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Símbolo do autismo é incluído nos assentos preferenciais dos ônibus da RMC

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No Dia do Orgulho Autista, celebrado em 18 de junho, a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) anuncia a conclusão de uma importante iniciativa voltada à inclusão e à conscientização. O símbolo do autismo está incorporado aos assentos preferenciais dos ônibus do Transporte Coletivo da Região Metropolitana de Curitiba – RMC, abrangendo 847 veículos que circulam pelos 23 municípios que fazem parte do sistema.

A incorporação iniciou no mês passado e representa um avanço na promoção do respeito e da acessibilidade.

A ação visa ampliar a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e garantir que esse público possa usufruir dos assentos preferenciais, um direito assegurado pela legislação. Conforme a Lei Berenice Piana (12.764/2012), que criou a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, que equipara o autista à pessoa com deficiência (PcD), eles têm direito a atendimento prioritário em serviços públicos e privados, e também no transporte coletivo.

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O diretor-presidente da Amep, Gilson Santos, destaca que a iniciativa é parte de um esforço contínuo para promover a inclusão e garantir que o transporte público seja um espaço acolhedor e acessível para todos. “A inclusão do símbolo do autismo nos assentos preferenciais e nos avisos sonoros é um passo importante para aumentar a visibilidade quanto às necessidades das pessoas com autismo e promover um ambiente de maior compreensão e respeito”, disse.

A Amep está implantando gradativamente um sistema de aviso sonoro nos veículos que possuem sistema de som interno. Ele informa aos passageiros sobre a prioridade dos assentos preferenciais, reforçando a importância de ceder o lugar para quem realmente necessita.

DATA – O Dia do Orgulho Autista foi celebrado pela primeira vez em 2005, pelo grupo Aspies for Freedom (AFF), do Reino Unido, e tornou-se um evento global que é amplamente comemorado on-line. A data surgiu para combater estereótipos sobre o TEA.

Fonte: Governo PR

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Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

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A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

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Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

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Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

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