NOVA AURORA

PARANÁ

Rede estadual de ensino terá tecnologia sul-coreana com IA no diagnóstico de aprendizagem

Publicado em

A Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) e a Secretaria de Estado da Educação (Seed) firmaram nesta quinta-feira (15), em Curitiba, acordo com a empresa sul-coreana UFIT para uso de tecnologia baseada em inteligência artificial no diagnóstico da aprendizagem de estudantes da rede estadual.

A ferramenta, chamada Aprendiz Inteligente, será alimentada com videoaulas e materiais didáticos criados por professores, voltados para cada série e cada disciplina da BNCC (Base Nacional Curricular Comum). A Celepar fornecerá a licença de uso da plataforma e o suporte contínuo para as instituições de ensino.

A partir do conteúdo formulado por professores, a Inteligência Artificial cria questões para os estudantes. Com base nos acertos e erros, as equipes pedagógicas das escolas poderão identificar quais conteúdos foram melhor compreendidos e quais precisam ser reforçados em cada turma. O Aprendiz Inteligente também entende o ritmo, dificuldades e facilidades de cada estudante, podendo oferecer experiências personalizadas de acordo com as necessidades de cada um, incluindo material de reforço com mais exercícios ou desafios específicos.

Além disso, é possível utilizar a ferramenta para obter indicadores de como será a performance dos estudantes em avaliações como o Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Assim, a Seed e as escolas terão um panorama de como deverá ser o desempenho de cada município, colégio, série, turma e aluno nas avaliações nacionais.

Leia Também:  Com a chegada de dias mais frios, Copel orienta consumidores sobre o uso eficiente de energia

Participaram da solenidade de assinatura do contrato o secretário estadual da Educação, Roni Miranda; o diretor-presidente da Celepar, Gustavo Garbosa; representantes do consórcio Educação do Futuro Hoje  — formado UFIT, que fornecerá a tecnologia de inteligência artificial, e pela nacional Microsens, que disponibilizará equipamentos para que os estudantes utilizem a ferramenta, além de representantes da empresa coreana RIIID, também da Coreia do Sul, intermediária da parceria.

 A parceria é um desdobramento da missão internacional do Governo do Paraná à Ásia, que aconteceu em março de 2023. Três meses depois, o governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou um termo de cooperação com a startup sul-coreana RIIID, com o intuito de utilizar novas tecnologias na rede estadual de ensino do Paraná. 

“Essa parceria vai transformar a experiência de aprendizagem nos colégios públicos paranaenses”, afirmou Gustavo Garbosa. “Será a primeira vez que os alunos terão, em sala de aula, uma inteligência artificial generativa e preditiva, ou seja, uma tecnologia capaz de criar conteúdos e que ainda pode analisar dados para prever resultados, o desempenho nos exames”.

O secretário Roni Miranda destacou que a parceria firmada é uma continuidade do trabalho colaborativo entre Celepar e Educação. “Precisamos de apoio tecnológico para continuarmos sendo a melhor educação do Brasil, com uma rede estruturada, com sistemas estruturados, desde a distribuição de aulas, matrículas online até plataformas educacionais. Isso tudo é fundamental para desenvolvermos um bom trabalho”, disse.

Leia Também:  Obras da Ponte de Guaratuba completam seis meses e chegam a 27,1% de execução

IMPLANTAÇÃO – O Aprendiz Inteligente começará a ser implementado em algumas escolas-piloto em outubro. A Secretaria da Educação definirá, nas próximas semanas, quantos e quais colégios participarão dessa fase inicial. A estimativa é que, ao longo de 2025, a tecnologia esteja disponível para todas as instituições de ensino da rede estadual, tanto para estudantes do ensino médio quanto do ensino fundamental II (6º a 9º ano).

“A introdução de uma plataforma de educação baseada em IA representa uma revolução no processo de ensino e aprendizagem, oferecendo suporte tanto para professores quanto alunos”, afirma Cláudio Aparecido de Oliveira, diretor de Tecnologia e Inovação da Seed. “A ferramenta vai monitorar o progresso dos estudantes de forma contínua, além de adaptar o conteúdo e atividades com base nos indicadores de desempenho e no ritmo de cada um, oferecendo uma experiência personalizada”.

Nas próximas semanas, também haverá a definição de quantos equipamentos serão disponibilizados pela Microsens para que os estudantes utilizem a plataforma. Estão previstos, a princípio, tablets, ChromeBooks e SmartPens.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade de assinatura do contrato Luciano Biz, procurador do consórcio Educação do Futuro Hoje e representante da Microsens; Jun Yong Rim e Won Ung Chang, representantes da UFIT, e Yosep Le, representante da RIID.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Delegação do Pará conhece modelo de negócios das cooperativista paranaenses

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Com a chegada de dias mais frios, Copel orienta consumidores sobre o uso eficiente de energia

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA