NOVA AURORA

PARANÁ

Universidades estaduais têm 1,4 mil vagas em cursos de idiomas para o segundo semestre

Publicado em

As universidades estaduais de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Norte do Paraná (UENP) estão com inscrições abertas para 1.418 vagas em cursos de idiomas. São 57 turmas distribuídas em três línguas, sendo 18 de inglês, 18 de francês e 21 de espanhol, em diferentes níveis de proficiência. As aulas iniciam entre 6 de agosto e 9 de setembro, de acordo com o calendário acadêmico de cada instituição de ensino superior.

Os cursos são ofertados por meio do programa Paraná Fala Idiomas (PFI) nas modalidades presencial com 40 turmas, e a distância, com 17 turmas, nos períodos da manhã, tarde e noite. A UEL e a Unioeste contam com vagas remanescentes para os cursos de espanhol, que iniciaram as aulas neste mês. As universidades avaliam a abertura de novas turmas ainda no segundo semestre letivo de 2024. A expectativa é ampliar em um total de 2.312 vagas para os três idiomas.

A ação é voltada para pesquisadores, professores, estudantes e agentes universitários vinculados às instituições estaduais de ensino superior. Os cursos têm uma metodologia específica que leva em consideração as demandas desse público. O objetivo do PFI é contribuir para ações de internacionalização, a partir do preparo da comunidade acadêmica para programas de intercâmbio e eventos no Exterior.

Leia Também:  Governo do Estado publica edital do novo corredor metropolitano de Curitiba

O programa é considerado estratégico pelo Governo do Estado e é viabilizado pelo Fundo Paraná de fomento científico e tecnológico, dotação orçamentária administrada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). Os recursos são destinados para o custeio de bolsas-auxílio para professores e estudantes universitários, além de profissionais de idiomas do mercado contratados para ministrar aulas no programa.

PROGRAMA – Desenvolvido desde 2014, o programa já formou um total de 14.828 alunos dos três cursos de idioma ministrados em todas as sete instituições estaduais de ensino superior. A iniciativa atua em diversos níveis do processo de inserção das universidades estaduais no contexto mundial, desde o preparo da comunidade acadêmica para participação em projetos de pesquisas no Exterior até a viabilização de disciplinas em língua estrangeira no próprio âmbito das instituições.

Serviço:

Universidade Estadual de Londrina (UEL)

PFI – Espanhol

Inscrições: até 5 de agosto – AQUI

Início das aulas: 23 de julho

Leia Também:  Técnicos da Agepar conhecem ações de gestão de resíduos sólidos em Portugal

Vagas disponíveis: 17 vagas remanescentes

Universidade Estadual de Maringá (UEM)

PFI – Francês

Inscrições: até 31 de julho – AQUI (acesso exclusivo para comunidade acadêmica)

Início das aulas: 12 de agosto

PFI – Espanhol

Inscrições: até 30 de julho – AQUI

Início das aulas: 12 de agosto

Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

PFI – Inglês

Inscrições: até 5 de agosto – AQUI

Início das aulas: 6 de agosto

PFI – Francês

Inscrições: até 2 de agosto – AQUI

Início das aulas: 5 de agosto

Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

PFI – Inglês

Inscrições: até 9 de agosto – AQUI

Início das aulas: 12 de agosto

PFI – Francês

Inscrições: até 9 de agosto – AQUI

Início das aulas: 12 de agosto

PFI – Espanhol

Inscrições: até 5 de agosto – AQUI

Início das aulas: 13 de julho (cursos de 60h) e 7 de agosto (cursos de 30h)

Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

PFI – Espanhol

Inscrições: até setembro – AQUI

Início das aulas: a partir de 9 de setembro

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Com apoio da Copel, hospital de Apucarana instala equipamentos para economia de energia

Published

on

By

O Hospital da Providência de Apucarana, no Norte do Paraná, é um dos 41 hospitais beneficiados pelo Programa de Eficiência Energética (PEE) da Copel, que está investindo R$ 35,2 milhões para impulsionar a eficiência energética em unidades de saúde filantrópicas.

Com mais de sete décadas de atuação e referência em áreas como ortopedia, oncologia, neurocirurgia, gestações de alto risco e UTI neonatal, o hospital realizou no ano passado 14 mil cirurgias e 15 mil internamentos. Agora, com o apoio do programa, modernizou sua estrutura para reduzir custos com energia elétrica e direcionar mais recursos para o atendimento à população. 

“Fomos contemplados pelo projeto da Copel e pudemos trazer equipamentos modernos: duas autoclaves com capacidade para atender as nossas duas unidades hospitalares, e 85 aparelhos de ar-condicionado, distribuídos por toda a instituição”, explica a diretora geral da instituição, Irmã Geovana Aparecida Ramos.

Ela destaca que a economia gerada com as melhorias será direcionada principalmente à aquisição de medicamentos e ao aprimoramento das condições de trabalho dos funcionários. 

Leia Também:  Estado capacitará instituições que atendem crianças para acesso a recursos

A chamada pública do Programa de Eficiência Energética da Copel, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), previu o financiamento a fundo perdido para instituições públicas e filantrópicas que prestam atendimento de saúde à população. “Os hospitais são um ponto estratégico, porque eles têm um consumo de energia expressivo. E os recursos liberados com ações de economia podem ser aplicados em outras frentes da atenção à saúde”, explica Julio Omori, diretor comercial da Copel. 

SÉRIE – Ao longo desta semana, a Copel divulga uma série de vídeos que registra as ações desta chamada realizada pelo programa, trazendo uma instituição representante de cada região do Paraná. As melhorias realizadas em Apucarana são o tema do quarto vídeo da série, disponível no YouTube.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA