NOVA AURORA

PARANÁ

Alunos de 2024 do Ganhando o Mundo começam a retornar com bagagem cheia de aprendizado

Publicado em

Vindos diretamente da Austrália, desembarcaram nesta terça e quarta-feira (25 e 26), no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, 54 alunos da rede estadual de ensino que participaram da edição de 2024 do programa Ganhando o Mundo.

O programa de intercâmbio do Governo do Estado levou, entre os meses de janeiro e fevereiro, mil estudantes para cinco países de língua inglesa. Uma oportunidade de estudar, durante seis meses, curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil.

O desembarque encerra com sucesso a jornada internacional de aprendizagem, cujo processo seletivo envolveu mais de 12 mil candidatos em 2023. Ao todo, 400 estudantes foram enviados ao Canadá, 250 à Austrália, 250 à Nova Zelândia, 50 aos Estados Unidos e 50 à Inglaterra.

O primeiro grupo, os 50 alunos que foram para a Inglaterra, voltou na semana passada. Eles estudaram nas cidades de Bristol, Easbourne, Bournemouth, Brighton e Ipswich.

NOVAS HABILIDADES – Ariel Mascotte, de 16 anos, foi recebido com festa pela família ao chegar em casa. Morador do município de Pitangueiras, Norte do Estado, o jovem passou seis meses em Toowoomba, cidade australiana no estado de Queensland.

“Ainda estou assimilando tudo que vivenciei. Foram meses inesquecíveis onde pude perceber não somente minha evolução na fluência do inglês. Desenvolvi novas habilidades e me percebo mais independente e destemido desde que deixei o Brasil no começo do ano”, afirma.

Para o jovem, a experiência representa um divisor de águas em seu desenvolvimento pessoal. “Certamente o intercâmbio abrirá portas no mercado de trabalho, principalmente nos setores de tecnologia e relações internacionais”, diz o aluno que já nesta quinta-feira (27) foi recepcionado pelos colegas do Colégio Estadual Odete Borges Botelho, onde estuda.

Leia Também:  Sem novos casos confirmados, boletim da Mpox inclui dois suspeitos da doença no Paraná

No final de semana haverá mais comemoração. “Minha família organizou uma festa de recepção para oficializar meu retorno. Chamaram toda a família e meus melhores amigos, para que eu possa matar a saudade de todo o mundo”, comemora.

DESENVOLVIMENTO PESSOAL – Para Morgana Bertoldo, 16 anos, a experiência impulsionou seu amadurecimento enquanto estudante e indivíduo. A jovem ficou em Woombye, subúrbio da cidade de Nambour, também em Queensland.

“Sem sombra de dúvidas, em termos de crescimento pessoal, o que mais desenvolvi foi independência. Se a gente tivesse dúvidas na escola, não tinha amigo para perguntar por você. Se a gente precisasse de alguma coisa no mercado, era a gente quem tinha que pedir. Se queria sair final de semana, era a gente que organizava os horários de ônibus, volta, destino, etc. Percebi que sou capaz de organizar minha própria rotina e isso foi transformador”, relata.

Morgana desenvolveu também fortes laços de afeto com a comunidade escolar australiana e com a sua host family (família anfitriã).

“A minha host family tinha um pai, uma mãe e duas crianças, uma de 14 e outra de 9 anos. Eles vieram da Itália, mas a meninas nasceram na Austrália. Isso fez com que eu tivesse três países para comparar: Brasil, Austrália e Itália. Eles me lembravam muito a minha própria família, com as piadas do pai, a preocupação da mãe, a relação das irmãs. Inclusive eu me apeguei muito à mais velha. Somos muito parecidas”, recorda.

Leia Também:  Comércio com 36 países: Paraná tem melhor semestre da história na exportação de ovos

Orgulhosa por representar os estudantes brasileiros no país estrangeiro, Morgana surpreendeu a própria equipe da Nambour State College, onde estudou no período. “A escola já tinha recebido um intercambista brasileiro só que ele deu muito trabalho, então eles estavam bem receosos em receber outros cinco. No final, a nossa coordenadora disse que a gente tinha dado uma ótima impressão do nosso país e estado, tanto por nossas notas quanto pelo comportamento. Isso tudo é fruto da nossa educação aqui”, conclui.

Os próximos desembarques dos estudantes enviados à Austrália e Nova Zelândia estão programados para acontecerem até a segunda semana de julho.

O PROGRAMA – Criado em 2019 pelo Governo do Estado e desenvolvido pela Secretaria da Educação como uma iniciativa de intercâmbio estudantil, o Ganhando o Mundo já levou 1.240 estudantes da rede estadual de ensino para países de língua inglesas da América do Norte, Europa e Oceania.

O Ganhando o Mundo Professores teve sua primeira edição no Canadá e Finlândia – na qual participaram 96 docentes. As vagas foram abertas para professores ou pedagogos cursistas e professores ou pedagogos formadores do programa de educação continuada “Formadores em Ação”.

Depois de estudantes, professores e pedagogos, os diretores da rede estadual terão uma experiência internacional. O anúncio foi feito em fevereiro. O programa levará, ainda em 2024, 200 gestores das escolas estaduais para uma capacitação de duas semanas no Chile, com embarques previstos para agosto. O investimento será de cerca de R$ 5 milhões.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

Published

on

By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município. 

Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.

“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba. 

Leia Também:  AGU defende constitucionalidade do projeto Parceiro da Escola

MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.

As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.

“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.

DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.

Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen. 

Leia Também:  Sustentabilidade: IDR-Paraná difunde conhecimento na 20ª Jornada de Agroecologia

No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C. 

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA