NOVA AURORA

PARANÁ

Secretária da Cultura destaca 140 anos do Guaíra em entrevista à TV Paraná Turismo

Publicado em

A secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, participou nesta sexta-feira (12) do jornal “Paraná em Pauta”, da TV Paraná Turismo, e anunciou importantes novidades da área. Entre os assuntos abordados na entrevista, a secretária falou sobre o início das celebrações de 140 anos do Teatro Guaíra, comemorados em 2024, a inauguração dos Núcleos Regionais de Cultura e a vasta programação de férias voltada para o público infantojuvenil nos equipamentos culturais do Estado.

Uma campanha foi lançada nas redes sociais, na primeira semana de julho, como primeira iniciativa nas comemorações pelo aniversário do Teatro Guaíra. A campanha difunde informações históricas, curiosidades, fatos importantes e bastidores deste que é um dos maiores complexos culturais da América Latina.

“É um ano de celebração. São 140 anos do Teatro Guaíra, 70 anos do Guairinha e 50 anos do Guairão. Estamos muito emocionados. Iniciamos a campanha com a marca dos 140 anos e celebraremos ao longo do ano inteiro”, disse Luciana. “A nossa orquestra, o balé do Teatro Guaíra, a Escola de Dança e o G2 farão itinerâncias. Eles têm trabalhado arduamente, com coreografias novas e maestros convidados de todo o Brasil, além de convidados internacionais.”

Leia Também:  Teatro Guaíra recebe Nando Reis com show "Voz e Violão" no dia 14 de abril

Outra grande novidade é o lançamento de uma série especial de televisão, chamada “O Palco e o Tempo”, que estreia na programação da TV Paraná Turismo na próxima quinta-feira (18) e segue no ar com novos episódios sempre às quintas, às 19h50, até o dia 19 de setembro. A apresentação é do diretor artístico do Teatro Guaíra, Áldice Lopes. ” A série mostrará os bastidores do teatro, as personalidades que ajudaram a construir essa história linda. ‘O Palco e o Tempo’ vale muito a pena assistir”, ressaltou Luciana. 

Luciana falou, ainda, sobre o lançamento de sete Núcleos Regionais de Cultura, inaugurados na primeira semana de julho. Os núcleos têm a função de otimizar o trabalho de descentralização dos recursos de fomento e qualificação por todo o Paraná. “Os Núcleos Regionais são mais do que um escritório da Secretaria de Cultura. Eles são braços direitos, atuando em fomento regionalizado. Vamos trabalhar intensamente na qualificação e no olhar regional, pois somos um estado muito diverso e cada região tem suas características e agora estaremos presentes”, afirmou a secretária. 

Leia Também:  Secretaria Municipal de Saúde de Nova Aurora comunica

“Este não é um trabalho que começa agora. É um esforço contínuo, desenvolvido ao longo dos últimos anos. Essa iniciativa é uma parceria sugerida pelo governador Ratinho Junior, visando a transversalidade com outras áreas.”

A entrevista fechou com destaque para a vasta programação de férias de julho nos equipamentos de cultura do Estado, com foco no público infantojuvenil. Oficinas, mediações, atividades lúdicas, brincadeiras, espetáculos, rodas de leitura e contação de história são apenas algumas das ações promovidas pelos museus e Biblioteca Pública do Paraná durante o período de férias escolares.

Para conferir a agenda completa e acompanhar todas as ações da Cultura Paraná e seus equipamentos, acesse:

www.cultura.pr.gov.br

Instagram: @cultura_parana 

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Unespar anuncia processo para contratação de 140 docentes

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  4,6 milhões de proprietários de veículos devem pagar IPVA no Paraná em 2023

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA