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DER/PR lança manuais de gerenciamento de obras e de projetos

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O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), publicou os seus novos manuais de gerenciamento de obras e de projetos. Os volumes estão disponíveis gratuitamente para download no portal do DER/PR.

Os manuais contemplam todas as mudanças técnicas, legislativas e tecnológicas desenvolvidas nas últimas décadas, sendo uma ferramenta para engenheiros do DER/PR responsáveis pela fiscalização de obras rodoviárias ou pela elaboração de projetos. Eles também são uma importante fonte de informações para estudantes, pesquisadores e profissionais da área de engenharia rodoviária no Paraná e em outros estados.

O Manual de Gerenciamento de Projetos Rodoviários tem 248 páginas e substitui a versão anterior, de 2007. Já o Manual de Gerenciamento de Obras Rodoviárias conta com dois tomos, de 123 páginas e 258 páginas, e substituem o material atualizado pela última vez em 2010.

Nesta ocasião também foi lançada a coletânea Padronização de Projetos, que passa a ser a referência para engenheiros e empresas projetistas na elaboração de projetos, detalhando a estrutura a ser seguida, bem como o modo de apresentação dos estudos e folhas de cada tipo de projeto. Essa coletânea substitui o antigo Álbum de Projetos-Tipo de 1996.

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PESQUISA E DESENVOLVIMENTO – Essas publicações foram organizadas pela Coordenadoria de Pesquisa e Desenvolvimento do DER/PR, em uma iniciativa de modernizar e criar padrões para os diferentes aspectos das obras executadas pelo departamento na malha rodoviária paranaense.

No ano passado já foram publicadas a coletânea Especificações de Serviços Rodoviários, o volume Especificações de Materiais para Serviços Rodoviários, os dois volumes das Especificações de Ensaios Tecnológicos para Serviços Rodoviários, e o Manual de Execução de Serviços Rodoviários, abordando aspectos mais cotidianos do dia a dia das obras do DER/PR, e também utilizados como referência na elaboração de editais de licitação.

Todas essas publicações estão disponíveis no portal do DER/PR, na página de Manuais e na página de Normas e Custos Rodoviários.

Fonte: Governo PR

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Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

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A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

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Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

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Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

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