NOVA AURORA

PARANÁ

Sanepar oferece curso de manutenção hidráulica básica para mulheres em Bituruna

Publicado em

Estão abertas as inscrições para o Curso de Manutenção Hidráulica Básica para Mulheres, promovido pela Sanepar, em Bituruna, localizada na Região Sul do Paraná. Voltado exclusivamente para o público feminino, o curso é gratuito e oferece noções de hidráulica para mulheres que procuram adquirir novos conhecimentos, estimulando a sua autonomia no dia a dia e a qualificação para a geração de trabalho e renda.

“De uma forma bem simples e direta, durante o curso faremos a identificação de vazamentos, reparos, consertos de torneira e de registro de chuveiro, com dicas sobre vazamentos em vasos sanitários, válvula hidra e limpeza de caixa d’água. Também falamos um pouco sobre o corte de tubos, conexões, diâmetros, e a demonstração de uma ligação completa de esgoto, explicando cada uma das partes de uma ligação, que envolve caixa de gordura, caixa de passagem, válvula de retenção, entre outros”, explica a técnica da Sanepar, Roseli Fernandes, instrutora do curso.

Com apoio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Bituruna, estão sendo ofertadas quatro turmas para o curso, com carga horária de 8 horas, a ser realizado nos dias 30 e 31 de julho e 1º e 2 de agosto. Para participar, as interessadas precisam fazer a inscrição até o dia 25 de julho, diretamente no CRAS. Mais informações no telefone (42) 93505-0072.

Leia Também:  Média de cirurgias eletivas aumenta e Paraná pode bater recorde de procedimentos em 2023

SANEAMENTO – O curso faz parte do Programa de Intervenção Socioambiental da Sanepar, que promove iniciativas junto à comunidade em locais beneficiados por obras de água e esgoto. Visando promover a universalização dos serviços de saneamento, em Bituruna a Companhia ampliou recentemente a rede coletora de esgoto, beneficiando mais de 1,3 mil famílias residentes na Vila Mariana e no bairro São Vicente.

Serviço:

Curso de Manutenção Hidráulica Básica para Mulheres

Inscrições até o dia 25/07

Informações: (42) 93505-0072 – CRAS – Rua Maximiliano Gresele, 48 – Centro, Bituruna – PR.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Festival Paradesportivo movimenta municípios com mais de 550 participantes

Published

on

By

Na programação de abril, o Festival Paradesportivo das Regionais percorreu três cidades – Paranavaí (04/04), Cascavel (08/04) e Laranjeiras do Sul (11/04) – mobilizando mais de 550 participantes, de 26 municípios, em oficinas e vivências esportivas. A iniciativa é da Secretaria de Estado do Esporte (SEES), com apoio das prefeituras, e foi criada em 2024 com o foco de ampliar a visibilidade do paradesporto, proporcionando experiências com diferentes modalidades adaptadas para crianças, adolescentes e adultos com e sem deficiência.

As ações envolvem estudantes das redes estadual, municipal e particular de ensino, entidades especializadas no atendimento a pessoas com deficiência, profissionais de Educação Física e a comunidade em geral.

Em Paranavaí (Noroeste), o evento reuniu cerca de 256 participantes de 16 municípios da região, que tiveram vivências em modalidades como atletismo, golf-7 e futsal. Já em Cascavel (Oeste), participaram 126 pessoas de quatro municípios nas atividades de atletismo, badminton e basquete. Em Laranjeiras do Sul (Centro-Sul), o festival contou com 174 participantes vindos de seis cidades, experimentando o atletismo, golf-7 e bocha paralímpica.

Leia Também:  Estado divulga vencedor da pavimentação emblemática da rodovia de Doutor Ulysses

“São oficinas lúdicas, brincadeiras e esporte adaptado para crianças e adolescentes de todas as idades. O objetivo é mostrar que o esporte pode ser uma porta de saída para a pessoa com deficiência, dando visibilidade às suas habilidades. E como ninguém está livre de uma deficiência, a inclusão deve ser para todos”, destaca Renato Vieira Junior, coordenador do Paradesporto da SEES.

PARADESPORTO NA ESCOLA – Paralelamente ao festival, o projeto Paradesporto na Escola também esteve presente nas três cidades. A ação promove palestras e rodas de conversa em instituições de ensino públicas e privadas, abordando temas como inclusão, diversidade, convivência e oportunidades esportivas para pessoas com deficiência.

Em Paranavaí, o projeto impactou 150 acadêmicos de Educação Física e 370 alunos de três colégios estaduais. Cascavel contou com 310 alunos de dois colégios estaduais e 140 acadêmicos. Já em Laranjeiras do Sul, foram atendidos 65 alunos de um colégio estadual e 110 estudantes de um colégio municipal.

Leia Também:  Dia Mundial da Saúde: hábitos simples e acompanhamento periódico geram longevidade

PRÓXIMAS EDIÇÕES – O Festival Paradesportivo das Regionais está com datas confirmadas para 2025. Ao todo, serão realizadas mais 12 edições em diferentes regiões do Estado, sempre acompanhadas das atividades do Paradesporto na Escola.

Confira a programação:

26 a 27/05 – Umuarama

02 a 03/06 – Cianorte

01 a 02/07 – Foz do Iguaçu

29 a 30/07 – Litoral

04 a 05/08 – Curitiba

19 a 20/08 – Pato Branco

02 a 03/09 – Cornélio Procópio

10 a 11/09 – Ponta Grossa

16 a 17/09 – Campo Mourão

02 a 03/10 – Ivaiporã

07 a 08/10 – Londrina

15/11 – Intercentros (Comitê Paralímpico Brasileiro)

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA