NOVA AURORA

PARANÁ

Governo abre inscrições para seminário estadual de contratação de inovação pelo Setor Público

Publicado em

Nos dias 13 e 14 de agosto, o Governo do Estado por meio da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), realiza a segunda edição do Seminário Estadual de Contratação de Inovação pelo Setor Público. O evento acontece no Canal da Música, em Curitiba. As inscrições são abertas ao público e podem ser realizadas de forma gratuita no site da Escola de Gestão. O seminário é promovido em conjunto com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), Gazz Conecta, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Escola de Gestão do Paraná.

Focado nos instrumentos trazidos pelo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, o cronograma do seminário inclui palestras e painéis com especialistas nacionais, com ênfase na desmistificação das compras públicas de inovação. O objetivo do evento é promover a inovação em todo o país, além de atrair e possibilitar conexões entre gestores públicos, startups, estudantes e outros interessados.

O secretário da Inovação, Alex Canziani enfatiza a importância do evento para viabilizar um maior desenvolvimento e fluidez na gestão pública. “Com esse evento estamos trazendo especialistas para falarem sobre essas compras inovadoras que a atual legislação permite realizar. A ideia é capacitar nossos gestores para que eles inovem cada vez mais na administração pública, e também para que possamos trazer as melhores opções para atender as necessidades do Estado do Paraná”, afirma.

Leia Também:  PCPR prende 14 pessoas envolvidas com tráfico de drogas no Oeste do Estado

O presidente do TCE-PR, Fernando Guimarães explica que gestores públicos precisam estar atentos às transformações do mercado e buscar sempre estar com os olhos voltados às novidades em produtos e processos.

“Nossa gestão sempre tem buscado a inovação e a realização deste Seminário será uma oportunidade de mostrar ao gestor que o Tribunal de Contas, dentro de sua vertente de orientar, também está motivado com as novidades do mercado, com as novas iniciativas que brotam nas startups e que podem representar uma solução para determinada questão no âmbito administrativo.”

A primeira edição do Seminário Estadual de Contratação de Inovação, realizada em 2023, teve como foco discussões sobre o Marco Legal das Startups (Lei Complementar nº 182/21) e a Lei de Inovação do Paraná (Lei estadual n° 20.541/21). Entre empresários e sociedade civil, o evento de capacitação reuniu mais de 500 pessoas.

Neste ano, estão entre os palestrantes confirmados o pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) André Rauen e o procurador do Estado de São Paulo, Rafael Fassio. Ambos trarão situações reais, mostrando a aplicação de ferramentas e atuação de diferentes órgãos perante a compras públicas de inovação.

Leia Também:  Polícia Militar apreende 10 mil anabolizantes contrabandeados em Foz do Iguaçu

Segundo Rauen, existem diversos instrumentos com grande potencial para transformar a realidade desse tipo de aquisição, os quais estão à disposição de gestores públicos. Durante o painel, o pesquisador vai apresentar algumas dessas ferramentas com base na qualidade tecnológica e potencial da solução que elas trazem, além de também discutir a importância de comprar políticas públicas para a inovação a nível municipal, estadual e nacional.

“O Estado tem um poder de compra e de influência em mercados muito alto. Então, as compras públicas para a inovação pegam esse poder e tentam direcioná-lo para desenvolvimentos tecnológicos socialmente necessários e desejáveis, considerando quais são os efeitos diretos e indiretos dessa aquisição para o estímulo à atividade privada de inovação”, explica.

Serviço:

2º Seminário Estadual de Contratação de Inovação pelo Setor Público

Data: 13 e 14 de agosto

Local: Canal da Música – Grande auditório – Rua Júlio Perneta, 695 – Mercês – Curitiba

Inscrições por meio da Escola de Gestão do Paraná: AQUI

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar leva projetos de educação ambiental para escolas de General Carneiro

Published

on

By

A Sanepar encerrou nesta quarta-feira (16) uma série de atividades socioeducativas em General Carneiro. Além da entrega de dois Jardins de Água e Mel para a comunidade, a Companhia promoveu três oficinas educativas para o plantio de Hortas, com a participação de professores, estudantes e seus familiares.

Pela manhã, alunos e professores da Escola Municipal Therezinha da Rocha fizeram o plantio de uma Horta Escolar. A atividade prática foi precedida de uma apresentação sobre os cuidados básicos durante o plantio e a manutenção da horta. Após a parte teórica, os participantes praticaram seus conhecimentos plantando a horta escolar, que recebeu mudas de hortaliças e temperos, e que a partir de agora estará sob os cuidados dos estudantes.

Na terça-feira (15), o Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz e a Escola Municipal Professor Irineu Gonçalves, que dividem o mesmo espaço, e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Eresmira dos Anjos Ferreira, também plantaram suas hortas, com a participação de professores, alunos e seus familiares, orientados pela equipe da Sanepar.

Leia Também:  Aos espíritos minerais: MUPA inaugura mostra com esculturas e desenhos de Luana Vitra

“O objetivo das oficinas é estimular a produção sustentável e responsável de alimentos, com o cultivo de hortaliças livres de agrotóxicos e com baixo custo, beneficiando a saúde das pessoas e a preservação ambiental”, explica a gestora de Educação Socioambiental da Companhia, Luciana Garcia.

SUSTENTABILIDADE – As escolas receberam, também nesta semana, dois Jardins de Água e Mel, beneficiando em torno de 500 alunos. Compostos por colmeias de abelhas sem ferrão de espécies nativas, como Jataí, Mirim e Mandaçaia, os Jardins serão usados como ferramenta de apoio educacional, voltados aos temas de biodiversidade, da flora, do meio ambiente e, principalmente, dos cuidados com a água, considerando que as abelhas desempenham um papel ambiental fundamental por meio da polinização e da manutenção das matas ciliares.

O trabalho com as escolas faz parte de um conjunto de ações da Sanepar em General Carneiro, dentro de um projeto especialmente pensado para a cidade e definido em conjunto com as secretarias municipais da Educação e da Assistência Social. O trabalho comunitário acompanha as obras de ampliação do sistema de esgoto que estão em andamento no município.

Leia Também:  Polícia Militar apreende 10 mil anabolizantes contrabandeados em Foz do Iguaçu

“Essa iniciativa do Jardim de Água e Mel e Horta Educativa, idealizada pela Sanepar, representa um passo importante para a construção de uma educação em nosso município que vai além das salas de aula”, afirmou a coordenadora de Educação Infantil da Secretaria da Educação de General Carneiro, Dulcídia Adriane Miersch.

A secretária de Educação e Cultura, Maria Salete de Oliveira Volenkevicz, também participou da solenidade de entrega do Jardim de Água e Mel. “Em nome da equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, agradeço a Sanepar por acreditar nesse projeto, por trazer para nossas escolas a possibilidade de vivenciar ações que despertam o olhar para o meio ambiente, para a sustentabilidade e para a importância da cooperação”, disse.

As solenidades de entrega dos Jardins de Água e Mel reuniram a comunidade escolar, representantes da Sanepar e autoridades municipais, entre eles o vice-prefeito Célio Garbin; o diretor do Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz, Edison Bugas; o gerente Regional da Sanepar Marcos Antônio Vieira.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA