PARANÁ
Selecionados no Talento Tech comemoram acesso a cursos de tecnologia nas próprias cidades
Publicado em
11 de junho de 2024por
Itajuba TadeuO lançamento do Talento Tech nesta terça-feira (11), em Curitiba, contou com a participação de diversos alunos de Ensino Médio e Superior selecionados e que receberão uma das 3 mil bolsas voltadas à realização de cursos de Tecnologia da Informação e Comunicação. Eles também moram nos 50 municípios com menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) listados no programa.
Poder permanecer em Antonina, no Litoral, sem ter de interromper o seguimento da formação que já tem feito na área de tecnologia foi o que levou o aluno Jimmy Goulart, de 16 anos, a se inscrever no programa. Ele, que está no último ano do colégio, foi selecionado em primeiro lugar na categoria Ensino Médio, no município onde vive, e ficou muito feliz com a aprovação.
“É algo que abriu minha visão sobre a tecnologia no Brasil, porque eu queria morar em outro país, fazer uma carreira fora. Acho, como o governador falou, que a maioria dos alunos que trabalha com tecnologia deve ficar aqui, para que o Paraná seja um centro de tecnologia – e a possibilidade de ficar em Antonina foi algo para o qual esse projeto abriu meus olhos”, disse.
A aluna Luiza Angélica Volochen, 17 anos, que mora a mais de 100 quilômetros de Cândido de Abreu, no Centro do Paraná, ressaltou que o Talento Tech representa uma imensa oportunidade, tanto para ela quanto para sua família, que comemorou muito sua aprovação. “Pretendia fazer programação de computador, já tenho até alguns cursos voltados a isso, e esse programa vai ser muito importante para a minha carreira, vai fortalecer meus estudos mais para frente, para que eu avance ainda mais”, disse.
- Maior programa do País: Estado vai destinar R$ 391,4 milhões para construir 300 creches
-
Governador recebe 1ª aluna indígena selecionada para o programa Ganhando o Mundo
Para Guilherme Briich, 17 anos, que faz Ensino Médio em Bocaiúva do Sul, Região Metropolitana de Curitiba, ser selecionado no programa vai ajudar no seu futuro sem que tenha que sair da sua cidade. “Com essa oportunidade posso ficar na minha cidade e ajudar tanto a cidade quanto meus pais. Fiquei muito feliz por ser a minha primeira vez em um projeto tão grande assim e que vai poder ajudar muito na minha vida, meus pais acharam maravilhoso”, afirmou.
A secretária da Educação de Bocaiúva do Sul, Carmen Bueno, comemorou a boa recepção dos alunos no município a esse programa. “Fui até o colégio estadual do meu município para chegar pertinho dos adolescentes e dar a notícia, e eles ficaram maravilhados. Conseguimos atingir o nosso objetivo, queremos capacitá-los e que o mercado de trabalho dos nossos municípios absorva esses jovens, porque esse programa é um berço desses talentos e um caminho que a gente deve seguir”, disse.
A iniciativa, do Governo do Estado por meio das secretarias do Planejamento; da Inovação, Modernização e Transformação Digital; da Educação; de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Fundação Araucária, é voltada a 50 municípios de baixo índice de desenvolvimento.
INTERIORIZAR O ENSINO – Segundo o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto, que operacionaliza o programa, o Talento Tech promove uma das funções das universidades estaduais – a maioria com reitorias no Interior -, que é de interiorizar o ensino superior.
Para ele, o projeto tem tudo a ver com a própria história das universidades paranaenses, porque vai qualificar alunos da escola pública do ensino médio e alunos das universidades públicas para que permaneçam no Interior, fazendo a diferença na economia e no desenvolvimento das suas regiões. “Por esse motivo o Paraná é um Estado que tem um desenvolvimento mais homogêneo do que outros estados, porque nós temos as nossas universidades estaduais vocacionadas para fixar jovens nas suas regiões”, afirmou.
O secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, um dos idealizadores do programa, disse que o governador Carlos Massa Ratinho Junior tem olhado muito a questão da retenção de talentos e que o Paraná não pode perder mais essas novas cabeças.
“Os municípios investem milhões na formação das crianças e jovens e, depois, o Estado investe outros milhões no Ensino Médio e na formação universitária e, muitas vezes, esse jovem formado, por não ter oportunidade, vai embora da cidade e do Estado. O programa Talento Tech tem como alicerce, justamente, a possibilidade de poder reter esses talentos”, disse.
CIDADES – As cidades envolvidas no programa são Adrianópolis, Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Antonina, Bocaiúva do Sul, Brasilândia do Sul, Cândido de Abreu, Cerro Azul, Clevelândia, Congonhinhas, Cruzeiro do Sul, Curiúva, Doutor Ulysses, Francisco Alves, Guaraci, Guaraqueçaba, Imbaú, Inácio Martins, Ipiranga, Itaperuçu, Itaúna do Sul, Japira, Jardim Alegre, Laranjal, Lupionópolis, Mandirituba, Manfrinópolis, Mariluz, Matinhos, Morretes, Nova Laranjeiras, Piraquara, Pontal do Paraná, Porecatu, Primeiro de Maio, Ramilândia, Reserva, Rio Branco do Ivaí, Santa Amélia, Santa Cecília do Pavão, Santa Maria do Oeste, Santa Mônica, Santo Antônio do Paraíso, São Jerônimo da Serra, São Sebastião da Amoreira, Tamarana, Tijucas do Sul, Tunas do Paraná, Ventania e Xambrê.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
Published
2 meses agoon
5 de maio de 2025By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2.
Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.
O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor.
De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.
Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.
SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).
Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.
Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .
Fonte: Governo PR

