NOVA AURORA

Eleições

Justiça Eleitoral do Paraná convida instituições a aderir ao Pacto por Eleições Pacíficas

Publicado em

Objetivo é promover uma eleição livre de assédio, de desinformação e de discurso de ódio

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) convida as instituições públicas e privadas do estado a assinar o “Pacto pela Realização de Eleições Pacíficas”. A adesão formal acontece por meio de um Termo de Adesão. O documento está disponível na página da campanha No Caminho da Paz, que torna pública a lista das entidades signatárias e os conteúdos de divulgação. Depois de assinar, a instituição deve enviar o termo por meio do formulário eletrônico.

 

O objetivo é garantir que as Eleições 2024 transcorram de forma segura, igualitária, inclusiva, livre de assédio eleitoral, de desinformação e de discurso de ódio. No lançamento, o pacto foi assinado pela cúpula diretiva do TRE-PR e por representantes da Procuradoria Regional Eleitoral, pela Procuradoria-Geral de Justiça, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná (OAB-PR), pelo Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprade) e pela Arquidiocese de Curitiba.

Leia Também:  Leonardo em festa no Paraná declara apoio a candidatura de Bolsonaro

Na tarde de quarta-feira (31), o Partido Democrático Trabalhista (PDT Estadual) aderiu ao pacto, que é voltado a todos os partidos políticos. Segundo o presidente do partido no Paraná, o deputado estadual Jorge Gomes de Oliveira Brand, a iniciativa serve de referência para outras instituições públicas: “Nós saudamos com muito entusiasmo a iniciativa do TRE-PR, que visa ao fortalecimento de instrumentos de participação feminina na política, de combate à fraude das cotas de gêneros, bem como de construção de um ambiente político pautado no respeito à democracia e à cidadania e no debate de ideias”.

Lançamento

O “Pacto pela Realização de Eleições Pacíficas” foi lançado em evento realizado no auditório do edifício-sede do TRE-PR no dia 30 de julho. Ele prevê ações preventivas contra fraudes às cotas de gênero e a prática do assédio eleitoral, como a realização de reuniões informativas e pedagógicas com dirigentes partidários locais convocadas pelas juízas e pelos juízes eleitorais.

Consulte a relação atualizada das entidades signatárias

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Eleições

SINDUR convidou Mariana Carvalho e Léo Moraes para palestras sobre saneamento básico com a categoria

Published

on

Na tarde desta terça-feira (08), o Sindicato dos Urbanitários (SINDUR), que representa os trabalhadores do saneamento básico e do setor elétrico, protocolou convite aos candidatos a prefeito no segundo turno de Porto Velho, Mariana Carvalho e Léo Moraes, para participarem de uma palestra a ser dada pelos dois, prevista para ser realizado pelo Sindicato, com a participação da categoria que trabalha no Saneamento Básico de Porto Velho, representante de Entidades Sindicais e de Classe, a ser realizado na próxima sexta-feira (11), às19 horas.

O SINDUR está procurando propiciar amplas condições aos dois para participarem do evento em que exporão suas propostas sobre saneamento, inclusive com possibilidade de flexibilizar a data sugerida, caso haja problemas de conflito de agenda com outros compromissos já assumidos anteriormente pela candidata ou pelo candidato; sendo que até mesmo poderia se realizar dois eventos em datas diferentes para cada um, caso haja algum impedimento para estarem presentes na próxima sexta-feira ou não conseguirem definir uma data de comum acordo com o Sindicato.

Na carta convite entregue aos dois concorrentes o SINDUR esclarece que o evento não se trata de um debate, já que os candidatos não farão perguntas entre si, mas tão somente será concedido um tempo de até 15 minutos para que cada um exponha suas propostas para o saneamento básico durante sua gestão, caso seja eleita ou eleito

Leia Também:  ELEIÇÕES 2024 - EDITAL PSD

Para facilitar ainda mais a participação de ambos o Sindicato já antecipou as regras do evento, que serão muito simples: Após a exposição de 15 minutos de ambos sobre o saneamento básico, será aberto para cinco participantes, sendo sorteados quatro interessados, dois da categoria e dois das entidades convidadas, os quais terão 2 minutos e 30 segundos para formular suas perguntas e por último o presidente do SINDUR fará suas ponderações, perguntas e apresentará as expectativas da categoria para a futura gestão municipal, com o tempo de 5 minutos.

Após as perguntas dos cinco inscritos, que serão feitas em um único bloco, será concedido 10 minutos para o candidato e a candidata responderem e já fazerem suas considerações finais. A previsão dos organizadores do debate é a de que o evento dure uma hora e cinco minutos, de forma a não comprometer demasiadamente outros compromissos da candidata e do candidato.

O SINDUR esclarece, também, que a exposição do candidato e da candidata está prevista para começar pontualmente às 19 horas do dia 11/10/2024; sendo que se um deles estiver presente no horário marcado, este ou esta dará inicio à exposição independente de eventual atraso do concorrente, sem prejuízo para quem chegar com até quinze minutos de atraso, que poderá fazer sua explanação em seguida, já que a palestra de um não interferirá na do outro.

Leia Também:  Reunião interinstitucional apresenta campanha Eleições 2024 no Caminho da Paz

Para o presidente do SINDUR, Nailor Gato, “a expectativa é de que os dois candidatos aceitem o convite, tendo em vista que Porto Velho é a pior Capital do Brasil para se viver, conforme recente estudo divulgado pela imprensa nacional, e um dos fatores que mais contribuem para isso é justamente a falta de universalização do fornecimento de água tratada à população e à quase inexistente rede coleta e tratamento de esgoto sanitário”.

Fonte: SINDUR-CUT.

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA