NOVA AURORA

POLÍCIA

PCPR e Prefeitura de Ponta Grossa lançam programa para confecção de Carteiras de Identidade para crianças

Publicado em

A Polícia Civil do Paraná (PCPR), em parceria com a Prefeitura de Ponta Grossa e o Instituto Mundo Melhor, lançou o Programa Primeiros Passos. O programa tem como objetivo facilitar a emissão da Carteira de Identidade Nacional para crianças na primeira infância, abrangendo a faixa etária de 0 a 6 anos.

A prefeita Elizabeth Schmidt destacou que a iniciativa beneficiará principalmente a população carente, evitando a necessidade de deslocamento até o Instituto de Identificação. “Vamos facilitar o acesso dessas crianças ao documento de identidade. Várias entidades estão colaborando para garantir esse direito às crianças”, afirmou.

O programa conta com a colaboração do Instituto Mundo Melhor, do Conselho Nacional de Justiça, da Vara de Infância e Juventude e do Distrito 4730 do Rotary Brasil. Inicialmente, dois servidores da Guarda Civil Municipal estão capacitados para emitir os documentos. A previsão é de 10 mil atendimentos anuais, incluindo emissão e renovação de carteiras de identidade, além de cursos online certificados.

A secretária municipal da Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski, ressaltou a importância da carteira de identidade como um elemento fundamental para a cidadania e inclusão. “A carteira de identidade é a chave para a cidadania, garantindo mais proteção e direitos para as nossas crianças”, destacou.

Leia Também:  Mais de meia tonelada de maconha é apreendida pelo BPRv em situações distintas no Noroeste do estado

Durante o evento de lançamento, a presidente do Instituto Mundo Melhor, Cirlei Simão Pauliki, ressaltou a importância de levar cidadania às crianças e mencionou que o programa oferecerá capacitação online para professores e familiares. “Vamos disponibilizar conteúdos de prevenção e promoção à saúde infantil em vídeo aulas, através do Projeto Linha da Vida, em parceria com a Santa Casa, para uso de professores e familiares das crianças atendidas pelo Programa Primeiros Passos”, explicou.

Representando a Polícia Civil do Paraná, o agente de polícia judiciária e coordenador do programa PCPR na Comunidade, João Mário Goes, enfatizou a união de esforços para proporcionar serviços essenciais à sociedade. “Este programa é a realização do sonho de muitos pais e mães que desejam construir uma vida de cidadania para seus filhos”, disse.

Evento de Lançamento:
O lançamento oficial do programa ocorreu nesta quinta-feira (27), no Centro Municipal de Educação Infantil Professora Itamara, em Ponta Grossa.

Os equipamentos para a confecção dos documentos foram doados pelo Rotary Distrito 4730. O governador do Rotary Distrito 4730, Laerzio Chiesorin Junior, destacou a importância do projeto para a cidadania. “Essa iniciativa é fundamental para conceder cidadania desde o início para as crianças, unindo a iniciativa privada e o poder público em prol do bem-estar da população”, afirmou.

Leia Também:  PMPR intensificará policiamento no centro de Curitiba durante o carnaval, visando garantir a segurança da comunidade

Com essa iniciativa, a PCPR e a Prefeitura de Ponta Grossa esperam promover a inclusão social e garantir que todas as crianças tenham acesso à documentação básica, essencial para o exercício pleno da cidadania.

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

PCPR prende homem por desmatar área de proteção ambiental em Curitiba

Published

on

By

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um homem suspeito de ser o responsável por desmatar uma área de proteção ambiental, aterrando uma nascente e devastando uma área de mata atlântica, pertencente ao Município de Curitiba. A ação aconteceu nesta quinta-feira (10), na mesma região.

A investigação apontou que o suspeito atuava de forma recorrente em áreas de proteção ambiental, promovendo desmatamento com o objetivo de comercializar terrenos públicos de forma irregular. 

Conforme o delegado da PCPR Guilherme Dias, esta não é a única área afetada pela ação do investigado.

“As máquinas utilizadas na prática do crime ambiental foram apreendidas e os demais objetos empregados na devastação foram destruídos com o objetivo de impedir novas ações semelhantes”, explica.

O delegado ainda ressalta que a PCPR atua em conjunto com a Prefeitura de Curitiba em ações voltadas à proteção de áreas públicas que têm sido alvo de invasões e comercialização ilegal.

O suspeito irá responder pelos crimes de poluição e desmatamento de área de mata atlântica, com penas que podem chegar a oito anos de reclusão. 

Leia Também:  Solenidades em três cidades do Paraná celebram formaturas do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos da PMPR

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA