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Lottopar é 1ª loteria da América Latina com ferramenta para apostador fazer autoexclusão

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A partir desta quinta-feira (4), os apostadores que sentirem a necessidade de efetuar sua autoexclusão nos sites de apostas podem fazer diretamente no site da Lottopar, por este link, sem a necessidade de entrar em cada um dos operadores autorizados no Paraná. A efetivação da exclusão em todos os sites dos operadores autorizados pela Lottopar ocorrerá em até 24 horas após a solicitação feita pelo apostador ou pelo responsável legal dele. O sistema foi desenvolvido pela diretoria de operações da Lottopar.

A Lottopar foi a primeira loteria estadual a desenvolver essa funcionalidade, que se constitui em uma boa prática em jogo responsável. Ela não existe em nenhuma empresa de apostas da América Latina, fato comprovado pela Corporação Ibero-Americana de Loterias e Apostas (Cibelae), associação que reúne loterias estaduais dessa região, da qual a Lottopar faz parte. O mecanismo facilita para o apostador que por ventura não queira mais fazer apostas esportivas.

O diretor de operações da Lottopar, Fabio Veiga, afirma esta é mais uma iniciativa da autarquia visando o entretenimento saudável e seguro para o apostador paranaense. “A autoexclusão faz parte desta política do Jogo Responsável. Agora ficou muito mais simples e ágil para que o apostador sinalize que deseja parar de jogar, seja por um limite de tempo ou indefinidamente, sem a necessidade de entrar em cada um dos sites dos operadores para comunicar que quer deixar de jogar. Ele faz essa comunicação via plataforma da Lottopar”.

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No período da exclusão, a conta fica limitada apenas para consulta de histórico e saques de saldos remanescentes nos sites de apostas esportivas. O período mínimo da autoexclusão é de 30 dias, mas pode ser indefinido. A reativação do cadastro será automática após o prazo definido na autoexclusão.

CADA OPERADOR – Além da inclusão dessa funcionalidade no site da Lottopar, a ferramenta de autoexclusão continua sendo obrigatória no site de cada operador de aposta esportiva licenciado no Paraná. A Lottopar exige que os operadores mantenham ativa, dentro do site das operadoras de apostas esportivas, essa funcionalidade para que o apostador faça a solicitação da autoexclusão. Ao se autoexcluir em um site de operadora de apostas esportivas, no período de 24 horas, o solicitante será excluído de todos os outros sites de operadoras autorizadas pela Lottopar.

Além disso, os operadores devem oferecer ao apostador um canal de atendimento exclusivo para atender aos possíveis jogadores compulsivos. Isso possibilita que as pessoas sinalizem que não desejam mais utilizar esses sites de apostas esportivas por determinado período ou indefinidamente. Essas ações visando um jogo responsável são válidas para os sites de apostas esportivas licenciados pela Lottopar.

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JOGO RESPONSÁVEL – A ferramenta de autoexclusão faz parte das políticas do jogo responsável que estimulam um entretenimento seguro e saudável.  Com isso, o site do operador deverá conter elementos para garantir a transparência, informação adequada e proteção do usuário.

Esses elementos podem variar por operador, porém todos os operadores licenciados no Estado do Paraná devem apresentar, no mínimo, algumas informações, entre as quais as relativas à Política de Jogo Responsável. É preciso haver informações sobre práticas de jogo responsável, jogo saudável, incluindo limites de apostas, autoexclusão, ajuda para problemas de jogo e links para entidades e organizações de apoio especializado.

Fonte: Governo PR

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Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

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A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

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Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

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Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

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