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Governo do Paraná investe R$ 870 milhões em 100 km de novos contornos rodoviários

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Com a entrega do Contorno de Jandaia do Sul e a retomada das obras do Contorno de Palotina, oficializadas pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior semana passada, o Governo do Paraná acelera o andamento do cronograma de entregas de novas rodovias, desafogando o trânsito pesado de centros urbanos. Ao todo, o investimento vai superar R$ 870 milhões para mais de 100 quilômetros.

Entre os concluídos, além de Jandaia do Sul, estão o de Francisco Beltrão, Pato Branco, Wenceslau Braz, Marechal Cândido Rondon, Peabiru, a duplicação do Contorno de Cascavel e os dois contornos ligados à pavimentação da Estrada Boiadeira, em Icaraíma e Santa Eliza, distrito de Umuarama.

O Contorno de Jandaia do Sul, no Vale do Ivaí, tem início logo após o limite com Cambira e segue pelo norte do município até o trevo rodoviário da BR-376 (acesso para Mandaguari) com a BR-369 (acesso para o distrito de São José). Ele recebeu investimento de R$ 179 milhões, fruto de um acordo judicial com a Viapar, e tem seis quilômetros de extensão.

Outras entregas recentes foram em Wenceslau Braz, Francisco Beltrão e Marechal Cândido Rondon. O do Norte Pioneiro viabiliza a ligação entre a PR-092 e a PR-422, facilitando os acessos a Santana de Itararé e São José da Boa Vista, e também à divisa entre Paraná e São Paulo. Ele tem três quilômetros de extensão, foi inaugurado em agosto do ano passado, e recebeu R$ 12 milhões de investimento.

Também em agosto, Francisco Beltrão recebeu um novo trecho da PR-475, ou Contorno Noroeste José Richa, que resolve um gargalo logístico da cidade mais populosa do Sudoeste. O investimento, de mais de R$ 48 milhões simboliza o encerramento de uma espera de anos dos beltronenses para a retirada do trânsito pesado de dentro da cidade. São 5,6 quilômetros de extensão.

O governador também inaugurou em maio deste ano o Contorno Oeste de Marechal Cândido Rondon, na região Oeste. O trecho de seis quilômetros é uma nova rodovia, batizada de PR-970, que permite uma ligação mais ágil e segura entre a PRC-467 e a BR-163. O Governo do Estado investiu R$ 38 milhões na obra, que era aguardada há dez anos pela população.

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Em Pato Branco, o Contorno Noroeste (PR-916), inaugurado em 2021, liga a BR-158 à PR-493 tira o tráfego pesado do perímetro urbano da cidade, equacionando os problemas de circulação. São 5,28 quilômetros, num investimento de R$ 28 milhões. Em Peabiru, o investimento, dentro do acordo com a Viapar, foi de R$ 106 milhões. Foram construídos seis quilômetros de uma rodovia que liga a PR-317 ao norte da cidade com a PRC-158 ao sul.

Uma das obras mais emblemáticas não é uma construção, mas uma duplicação. O governador Ratinho Junior inaugurou em novembro do ano passado a duplicação do Contorno Oeste de Cascavel, na região Oeste. O empreendimento, fruto de um investimento de R$ 123 milhões, é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado, governo federal e a Itaipu Binacional.

A obra no contorno contemplou 14,28 quilômetros de construção de pistas paralelas ao antigo contorno e uma nova via de acesso de 4,79 quilômetros entre o contorno e o centro da cidade, por meio da Avenida Brasil e da Avenida das Torres, totalizando mais de 19 quilômetros de obras entregues. Ao todo, segundo o projeto, mais de 500 mil moradores de Cascavel serão beneficiados diariamente pela duplicação do trecho.

Por fim foram construídos dois contornos na pavimentação da Estrada Boiadeira, concluída em 2023. Foram investidos mais de R$ 281 milhões na obra como um todo, também da parceria da Itaipu Binacional. O contorno de Icaraíma tem 10 quilômetros de extensão e o de Santa Eliza, 3,9 km.

EM OBRAS – Nesse momento estão em andamento as obras e projetos de outros contornos. Com o cronograma bem avançado, o Contorno Norte de Castro deve ser concluído nos próximos meses. Os condutores terão uma nova opção de ligação entre a PR-151 e a PR-090, retirando o tráfego de veículos pesados do perímetro urbano e facilitando o acesso às grandes indústrias locais. São 15,6 quilômetros de rodovia nova.

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O Contorno de Palotina é um dos anúncios da semana. O governador assinou a ordem de serviço de retomada das obras, que serão executadas em parceria com a C.Vale. O investimento será de R$ 170 milhões para uma nova rodovia com extensão de 15 quilômetros. A obra vai dar mais segurança aos moradores da região, pois desviará o fluxo de caminhões do centro de Palotina e agilizará o transporte de cargas do Oeste.

Além deles, os de Reserva (José Lacerda) e Imbaú foram incluídos em uma parceria do Estado com o BID para a pavimentação completa entre as duas cidades, que já está em andamento.

MAIS OBRAS PREVISTAS – O cronograma de novas obras rodoviárias ainda conta com contornos em Arapongas, Arapoti e Ventania. O primeiro também é fruto do acordo com a Viapar e tem previsão de R$ 140 milhões. Os últimos dois estão em projeto e serão incluídos na parceria com a Klabin.

Além desses, os novos contratos de concessão em andamento também preveem novidades nessa área. O edital do Lote 1 prevê a duplicação do Contorno Norte de Curitiba, a PR-418, em uma extensão de 21,86 quilômetros, desde o trevo de acesso a Campo Largo, até a rotatória de acesso para Colombo (PR-417).

O Contorno Sul de Curitiba, do trevo de acesso para Campo Largo até o entroncamento com a BR-476 (acesso para Fazenda Rio Grande), em uma extensão de 14,6 km, vai receber duas faixas adicionais em ambos os sentidos da via, deixando a rodovia com quatro faixas de rolamento em cada sentido.

E o Lote 2 contempla a duplicação do Contorno de Bandeirantes, em uma extensão de 8,06 km. O objetivo é agilizar o trânsito da região do Norte Pioneiro, que foi contemplado com a modernização de grandes rodovias no novo pacote de concessões.

Fonte: Governo PR

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Transfusão de sangue imediata no local do acidente salvou vida de criança de 5 anos

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Primeira paciente pediátrica do Paraná a receber transfusão de sangue no próprio local do acidente, a menina Maria Laura Ferraz, 5 anos, vai receber alta nesta quinta-feira (26), após 14 dias internada no Hospital Universitário de Maringá, 12 deles na UTI. Ela vai reencontrar a mãe, Luciana, de 36 anos, que também ficou internada sete dias na UTI do mesmo hospital e recebeu alta na última quinta-feira (19).

Ambas voltavam de uma consulta médica da menina na cidade de Carlópolis, no dia 12 de dezembro, quando o veículo da prefeitura de Jabuti em que estavam se envolveu em um acidente grave com outro veículo na BR-153, perto de Ibaiti, que vitimou duas pessoas. Dois helicópteros, além de uma ambulância por terra, foram acionados para resgatar as vítimas. Com lesões graves no intestino, fígado e baço, Maria Laura não podia esperar: necessitava de uma transfusão de sangue imediata para ter condições de chegar ao hospital. O que foi feito na aeronave e a salvou.

“Esse equipamento de transfusão de sangue no próprio local fez toda a diferença para minha filha. Não fosse isso, minha família teria um Natal com muita tristeza, chorando a perda da nossa filha. Posso dizer sem dúvida nenhuma que minha filha nasceu de volta graças a esse equipamento”, comemora o pai da menina, o gerente de supermercado Josilei Ferraz, de 40 anos.

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O resgate de Maria Laura foi feito pela equipe do doutor Maurício Lemos, coordenador médico da operação aeromédica de Maringá. Ele lembra que quando chegou ao local do acidente, o batimento cardíaco de Maria Laura estava muito acelerado pela perda de sangue na região da barriga. “Até então, eu não havia transfundido nenhuma criança no local do acidente, apenas adultos. Mas ali não tinha escolha. Ou eu fazia a transfusão de sangue, ou a menina ia morrer pela gravidade em que ela se encontrava”, ressalta o médico, que visitou Maria Laura no hospital nesta quarta-feira (25) de Natal.  “Foi emocionante visitar essa menina, porque eu a vi morrendo e agora ela está pronta para voltar para casa graças ao procedimento que fizemos naquele momento exato”, relata Lemos.

Desde que o sistema foi implantado, a base de Maringá havia realizado 42 transfusões de sangue na aeronave que opera o sistema. Nenhuma, até então, em criança. “Naquele momento, avaliei todos os critérios técnicos e ela tinha condições de passar pelo procedimento. Tanto que quando passei o sangue ela já começou a estabilizar, o que permitiu que chegássemos até o hospital onde ela foi atendida”, explica Lemos.  

A diretora estadual da Rede de Atenção às Urgências, Giovana Fratin, enfatiza que a hemotransfusão maciça – como é chamado o processo – melhora a condição do paciente até a chegada ao hospital de referência. Portanto, é muitas vezes a diferença entre a vida e a morte do paciente. “São muitas ações dentro de uma estratégia de atenção à saúde, realizada pelo governo do Paraná, entre elas esse caso da hemotransfusão no pré-hospitalar”, aponta.

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SERVIÇO AEROMÉDICO – O atendimento aeromédico do Paraná é reconhecido nacionalmente. Operado pelo Sistema Estadual de Regulação de Urgência, cobre todo o estado com cinco bases estratégicas localizadas em Curitiba, Cascavel, Londrina, Maringá e Ponta Grossa.

Além de atender vítimas de trauma, o serviço realiza transporte de órgãos para transplantes, sendo uma peça-chave no sistema de saúde estadual.

A base de Maringá também se destaca por ser a primeira do Paraná a empregar hemotransfusão em vítimas graves diretamente na cena de trauma.

Até novembro, o serviço aeromédico do Paraná havia atendido 3.292 pacientes no ano de 2024. Em 2023, o estado registrou um recorde histórico, com 4.003 atendimentos. Além de resgates e transferências, esses números incluem o transporte de órgãos, reforçando o papel essencial do serviço na saúde pública.

“Sob a liderança do governador Ratinho Junior, estamos alcançando marcas históricas na rede de cuidado em urgência e emergência do Paraná. Há dois anos, esse esforço nos levou a atingir a cobertura total do território paranaense pelo Samu. Esse resultado assegura um atendimento ágil e eficiente, reforçando nosso compromisso com a missão de salvar vidas”, destaca o secretário de Saúde do Estado, Beto Preto.

Fonte: Governo PR

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