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Experiências do Paraná em saúde digital foram tema de encontro do Sul e Sudeste

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As experiências do Paraná em saúde digital foram tema da reunião entre secretários da Saúde realizada na manhã desta sexta-feira (9), dentro da programação do 11º encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que aconteceu no Espírito Santo. Foram explorados temas como a implantação da nova plataforma de inteligência artificial para aprimorar e unificar a gestão em saúde, inédita no País, além dos avanços tecnológicos alocados na pasta dentro do Programa SUS Digital e o georreferenciamento das arboviroses.

“Paraná Saúde Digital – Tecnologia para uma vida melhor” foi a pauta central da apresentação do Paraná às demais secretarias dos estados do Sul e Sudeste e profissionais da área. O secretário da Pasta, César  Neves, destacou a importância do projeto. “Trouxemos esse assunto ao encontro pois acreditamos que a aplicação da tecnologia faz toda a diferença na gestão. Conhecer o território, compilar e sintetizar as informações auxiliam no planejamento estratégico, controle e execução das políticas públicas”, afirmou.

Outra experiência bem-sucedida apresentada no encontro foi a adesão dos 399 municípios paranaenses ao Programa SUS Digital, do Ministério da Saúde, que visa ampliar o acesso da população às ações e serviços de saúde, avanço da utilização das tecnologias nas localidades, além de outras ações voltadas a esta área.

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A aplicação do GeoConass Arboviroses em 2023, quando houve a epidemia de chikungunya no país vizinho, Paraguai, finalizou o painel de apresentação. Esse sistema foi desenvolvido pelo Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual do SUS (Cieges) e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) . Ele é uma das ferramentas que faz o geoprocessamento de dados do território, permitindo o monitoramento espacial para o bloqueio de casos e avaliações de intervenção.

PLATAFORMA – A nova plataforma Paraná Saúde Digital é 100% financiada pelo Governo do Estado e entrou em funcionamento em junho de 2024. A estratégia, desenvolvida pela Sesa, busca demonstrar todos os dados da Atenção Primária, porta de entrada do Sistema Único de Saúde, podendo incluir a Gestão e Regulação de Leitos, e outras áreas. Em fase de incorporação na plataforma estão os sistemas já trabalhados pela rede estadual, como o Sistema de Informações da Pessoa Idosa (SIPI) e a Estratificação de Risco em Saúde Bucal.

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“O Paraná caminha a passos largos para a transformação digital da saúde. A inserção de dados, análise e painéis ilustrativos nos trarão um cenário mais próximo da realidade de cada município e, melhor ainda, individualizado do cidadão”, complementou a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti Lopes.  

Outros temas como o enfrentamento à dengue, aplicativos voltados para agendamentos e incentivo à utilização dos serviços de saúde, a importância da gestão e capacitação adequadas dos profissionais do SUS e o monitoramento para respostas aos desastres naturais também foram apresentados às demais secretarias estaduais.

PRESENÇAS – Participaram do encontro os secretários da Saúde do Espírito Santo, Miguel Paulo Duarte Neto; Santa Catarina, Diogo Demarchi; Minas Gerais, Fábio Baccheretti; São Paulo, Eleuses Paiva, além do chefe do Núcleo de Informática da Sesa, Mauricio Todeschi; do assessor da diretoria-geral, Eduardo Rebonato, e assessores.

Fonte: Governo PR

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Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

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A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

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Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

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Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

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