponta Grossa, Santo Antônio da Platina, Toledo, Umuarama e União da Vitória. 

    Leia Também:  Para manter eficiência, Portos do Paraná amplia investimentos em gestão de pessoas

    Durante os 24 meses de duração do programa, os residentes receberão uma bolsa-auxílio mensal de R$ 3.040,00, além de auxílio-transporte. Eles participarão de atividades supervisionadas que visam desenvolver competências em áreas como planejamento, execução de políticas públicas, controle e gestão de recursos. O programa, que começou em 2014, já formou 942 residentes técnicos em Gestão Pública.

    A coordenadora-geral do Programa, professora Eliane Rauski, da UEPG, destaca que o programa é uma oportunidade para que profissionais de diferentes áreas de formação contribuam com a modernização da administração pública e aprimorem habilidades essenciais para o mercado.

    “É um programa de qualificação em serviço. Nos órgãos estaduais, eles interagem com servidores experientes, absorvendo conhecimentos essenciais, o que os prepara para uma carreira no serviço público”, afirma. Segundo ela, os residentes oferecem uma renovação no que se refere à inovação e criatividade. 

    OPORTUNIDADE – Nesta semana, a UEPG publicará um edital para o preenchimento das 202 vagas remanescentes. Os candidatos que estão em lista de espera poderão se inscrever nas vagas disponíveis. Acompanhe o edital AQUI.

    Leia Também:  Polícia Militar apreende mais de 140 quilos de cocaína em Paranaguá

    POLÍTICA PÚBLICA – O programa de Residência Técnica é uma política pública do Governo do Paraná. A iniciativa é da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em parceria com as universidades estaduais. Atualmente, são mais de 700 residentes desenvolvendo atividades práticas nas seguintes áreas: cultura, economia rural, gestão ambiental, inovação, obras públicas, saúde pública, segurança pública e turismo.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA