NOVA AURORA

PARANÁ

JEPS definem campeãs da ginástica artística para os Jogos Escolares Brasileiros

Publicado em

Cinco estudantes dos últimos anos do ensino fundamental e do ensino médio do Paraná se classificaram para as competições escolares nacionais de ginástica artística que ocorrerão no segundo semestre de 2024. Elas foram as primeiras colocadas dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS), que ocorreram no sábado (27) no Centro de Excelência em Ginástica do Paraná (Cegin), no bairro Capão da Imbuia, em Curitiba.

O evento foi promovido pela Secretaria de Estado do Esporte (SEES) em parceria com a Federação Paranaense de Ginástica (FPRG). A competição da modalidade ocorreu separada das finais das outras disputas dos Jeps que aconteceram em Campo Mourão, na categoria infantil, e que seguirão em Pato Branco, na categoria juvenil.

Na infantil, que engloba meninas de 12 a 14 anos, o Paraná será representado pelas estudantes Letícia Caminha, Brenda Faria e Nicole dos Santos, que foram respectivamente a primeira, segunda e terceira colocadas na competição estadual.

O resultado foi definido pela pontuação das competidoras na trave de equilíbrio, solo, salto sobre a mesa e barras assimétricas. As quatro provas são as mesmas que elas deverão executar nos Jogos Escolares Brasileiros, na cidade de Recife, em Pernambuco, entre os dias 20 de setembro e 3 de outubro deste ano.

Leia Também:  Delegação do Paraná conhece programas educacionais de Sobral, no Ceará

Entre as meninas de 15 a 17 anos, que compõem a categoria juvenil, as classificadas foram a campeã Giovana Martins e a vice-campeã Laura Cecilia de Souza. O desempenho de ambas garantiu vaga nos Jogos da Juventude do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), cujas disputas estão marcadas para 13 a 28 de novembro em João Pessoa, na Paraíba.

Giovana Martins representa o Paraná nos Jogos da Juventude pelo segundo ano consecutivo. Em 2023, em Ribeirão Preto, São Paulo, ela conquistou quatro medalhas – faturou o ouro na trave de equilíbrio, a prata no solo e o bronze no salto, além do bronze no individual geral – ao lado do treinador Johnnie Lima.

JEPS – A edição 2024 dos Jogos Escolares do Paraná comemora os 70 anos de existência da competição. Um dos mais tradicionais eventos esportivos promovido pelo Governo do Estado, os JEPS reúnem atletas de 12 a 17 anos de escolas estaduais, municipais e particulares, contando com cerca de 64,5 mil participantes neste ano.

Leia Também:  Em reunião com representantes da ONU, Estado apresenta ações voltadas para a Agenda 2023

Realizados pela SEES em parceria com a Secretaria da Educação (Seed), municípios e a Federação Paranaense do Desporto Escolar, os JEPS crescem a cada edição em número de participantes, qualidade dos atletas e interesse da comunidade. Atualmente, quase todos os municípios enviam delegações para as disputas, movimentando as regiões que recebem as fases municipal, regional, macrorregional e final da competição.

Confira a classificação e a pontuação das atletas classificadas na etapa final da Ginástica Artística nos Jeps:

Modalidade Infantil (12 a 14 anos):

1ª Letícia Caminha (50.05)

2ª Brenda Faria (49.95)

3ª Nicole dos Santos (45.10)

Modalidade Juvenil (15 a 17 anos):

1ª Giovana Martins (46.25)

2ª Laura Cecilia de Souza (43.70)

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Qualifica Paraná: programa do Estado forma 63 alunos em Tijucas do Sul e Agudos do Sul

Published

on

By

O programa Qualifica Paraná, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda, com a parceria do Senai Paraná, formou 63 alunos em cursos profissionalizantes nos municípios de Tijucas do Sul e Agudos do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba.

Em Tijucas do Sul, 31 alunos concluíram o curso de Soldagem. Já em Agudos do Sul, 32 formandos fizeram o curso de Mecânica Industrial. A entrega dos certificados aconteceu na segunda-feira (14) em solenidades realizadas nos municípios com a presença do secretário estadual do Trabalho, Qualificação e Renda, Do Carmo.

Desde que começou as atividades, em janeiro de 2024, o Qualifica Paraná já contabilizou mais de 11 mil matrículas, com 622 turmas espalhadas por 311 municípios, somando um investimento de R$ 31 milhões. Os números consolidam o programa como ferramenta de transformação social no Estado.

Por meio de 46 escolas móveis, sendo 45 carretas e um ônibus articulado, o programa leva capacitação profissional de qualidade para diferentes regiões do Paraná. Os cursos oferecidos incluem áreas como usinagem, panificação, elétrica, mecânica, informática, entre outras, promovendo qualificação profissional de forma acessível e de qualidade.

Leia Também:  Semana de pesquisas é encerrada com ênfase em integração de iniciativas

A solenidade foi marcada por depoimentos emocionantes de alunos que definiram a formação como oportunidade concreta de crescimento pessoal e profissional.

Thainá Ribas, aluna do curso de Mecânica Industrial em Agudos do Sul, que está grávida, compartilhou sua experiência. “Eu realizei o curso de Mecânica Industrial e para mim foi muito importante. Valeu muito para eu aprender muita coisa porque é uma área totalmente diferente da que eu estudei e da que eu trabalho. Com certeza se somará para o meu currículo e vai gerar muita oportunidade também.”

Thiago Felipe Moreira, formado em Soldagem, em Tijucas do Sul, destacou a relevância do aprendizado mesmo para quem atua fora da área técnica. “Foi um curso que agregou bastante. É uma área que eu tinha interesse e o curso me ajudou na parte de conhecimento técnico, normas, a parte de eletrodos, parte de maquinário, como funciona. É um projeto bem interessante não só para a área de atuação, mas para conhecimento no geral.”

Leia Também:  Fominha: app criado por alunos de escola estadual permite avaliar cardápios da merenda

O secretário Do Carmo e reforçou o impacto do programa para os participantes e para o Estado. “O Paraná, através da parceria com o Senai, tem feito qualificação com mais de 42 carretas circulando pelos municípios e mais de R$ 30 milhões em investimentos”, disse. Ele lembrou que o Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, posiciona o Paraná como o terceiro estado que mais gera empregos e o primeiro no Sul do País.

“Receber um diploma é um passo a mais. Não se deve parar, porque o estudo e a qualificação sempre são importantes. Com ações como essas, o Governo do Paraná segue firme no compromisso de preparar os trabalhadores para os desafios do mercado e ampliar as oportunidades de emprego e renda para a população”, afirmou.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA