NOVA AURORA

PARANÁ

Inscrições para edital de apoio a projetos na Mata Atlântica estão na reta final

Publicado em

As inscrições da Chamada da Teia de Soluções 2024 se encerram nesta quarta-feira (24), às 18 horas e podem realizadas acessando esse link. O edital é uma iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e conta com o apoio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e de outras entidades como a Fundação Araucária e Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

As inscrições são gratuitas e serão analisadas por um comitê composto por representantes das instituições organizadoras. O resultado da chamada está previsto para acontecer no dia 4 de outubro e os projetos terão de 12 a 24 meses para serem realizados.

Ela foi criada em 2020 e tem como objetivo desenvolver soluções para o crescimento do turismo de natureza, a adaptação climática e o fortalecimento de comunidades tradicionais na porção paranaense da Grande Reserva Mata Atlântica, que abrange 18 municípios do Estado. Nestes quatro anos, mais de 880 participantes receberam o suporte da Teia de Soluções.

Leia Também:  Copel moderniza usina de São José dos Pinhais que gera energia há 93 anos

Ao final, serão destinados até R$ 2,2 milhões para os melhores projetos inscritos, que devem responder a um dos três desafios: promover o turismo de natureza por meio da conexão de negócios, projetos e programas, fortalecendo a região da Mata Atlântica paranaense como destino nacional e internacional; garantir o protagonismo de comunidades locais por meio da formação, valorização e implementação de negócios ou de projetos sustentáveis; e incentivar projetos que promovam adaptação da sociedade às mudanças climáticas, atentos à segurança hídrica ou à resiliência costeiro-marinha.

“Investir em projetos preocupados com o desenvolvimento regional, mas também com o futuro do planeta e com o bem-estar das pessoas, é a combinação perfeita para que esses recursos façam a diferença”, declarou o superintendente do BRDE, Paulo Starke Junior.

Para Luiz Márcio Spinosa, diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, a iniciativa é de suma importância para o Estado. “Olhar para um dos territórios mais importantes para a conservação da Mata Atlântica, aliando a inovação prática para promover o turismo de natureza, fortalecer comunidades tradicionais e preparar a sociedade para enfrentar as mudanças do clima é estratégico para o Paraná e os seus cidadãos. Neste novo processo, vamos estimular o desenvolvimento de soluções para temas latentes, que merecem a atenção de todos nós”, comenta Spinosa.

Leia Também:  Reserva Hídrica do Futuro já recuperou 300 hectares de área de várzea do Rio Iguaçu

“Acreditamos que propostas inovadoras e com potencial de escala são essenciais para endereçar desafios sociais e ambientais existentes. Buscamos iniciativas que geram impacto concreto neste território de grande relevância ambiental, social e cultural. Neste processo, assim como em outros, contribuímos não apenas com apoio financeiro, mas também com espaço para aprimoramento e detalhamento das soluções”, afirmou Malu Nunes, diretora executiva da Fundação Grupo Boticário.

Serviço:

Chamada Grande Reserva Mata Atlântica – Paraná: desenvolvendo o turismo de natureza, a adaptação climática e o fortalecimento de comunidades tradicionais

Período de inscrição: de 24 de junho até as 18 horas de 24 de julho de 2024

Mais informações e inscrição: acesse o site da Chamada da Teia de Soluções

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governo do estado divulga o turismo panamense durante a ExpoLondrina

Published

on

By

O turismo paranaense está sendo promovido pelo Governo do estado durante a 63° Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina), uma das principais feiras agropecuárias do País. A Secretaria do Turismo (Setu-PR) está divulgando do segmento durante a feira, que segue até o próximo dia 13.

A pasta reuniu 17 expositores de artesanato e gastronomia de onze municípios paranaenses dentro do espaço Expo Sabores. E no pavilhão Expo Negócios e Varejo, estão dez expositores de hoteis, resorts, estâncias, agências turísticas e demais serviços do setor.

“Essa é uma grande feira, tanto em retorno financeiro aos expositores quanto de viabilidade ao Paraná. Por isso a importância de trazermos o turismo estadual para cá, junto de quem conduz o setor, que são as empresas, trabalhadores e prestadores de serviços turísticos”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.

Organizada pela Sociedade Rural de Londrina, a exposição ocupa mais de 200 mil metros quadrados, com aproximadamente 300 expositores e deve atrair um público estimado em 500 mil visitantes. Ela é uma plataforma estratégica para empresas que desejam se expandir no mercado, fortalecer sua marca e criar novas conexões com clientes e parceiros comerciais.

Leia Também:  Primeiros lotes de concessões rodoviárias do Paraná devem gerar 190 mil empregos

“A ExpoLondrina é importante também ao turismo, atraindo visitantes de todo o Brasil e mundo, além de investimentos que consolidam Londrina como destino em destaque. Os hotéis estão lotados, os restaurantes cheios e toda a cadeia econômica da cidade está em movimento na cidade”, explicou Herica Galli, diretora de Turismo do município.

OPORTUNIDADE – Em 2024, a ExpoLondrina recebeu mais de 470 mil visitantes e movimentou cerca de R41,26 bilhão em negócios, além de gerar aproximadamente 9 mil empregos diretos e indiretos. Uma boa oportunidade aos expositores da feira.

 “Agradeço muito ao Governo do Estado e à Secretaria do Turismo pela oportunidade de estar mostrando o meu trabalho e conhecer novos clientes”, disse a expositora Elisa Gerais Greca, da empresa Ofício.

Rosangela Silva, também agradeceu ao Estado pela oportunidade. “Faço parte do projeto Caminhos do Limoeiro, que fomenta o turismo rural em Londrina, vendendo as minhas geleias artesanais. Eu agradeço a oportunidade de estar aqui com a Secretaria do Turismo, que tem feito com que o setor estadual expanda cada vez mais”, ressaltou.

Leia Também:  Após décadas de espera, governador inaugura Contorno de Marechal Cândido Rondon

IMPACTO POSITIVO – A ExpoLondrina tem um impacto direto na região, impulsionando o comercio, a industria hoteleira, restaurantes e serviços, além da geração de empregos, fixos e temporários. “Esse é um dos grandes eventos do setor da América Latina, por isso o fomento ao turismo é importante, porque a feira movimenta o comércios, hotéis e gira a nossa economia. Hoje nós percebemos que além de toda a questão do agronegócio, que é a base do evento, o turismo também tem espaço como mercado. Agradeço ao Governo do Estado pelo apoio à programação”, afirmou Fernando Teixeira, presidente do Londrina Convention & Bureau.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA