NOVA AURORA

PARANÁ

Museu Oscar Niemeyer oferece oficinas e visitas mediadas gratuitas em agosto

Publicado em

O Museu Oscar Niemeyer (MON) terá durante todo o mês de agosto oficinas e mediações gratuitas. Para participar não é necessário conhecimento prévio em arte. As atividades do período da tarde contarão sempre com intérprete de Libras e as ações ocorrem às quartas-feiras, dia de entrada gratuito no museu.

A oficina “Laboratório de Experiências: Relevos em Papel” acontecerá no dia 7, em duas sessões: às 10h30 e às 14h30. Nessa atividade, o público poderá conhecer as diferentes texturas e formas da criação no papel. A inspiração foi a obra “Coleóptera”, do artista Willian Santos, que integra a mostra “Antes e agora, longe e aqui dentro”, em exibição na Sala 11. A oficina é recomendada para maiores de 3 anos. Menores de 14 anos precisam estar acompanhados de um adulto para participar.

A primeira visita mediada será no dia 14, às 15h, na exposição “O Jardim – Efrain Almeida”. O encontro é uma oportunidade de diálogo entre o público e a equipe de educadores do MON com o objetivo de ampliar as percepções e experiências com as exposições. O acesso é livre para todos os públicos.

A atividade “Criação de Zine” acontecerá no dia 21, com duas sessões: às 10h30 e às 14h30, com duração de 1h30. Os participantes poderão criar zines utilizando colagens, desenhos e escrita para expressar sua voz e identidade. A ação é inspirada nas obras da artista Rosana Paulino, que estão na exposição “Antes e agora, longe e aqui dentro”. A oficina é recomendada para maiores de 7 anos. Menores de 14 anos precisam estar acompanhados de um adulto para participar.

Leia Também:  Fase final: Paraná Bom de Bola reúne atletas de 32 municípios em Campo Mourão

No dia 28, o MON oferecerá ao público a mediação na mostra “German Lorca, Mestre da Fotografia”, às 15h. A ação, realizada pela equipe do MON, será uma oportunidade de mergulhar nas fotografias de German Lorca – ao longo de seus 70 anos de trabalho – e no seu olhar afetivo ao registrar o mundo.

INSCRIÇÕES – Em todas as atividades, as inscrições serão liberadas com 15 minutos de antecedência, seguindo a ordem de chegada, e estarão sujeitas a lotação.

As atividades que acontecerão no período da tarde (oficinas e mediações), contarão sempre com intérprete de Libras.

SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana.

No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Leia Também:  Inovação no agro paranaense é tema de evento inédito em Ponta Grossa

Serviço

Oficinas:

Laboratório de Experiências: Relevos em Papel

7 de agosto

Sessões às 10h30 e às 14h30 (com duração de 1h30)

Espaço de Oficinas | Subsolo do MON

Inscrições liberadas com 15 minutos de antecedência, seguindo a ordem de chegada, sujeitas à lotação.

Criação de Zine

21 de agosto

Sessões às 10h30 e às 14h30 (com duração de 1h30)

Espaço de Oficinas | Subsolo do MON

Mediações:

“O Jardim – Efrain Almeida”

14 de agosto

15h

Ponto de Encontro: Sala 2

A atividade emite declaração de horas. Assine a lista de presença no dia e, após o evento, solicite o documento pelo e-mail educativo@mon.org.br

German Lorca, Mestre da Fotografia

28 de agosto

15h

Ponto de Encontro: Sala 1

A atividade emite declaração de horas. Assine a lista de presença no dia e, após o evento, solicite o documento pelo e-mail educativo@mon.org.br

Inscrições sempre liberadas com 15 minutos de antecedência, por ordem de chegada e sujeitas à lotação.

Museu Oscar Niemeyer

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico – Curitiba

www.museuoscarniemeyer.org.br

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar anuncia nova obra de sistema de abastecimento para área rural da Lapa

Published

on

By

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e a Prefeitura da Lapa anunciaram a implantação de mais um sistema de abastecimento de água para a área rural do município. A obra, que receberá investimentos de mais de R$ 1,6 milhão, atenderá 1.296 moradores da comunidade de Bonito.

O termo de compromisso foi assinado pelo presidente da Sanepar, Wilson Bley, e o prefeito Diego Ribas em uma solenidade realizada na sede da prefeitura nesta quinta-feira (3). A rede de distribuição de água da comunidade terá 28,7 quilômetros de extensão, além de 7,8 quilômetros de adutoras.

Bley destacou a importância do projeto e o seu vínculo pessoal com a cidade. “Conheço cada canto dessa cidade e sei que teremos desafios, mas, com essa parceria, vamos garantir água tratada e saneamento adequado para a população, sempre pensando na saúde pública”, afirmou.

O programa de Saneamento Rural é executado pelo Governo do Estado, pela Sanepar, prefeituras e comunidades. A Sanepar fornece os projetos técnicos, materiais hidráulicos e elétricos e a orientação para as comunidades operarem os sistemas. Cabe às prefeituras a execução das obras e a operação dos sistemas em parceria com as comunidades.

Leia Também:  Com três oficinas, MON divulga programação da 17ª Primavera dos Museus

Na Lapa, a Sanepar já estuda, em parceria com o município, quais outras áreas rurais poderão ser priorizadas para implantação de futuras obras de abastecimento.

O prefeito Diego Ribas ressaltou o avanço que a cidade tem conquistado nessa área. “Queremos fazer da Lapa um modelo para o Paraná e para o Brasil em abastecimento de água e saneamento. Esse projeto representa um grande passo para levar água de qualidade a todos, tanto na cidade quanto nas comunidades rurais”, disse.

O deputado Hussein Bakri, que participou da assinatura, também elogiou o compromisso da Sanepar e do governo estadual com os municípios paranaenses. “Quero reconhecer esse papel que a presidência da Sanepar está fazendo de conversar com as pessoas e entender suas demandas. É assim que o Paraná vai avançar, conversando com as lideranças, com o prefeito e vereadores para resolver os problemas da população.”

PRESENÇAS – Também participaram do evento o diretor comercial da Sanepar, Bihl Elerian Zanetti, além de secretários, vereadores e empregados da Companhia que atuam no município.

Leia Também:  Campanha do Governo do Paraná vence prêmio de marketing Colunistas Sul

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA