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Fomento Paraná é destaque em reconhecimento do BNDES a agentes financeiros

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A Fomento Paraná, instituição financeira do Governo do Estado, foi reconhecida pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) como destaque no País entre agentes financeiros nas categorias Microcrédito, FGI (Fundo Garantidor para Investimentos) e Canal MPME (Micro, Pequenas e Médias Empresas). A cerimônia de Reconhecimento BNDES a Agentes Financeiros Destaques 2023 foi realizada na terça-feira (25), em São Paulo.

O BNDES é o principal parceiro do Sistema Nacional de Fomento, que congrega todas as agências de fomento e bancos de desenvolvimento do País, por meio de uma rede de mais de 60 agentes financeiros parceiros. São bancos comerciais e públicos, cooperativas de crédito, bancos cooperativos, agências de fomento, entre outros.

O objetivo do “Reconhecimento BNDES: Agentes Financeiros Destaques” é agradecer aos parceiros que apresentam um desempenho destacado em uma relação de indicadores definida a cada ano. Representaram a instituição paranaense o conselheiro de Administração Vilson Ribeiro de Andrade e o assessor de Planejamento e Gestão Estratégica, Gustavo Mattana.

O diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves, avaliou como muito importante obter reconhecimento do principal parceiro do Sistema Nacional de Fomento, pois a instituição recebeu reconhecimento em três categorias de indicadores.

“Ficamos na terceira colocação na categoria de operação de intermediação de microcrédito, numa posição bastante importante no país, principalmente o BNDES reconhecendo o volume de operações de microcrédito que efetuamos com recursos desta fonte”, afirmou. “Também obtivemos a primeira colocação na intermediação de um grande instrumento de garantia de que é o FGI.”

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CANAL MPME – O Canal MPME (Micro, Pequenas e Médias Empresas) é um critério que considera propostas encaminhadas pelo canal e concluídas no prazo de até 90 dias, por parceiro do BNDES que tenha recebido ao menos 2,5 mil propostas. A Fomento Paraná recebeu mais de 10.500 propostas por este canal e deu encaminhamento a 100% dos pedidos no prazo.

“O Canal MPME é uma ferramenta importantíssima para a Fomento, pois através dos leads e indicações que recebemos neles conseguimos levar as opções de crédito a todo o Estado e disponibilizamos aos correspondentes bancários da nossa Rede de Parceiros”, afirma Juliano Adão de Matos, assistente de Mercado responsável por recepcionar os pedidos do Canal MPME. O objetivo desse canal é facilitar o acesso aos parceiros conectados, iniciando o processo de financiamento ou de aproximação com outros serviços.

“Em relação à utilização do canal direcionado para as micro e pequenas empresas, conseguimos colocar um bom volume de operações. E mais do que isso, converter operações em créditos para nossos empresários em menos de noventa dias”, destacou o diretor-presidente da Fomento Paraná.

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FUNDO GARANTIDOR – A instituição também foi reconhecida como destaque em 1º lugar na categoria BNDES FGI, que avalia o número de clientes com operações de crédito garantidas por agente financeiro pelo FGI – Fundo Garantidor para Investimentos e FGI PEAC. A Fomento Paraná fechou 2023 com 736 empreendimentos beneficiados com esse tipo de garantia no ano, com R$ 112 milhões em crédito liberado pela empresa.

Por fim, a Fomento Paraná ficou em terceiro lugar entre agentes financeiros que apoiaram o maior número de clientes com operações de microcrédito. Foram atendidos no ano passado 8.996 empreendimentos entre informais, MEIs e microempresas, com R$ 92,4 milhões contratados pela Fomento Paraná.

Confira o resultado em cada indicador e os três agentes financeiros que mais se destacaram:

MICROCRÉDITO

1 – Ailos (sistema de cooperativas)

2 – Badesc

3 – Fomento Paraná

FGI TRADICIONAL

1 – Fomento Paraná

2 – Desenvolve SP

3 – Barinsul

CANAL MPME

1 – Fomento Paraná

2 – Sicredi

3 – Credisol

Fonte: Governo PR

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Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

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A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

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Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

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Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

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