NOVA AURORA

PARANÁ

Turismo rural: Estado promove oito Caminhadas da Natureza em julho

Publicado em

Para promover o turismo rural, o Governo do Estado, por meio do IDR-Paraná, promove ainda em julho oito novas Caminhadas da Natureza. Elas vão acontecer em Mandirituba (14 de julho), Ourizona (14 de julho), Cerro Azul (21 de julho), Mamborê (21 de julho), Paranaguá (21 de julho), Piraí do Sul (21 de julho), Rondon (21 de julho) e Sarandi (28 de julho).

A caminhada de Mandirituba percorre o circuito Mãe da Mata. Ela começa na Igreja Católica do Chimboveiro, tem 12 quilômetros de distância e tem 2 mil vagas disponíveis (400 pessoas já se inscreveram). O trajeto percorre propriedades de 15 famílias rurais e os tradicionais campos de camomila da cidade. Também estão previstos um café da manhã e um almoço.

Em Ourizona, a caminhada percorre o circuito da Festa do Milho, com 11 quilômetros de extensão. São 999 vagas. O trecho percorre plantações, pequenas cachoeiras e propriedades rurais da cidade, que fica nas imediações de Maringá. É necessário levar um quilo de alimento não perecível.

O dia 21 de julho terá cinco caminhadas. Em Cerro Azul, o circuito Caminhada do Bom Sucesso tem 10 quilômetros de extensão. Perto da Capital também serão realizadas a Caminhada Serra da Prata, em Paranaguá, com 11 quilômetros de extensão, com saída na Comunidade Maria Luiza, e o Circuito Cerro da Onça, em Piraí do Sul, com saída a partir do Santuário Nossa Senhora das Brotas, um dos mais suntuosos do Paraná. A caminhada tem 12 quilômetros de extensão e pode abrigar até 999 pessoas.

Leia Também:  UEM está entre as quatro estaduais do País que mais pesquisam biodiversidade

Em Mamborê, o Circuito do Gavião tem 10 quilômetros e pode receber até 2 mil pessoas. Os participantes passarão por trilhas e estradas e terão a possibilidade de contemplar cachoeiras e uma igreja subterrânea. Em Rondon, o Circuito Caminhos do Morango tem 13 quilômetros de extensão. Os turistas e moradores locais podem ter contato com plantações de morango e conhecer um pouco da história da agricultura familiar da cidade da região Noroeste.

Além dessas já estão confirmadas quatro caminhadas mês que vem: Engenheiro Beltrão (4 de agosto), Terra Rica (4 de agosto), Antônio Olinto (18 de agosto) e Maringá (18 de agosto). Ainda há dezenas de circuitos previstos até o fim do ano. O calendário completo dos eventos pode ser consultado AQUI. As inscrições devem ser feitas no mesmo site.

PROJETO – As Caminhadas na Natureza existem desde 2007 como uma política pública da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab). Além de valorizar a cultura local, o turismo rural se solidifica como mais uma fonte de renda para as famílias envolvidas na atividade. Em 2023, 97 circuitos das Caminhadas da Natureza atraíram 63 mil pessoas, que injetaram cerca de R$ 1,6 milhão na economia das cidades.

Leia Também:  Com foco na dengue, Estado habilita 14 leitos no Hospital Universitário de Ponta Grossa

De maneira geral, todas as caminhadas possuem pontos de parada, banheiros disponíveis, café da manhã com confraternização dos participantes, carros de apoio e possibilidade de almoço em algum dos pontos de parada. O IDR-Paraná e as Prefeituras ajudam a organizar os roteiros e promover os circuitos, o que ajuda a potencializar a economia de pequenas propriedades das cidades.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Em Japurá, Estado promove repovoamento do Rio Ivaí com 150 mil peixes nativos

Published

on

By

O Rio Ivaí, em Japurá, na região Noroeste, ganhou nesta sexta-feira (11) mais 150 mil peixes de espécies nativas do Paraná. A ação integra o projeto Rio Vivo, desenvolvido pela Superintendência Geral das Bacias Hidrográficas e Pesca (SDBHP), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). Além disso, com apoio de crianças da rede pública de ensino, houve o plantio de mudas de espécies nativas do Estado para a proteção da mata ciliar.

O repovoamento foi feito com traíras e lambaris, todos em estágio juvenil de desenvolvimento, ou seja, com maior índice de sobrevivência se comparado às solturas de alevinos. Neste sábado (12), a partir das 8 horas, a atividade se dará em Doutor Camargo (Noroeste), também no Ivaí, com a soltura de mais 150 mil peixes.

“O Ivaí é um dos rios mais importantes do Paraná, sem barragens, um lugar perfeito para pesca esportiva. Um verdadeiro tesouro natural que ganhou ainda mais vida com a soltura dessa nova leva de peixes”, afirmou o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca. “Esse evento que foi uma verdadeira aula ambiental de um Paraná cada vez mais sustentável”.

Leia Também:  Doença de Chagas: Saúde divulga cartilha que alerta para importância da prevenção e tratamento

O programa Rio Vivo segue os critérios estabelecidos pela Resolução Sedest/IAT nº 10, para evitar a introdução de espécies exóticas nos rios e selecionar peixes com genética e tamanho ideais para o repovoamento.

A ação ambiental no Noroeste integra a segunda fase do projeto, iniciada em novembro de 2024, e prevê a soltura de 2,626 milhões de peixes nas bacias dos rios Tibagi, Piquiri, Iguaçu e Ivaí – no ciclo inicial, entre 2021 e 2022, foram soltos 2,615 milhões de peixes. O investimento nesta nova etapa é de R$ 557,8 mil.

A meta do Governo do Estado é repovoar as bacias locais com 10 milhões de animais, de espécies como traíra, pacu e pintado, até 2026.

PROJETO RIO VIVO – O Rio Vivo é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável em parceria com o Instituto Água e Terra, executada pela SDBHP a partir de 2021. O projeto prevê a conservação das principais bacias hidrográficas do Paraná, otimizando os usos da água e trabalhando na recomposição da ictiofauna e preservação dos ecossistemas locais.

Leia Também:  Mão de obra e infraestrutura são diferenciais do Paraná para atrair empresas, aponta Barros

Além dos esforços para com o meio ambiente, a proposta estimula ações de educação ambiental com a população lindeira e crianças em idade escolar, incrementando o caráter social do Rio Vivo.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA