NOVA AURORA

PARANÁ

Luta contra o feminicídio reúne 100 municípios na Caminhada do Meio-Dia

Publicado em

Mais de 100 cidades, de todas as regiões do Paraná, aderiram à segunda edição da Caminhada do Meio-Dia. O evento realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), nesta segunda-feira (22), integra a programação da Campanha Paraná Unido no Combate ao Feminicídio. A iniciativa teve ações tanto na Capital e, simultaneamente, em outras cidades do Estado.

Mulheres, homens, crianças, autoridades, representantes da sociedade civil organizada e lideranças religiosas se reuniram em memória das vítimas de feminicídio em todo o Paraná. Em Curitiba, mais de 2 mil pessoas se encontraram na Praça Santos Andrade e foram em direção à Boca Maldita. 

A secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, lembrou que o ato não foi uma simples caminhada, mas sim uma mensagem poderosa em memória das vítimas do feminicídio. “É uma declaração clara pelo fim da violência contra as mulheres. Cada passo que demos representa a nossa determinação de acabar com esse tipo de violência”, declarou.

Leia Também:  Arte, criatividade e diversão: MON divulga programação de férias de julho

“Representa, também, o nosso compromisso de, juntos, construirmos um novo tempo, em que todas nós mulheres possamos nos sentir mais seguras e respeitadas, livre de todas as formas de violência que deixam marcas, dor, sofrimento e danos irreparáveis às vítimas que sobrevivem, aos seus familiares e a toda a sociedade. Essa é uma luta pela vida, pela liberdade e pela paz. Precisamos do Paraná inteiro, unido no combate ao feminicídio e pelo fim da violência contra as mulheres” destacou.

A terapeuta Alessandra Dorte, que há seis anos sofreu uma tentativa de feminicídio, disse que a iniciativa representa muito. “Eu me desenvolvi para isso, para poder ajudar e me posicionar por essas mulheres. Para que a minha história sirva de exemplo para tantas outras”, ressaltou.

A 2ª edição da Caminhada do Meio-Dia conta, ainda, com o apoio de outras secretarias do Governo do Paraná, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), de clubes de serviço, como o Lions e o Rotary; e de entidades da sociedade civil, como o Conselho Estadual da Mulher.

Leia Também:  PR-445 terá 14 km de pistas liberadas e desvio para nova ponte a partir desta quarta-feira

DIA ESTADUAL – A data de 22 de julho foi escolhida em referência à morte da advogada Tatiane Spitzner, em Guarapuava. O Dia Estadual de Combate ao Feminicídio foi estabelecido pela lei 19.873/2019, sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior.

PARTICIPANTES – Em Curitiba, o evento contou com a presença da presidente da OAB Paraná, Marilena Winter; da desembargadora  do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), Ana Lúcia Loureiro; da delegada divisional da Polícia Civil, Luciana de Novaes; do procurador-geral do Estado, Luciano Borges; do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Sigurd Roberto Bengtsson; do secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni; da Secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira; além de representantes de outras secretarias do Governo do Paraná, de clubes de serviço, como o Lions e o Rotary; e de entidades da sociedade civil, como o Conselho Estadual da Mulher.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Em Japurá, Estado promove repovoamento do Rio Ivaí com 150 mil peixes nativos

Published

on

By

O Rio Ivaí, em Japurá, na região Noroeste, ganhou nesta sexta-feira (11) mais 150 mil peixes de espécies nativas do Paraná. A ação integra o projeto Rio Vivo, desenvolvido pela Superintendência Geral das Bacias Hidrográficas e Pesca (SDBHP), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). Além disso, com apoio de crianças da rede pública de ensino, houve o plantio de mudas de espécies nativas do Estado para a proteção da mata ciliar.

O repovoamento foi feito com traíras e lambaris, todos em estágio juvenil de desenvolvimento, ou seja, com maior índice de sobrevivência se comparado às solturas de alevinos. Neste sábado (12), a partir das 8 horas, a atividade se dará em Doutor Camargo (Noroeste), também no Ivaí, com a soltura de mais 150 mil peixes.

“O Ivaí é um dos rios mais importantes do Paraná, sem barragens, um lugar perfeito para pesca esportiva. Um verdadeiro tesouro natural que ganhou ainda mais vida com a soltura dessa nova leva de peixes”, afirmou o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca. “Esse evento que foi uma verdadeira aula ambiental de um Paraná cada vez mais sustentável”.

Leia Também:  Paraná vai isentar de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião

O programa Rio Vivo segue os critérios estabelecidos pela Resolução Sedest/IAT nº 10, para evitar a introdução de espécies exóticas nos rios e selecionar peixes com genética e tamanho ideais para o repovoamento.

A ação ambiental no Noroeste integra a segunda fase do projeto, iniciada em novembro de 2024, e prevê a soltura de 2,626 milhões de peixes nas bacias dos rios Tibagi, Piquiri, Iguaçu e Ivaí – no ciclo inicial, entre 2021 e 2022, foram soltos 2,615 milhões de peixes. O investimento nesta nova etapa é de R$ 557,8 mil.

A meta do Governo do Estado é repovoar as bacias locais com 10 milhões de animais, de espécies como traíra, pacu e pintado, até 2026.

PROJETO RIO VIVO – O Rio Vivo é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável em parceria com o Instituto Água e Terra, executada pela SDBHP a partir de 2021. O projeto prevê a conservação das principais bacias hidrográficas do Paraná, otimizando os usos da água e trabalhando na recomposição da ictiofauna e preservação dos ecossistemas locais.

Leia Também:  Com ampliação de atividades, Museu da Imagem e do Som triplica fluxo de visitantes

Além dos esforços para com o meio ambiente, a proposta estimula ações de educação ambiental com a população lindeira e crianças em idade escolar, incrementando o caráter social do Rio Vivo.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA