7 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    AGRONEGÓCIO

    Minas promove seminário sobre irrigação e desenvolvimento sustentável

    Publicado em

    Em meio a um cenário de desafios e oportunidades para a agricultura em Minas Gerais, o Sistema Faemg Senar, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Paracatu e o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), realiza no dia 4 de setembro, em Paracatu, o 1º Seminário Mineiro de Irrigação. O evento ocorre em um momento em que o estado enfrenta questões cruciais sobre a gestão dos recursos hídricos e o desenvolvimento sustentável da agricultura irrigada.

    O seminário reunirá especialistas, pesquisadores e profissionais do setor, oferecendo uma plataforma para a troca de conhecimentos sobre as mais recentes tecnologias de irrigação e gestão de recursos hídricos. “Esse evento é uma chance de discutir temas fundamentais para o futuro da nossa agricultura, especialmente em um contexto onde o acesso à água está cada vez mais restrito”, afirmou Antônio de Salvo, presidente do Sistema Faemg Senar. Ele enfatizou que o evento pode ajudar a trazer melhorias para a produção agrícola, aliando eficiência e sustentabilidade ambiental.

    Leia Também:  Vitrine Agroecológica no Show Rural completa 20 anos com homenagem a pioneiros

    O Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, destacou que o seminário acontece em um momento estratégico, após a aprovação de uma legislação estadual que facilita a reservação de água nas propriedades rurais. “Esse evento pode ser um passo importante na consolidação de políticas que prometem transformar a agropecuária em Minas Gerais”, disse Fernandes, ressaltando a importância da participação dos produtores no processo.

    Embora o seminário seja realizado em Paracatu, cidade reconhecida como um polo nacional de irrigação, a iniciativa visa beneficiar todo o estado. A escolha do local reflete os desafios que a região enfrenta em relação à disponibilidade de água, tornando a discussão sobre irrigação ainda mais pertinente. Pitterfrancis Freisleben, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Paracatu, afirmou que a tradição agrícola da região e seus desafios justificam a escolha de Paracatu como sede do evento.

    Serviço: 1º Seminário Mineiro de Irrigação

    • Data: 4 de setembro de 2024 (quarta-feira)
    • Horário: A partir das 8h
    • Local: Parque de Exposições Emiliano Pereira Botelho, Paracatu, Minas Gerais
    • Organização: Sistema Faemg Senar, Sindicato dos Produtores Rurais de Paracatu e Governo de Minas (Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Seapa)
    Leia Também:  Demora na aprovação do marco temporal e demarcação de nova área indígena preocupam produtores

    Fonte: Pensar Agro

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    AGRONEGÓCIO

    Preços dos ovos fecham março em queda, mas carne de frango sobe

    Published

    on

    By

    As cotações dos ovos encerraram março em queda na maioria das regiões acompanhadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Segundo os pesquisadores, a demanda enfraqueceu na segunda quinzena do mês, reduzindo o ritmo das vendas e pressionando os valores. Apesar disso, os preços permanecem acima dos registrados em março de 2024.

    No dia 3 de abril, a caixa com 30 dúzias de ovos brancos foi negociada a R$ 199,69 em São Paulo, enquanto os ovos vermelhos alcançaram R$ 227,20. A desvalorização dos ovos brancos foi mais acentuada do que a do produto vermelho, devido à oferta reduzida deste último em diversas praças, o que ajudou a limitar as baixas.

    Em contraste, os preços da carne de frango voltaram a subir na maioria das regiões acompanhadas pelo Cepea. Esse movimento é atribuído ao típico aquecimento da demanda no início do mês, impulsionado pelo maior poder de compra da população após o recebimento de salários.

    Leia Também:  FPA quer mais dinheiro para o seguro rural por causa das intempéries climáticas

    O Cepea, parte do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), realiza pesquisas sobre a dinâmica de cadeias produtivas e o funcionamento integrado do agronegócio, abrangendo questões como defesa sanitária, políticas comerciais externas e influência de novas tecnologias.

    Fonte: Pensar Agro

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA