PARANÁ
Em congresso, IAT destaca papel do Estado na preservação de espécies ameaçadas
Publicado em
17 de junho de 2024por
Itajuba TadeuO Instituto Água e Terra (IAT) será um dos protagonistas do 47º Congresso da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), que começa nesta terça-feira (18) e vai até sábado (22), no Parque Barigui, em Curitiba. Com o tema “Zoológicos e Aquários como espaços de conexão com a natureza”, o evento contará com palestras, mesas-redondas e minicursos sobre temas ligados às diferentes formas de interação das pessoas com a natureza. A inscrição pode ser feita AQUI.
No encontro, representantes do IAT vão participar de palestras para sobre a importância da proteção da fauna nativa e ameaçada. Na quinta-feira (20), a gerente de Biodiversidade do órgão ambiental, Patricia Accioly Calderari da Rosa, vai compor uma mesa-redonda sobre as populações de espécies ameaçadas no Paraná. Já a chefe da Divisão de Estratégias para Conservação do Instituto, Amanda Beltramin, ministra, também na quinta, uma palestra sobre a importância da lista de espécies ameaçadas do Paraná.
“Esse é um evento com referência nacional que acontece anualmente em diversas cidades do País e conta com diversos profissionais das áreas de biologia, zootecnia e medicina veterinária. A última vez que o Congresso aconteceu em Curitiba foi há 30 anos, por isso aproveitaremos a oportunidade para tratar da lista atualizada de espécies ameaçadas de extinção e o papel do Estado na preservação de espécies ameaçadas”, explica Patricia.
- IAT apresenta ao setor produtivo adequações na regulamentação da suinocultura no Paraná
- Com nova categoria voltada a municípios, Estado abre inscrição para o Selo Clima 2024
PROGRAMAS – Além das palestras, o IAT terá dois espaços fixos no evento. Um deles será um estande focado em divulgar projetos ambientais do Governo do Estado, como o Paraná Mais Verde, que promove ações de restauração ambiental, e o Parques Paraná, iniciativa de qualificação das Unidades de Conservação (UCs) do Estado para a visitação, aliando os cuidados com a natureza com o turismo ecológico.
O outro local é uma tenda onde o Núcleo de Educação Ambiental do órgão fará uma exposição sobre fauna vitimada.
SEMINÁRIO ESTADUAL – Também nesta semana, o IAT participa do Seminário Estadual de Serviços Ecossistêmicos, que acontece a partir de quarta-feira (19) no Theatro Municipal de Antonina, no Litoral do Estado. Promovido pela prefeitura em parceria com a Itaipu Binacional, a iniciativa proporciona a troca de experiências, saberes e boas práticas sobre a gestão de recursos ambientais.
Durante o evento, os representantes do Instituto vão divulgar ações de incentivo às políticas municipais de conservação da natureza em palestras e mesas-redondas, incluindo o Pagamento por Serviços Ambientais, o Uso Público de áreas protegidas e o ICMS Ecológico por Biodiversidade. Entre essas iniciativas, o principal destaque é o ICMS, que apenas em 2023 distribuiu R$ 566.794.275,70 para 274 municípios paranaenses que abrigam áreas protegidas ou mananciais de abastecimento público de água.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Incubada no Tecpar, startup quer aumentar eficiência do processo de geração de energia solar
Published
4 minutos agoon
14 de abril de 2025By

Uma solução inovadora para reduzir custos e aumentar a eficiência no setor de energias renováveis está sendo desenvolvida com o apoio do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). A proposta é da i9+ Baterias Elétricas e Energias, empresa selecionada no mais recente edital da Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec), voltado ao fomento de empreendimentos de base tecnológica.
Com o apoio da Intec, a empresa trabalha na criação de um equipamento que avalia a eficiência e a degradação dos painéis solares, chamado Traçador de Curva IxV de baixo custo para módulos solares fotovoltaicos.
Os traçadores são utilizados para diagnosticar problemas nos módulos fotovoltaicos, como condições de sombreamento, conexões defeituosas ou de degradação, e também para medir o potencial de geração de energia desses painéis.
O gerente do Creative Hub do Tecpar, Rogério Moreira de Oliveira, explica que muitos painéis que são descartados após um período de vida útil ainda têm condições de gerar energia. O projeto da i9+ propõe uma segunda aplicação para esses painéis, ou seja, que eles sejam usados para formar módulos para geração fotovoltaica com 70% de vida útil de geração de energia – e todos dentro do mesmo padrão.
“Para conseguir identificar esses padrões e saber o quanto cada um desses painéis ainda está gerando de energia, será aplicado o traçador de curva que está sendo desenvolvido. O equipamento faz essa identificação para que seja possível montar estações para geração de energia fotovoltaica, usando painéis com a mesma capacidade”, diz.
Sandro Moreira, CEO da i9+, ressalta que ter apoio do Tecpar neste projeto é fundamental, porque permite contar com infraestrutura especializada, suporte técnico e conexões estratégicas. Para ele, isso facilita tanto o aprimoramento do produto quanto sua futura inserção no mercado.
“Buscamos a Intec para acelerar o desenvolvimento e a validação do nosso produto, aproveitando a estrutura e o suporte oferecidos. Nosso objetivo com essa parceria é transformar a inovação em uma solução viável para o mercado, garantindo acesso a recursos tecnológicos e networking qualificado”, salienta.
Por ter sido selecionada na modalidade residente do programa da Intec, a i9+ Baterias contará com um espaço físico para estabelecer sua linha de desenvolvimento, além de todos os recursos que o Tecpar, via Creative Hub, coloca à disposição das incubadas.
“A Intec pode dar o aval necessário para um projeto que está iniciando e que muitas vezes ainda é desconhecido no mercado. Pelo fato de ter sido selecionada por uma incubadora tecnológica, essa empresa já ganha uma visibilidade diferenciada frente ao mercado, e na medida que o projeto necessite, ela recebe todo o apoio das mentorias nas áreas de negócio e tecnologia”, enfatiza o gerente do Creative Hub.
DIFERENCIAL – O CEO da i9+ explica que o produto que está sendo desenvolvido com o apoio da Intec se destaca por integrar, em um único equipamento, a medição elétrica e a captura de parâmetros ambientais para a avaliação do desempenho e da degradação dos módulos fotovoltaicos. Segundo ele, não há indícios de que exista no Brasil o desenvolvimento de hardware e de software dessa natureza.
“Nosso produto atende a necessidade de monitoramento e análise do desempenho dos painéis fotovoltaicos. Ele permite prever falhas e otimizar a geração de energia, garantindo maior eficiência e durabilidade dos sistemas solares. Isso representa economia para os consumidores e maior confiabilidade para o setor”, afirma.
De acordo com Sandro Moreira, ao utilizar métodos avançados – que combinam diversos tipos de análises e Inteligência Artificial – o sistema da i9+ corrige e processa os dados coletados, possibilitando comparações precisas com as especificações dos fabricantes e com registros históricos.
Embora existam diversos tipos e marcas de traçadores no mercado, seus custos ainda são bastante elevados. Este é outro diferencial do produto da i9+. “Essa abordagem integrada e de baixo custo confere uma análise mais abrangente e automatizada, diferenciando-o dos traçadores convencionais disponíveis tanto no mercado nacional quanto internacional”, destaca.
Nossa tecnologia tem impacto positivo no meio ambiente, pois contribui para o melhor aproveitamento da energia solar, reduzindo desperdícios e incentivando o uso de fontes limpas e renováveis. Além disso, beneficia o setor energético, permitindo diagnósticos mais precisos e manutenção preventiva em instalações fotovoltaicas.
EDITAL – A Intec está com edital aberto até 2026 para novos ingressos de empresas ou startups interessadas em participar do seu programa de incubação.
Atualmente, sete startups de base tecnológica participam do programa de incubação do Tecpar, e outras duas estão em processo de adesão. A intenção do instituto é chegar a 20 empresas apoiadas.
A oportunidade é voltada para empresas de base tecnológica, ou seja, aquelas que investem em tecnologia nos seus processos, no desenvolvimento de seus produtos, e que sejam, preferencialmente, empresas de hardware.
Para se candidatar a uma vaga, os participantes precisam demostrar inovação em seu projeto de produtos, serviços ou modelos de negócio inovadores, conforme critérios que serão avaliados por uma banca examinadora.
Fonte: Governo PR

Incubada no Tecpar, startup quer aumentar eficiência do processo de geração de energia solar

19ª edição do Boletim Informativo do Consij e CIJ

Inscrições para concursos da PM e Corpo de Bombeiros do Paraná estão abertas

Técnicos do Paraná apresentam ações de monitoramento do crédito fundiário em Brasília

Deputado Moacyr Fadel (PSD) destaca importância de investimentos em educação
PARANÁ


Incubada no Tecpar, startup quer aumentar eficiência do processo de geração de energia solar
Uma solução inovadora para reduzir custos e aumentar a eficiência no setor de energias renováveis está sendo desenvolvida com o...


Técnicos do Paraná apresentam ações de monitoramento do crédito fundiário em Brasília
Servidores do Sistema Estadual de Agricultura (Seagri) participaram na semana passada, em Brasília, do Seminário Nacional de Pós-Contratação do Programa...


Inscrições para concursos da PM e Corpo de Bombeiros do Paraná estão abertas
Abriram nesta segunda-feira (14) as inscrições para o concurso público que vai contratar 2 mil soldados da Polícia Militar do Paraná...
POLÍCIA


PCPR e PMPR prendem três pessoas durante operação contra o tráfico de drogas no Noroeste
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu três homens, de 21, 38 e 45 anos, por tráfico e associação para...


PCPR prende 17 pessoas em megaoperação contra o tráfico de drogas no Sudoeste
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu 17 pessoas durante uma operação deflagrada em combate a uma organização criminosa voltada...


PCPR prende homem suspeito de homicídio ocorrido em Sarandi
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente um homem investigado pelo homicídio que vitimou Carlos Eduardo Garcia da Silva....
ENTRETENIMENTO


Mariano e Jakelyne exibem ensaio pré-wedding às vésperas de casamento: ‘3 dias’
Mariano, de 38 anos, compartilhou o álbum do ensaio pré-wedding com a influenciadora Jakelyne Oliveira, de 32, neste sábado (12),...


Sabrina Petraglia abre álbum de cliques do aniversário do filho Leo, o caçula: ‘Meu Leo’
Sabrina Petraglia, de 41 anos, compartilhou com os seguidores do Instagram, neste sábado (12), um álbum de cliques do aniversário...


Dani Souza celebra aniversário das filhas e declara: ‘Gêmeas mais lindas do mundo’
A modelo Dani Souza, de 44 anos, celebrou o aniversário das filhas neste sábado (12), e declarou todo seu amor...
ESPORTES


Atlético-MG empata com o Vitória em jogo dramático no Mineirão
Em um jogo tenso e cheio de reviravoltas, o Atlético-MG empatou em 2 a 2 com o Vitória neste domingo,...


Fortaleza e Internacional empatam em jogo polêmico no Castelão
Fortaleza e Internacional ficaram no 0 a 0 neste domingo, no Estádio Castelão, em partida válida pela terceira rodada do...


Santos sofre derrota nos acréscimos para o Fluminense e aumenta pressão sobre o técnico
O Santos continua sua saga sem vitórias no Campeonato Brasileiro. Neste domingo, o Peixe foi derrotado pelo Fluminense por 1...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
POLÍTICA PR7 dias ago
Bancada Feminina recebe projeto que cria 1º Câmara do TJPR especializada em violência doméstica e familiar
-
PARANÁ4 dias ago
Rede da Copel para proteger subestações de ataques cibernéticos é premiada
-
POLÍTICA PR5 dias ago
Deputado Cobra Repórter (PSD) celebra aprovação de projeto que torna Rolândia a
-
POLÍTICA PR6 dias ago
Audiência pública debate decreto que limita cidadania italiana