Comitê de Políticas Penais do Paraná realiza consulta pública até 19/07

Comarca de Alto Paraná realiza 1ª Roda de Conversa sobre Adoção Responsável

TJPR homenageia servidores aposentados no fórum de Jacarezinho

TJPR realiza entrega de mais de 3 mil itens de doação durante a campanha “Ajudar Idosos”

Corregedoria da Justiça do TJPR orienta uso do termo “gênero não definido”
PARANÁ


Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto...


Espetáculo Orfeu e Eurídice retorna ao palco do Guairão no próximo final de semana
Após uma estreia de sucesso em novembro de 2024, o espetáculo Orfeu e Eurídice, do Balé Teatro Guaíra, retorna ao...


IAT alcança 1.485 voluntários com formação de nova turma de brigadistas
O programa de voluntariado do Instituto Água e Terra (IAT) está em expansão. Mais 150 pessoas, aprovadas para a fase...
POLÍCIA


BPTran Realiza Fiscalização Intensa no Litoral no Feriado do Dia do Trabalhador
O Batalhão de Polícia de Trânsito, por meio da Companhia Tático Móvel de Trânsito, realizou, no último fim de semana...


BPTran apreende 279 kg de maconha após veículo capotar na região sul de Curitiba
Uma ação rápida da Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), no dia 1º...


BPTran promove educação no trânsito para crianças da Escola Viver
Nesta quarta-feira (30), a Escola Viver, localizada no bairro Boqueirão, recebeu uma visita especial do Batalhão de Polícia de Trânsito...
ENTRETENIMENTO


Filho de Carla Perez e Xanddy revela mudança na rotina fitness: ‘Aumentar HRV’
Victor Alexandre, de 22 anos, filho de Carla Perez e Xanddy, impressionou seguidores ao exibir nas redes sociais seu abdômen ultradefinido e...


Fernanda Torres faz selfie com a mãe, durante passeio e declara: ‘Doce de mãe’
Fernanda Torres, de 59 anos, compartilhou em seu Instagram, neste domingo (4), alguns registros do encontro com sua mãe, Fernanda Montenegro,...


Isis Valverde se emociona durante troca de votos com Marcus Buaiz: ‘Meu porto’
Isis Valverde chorou na troca de votos do casamento religioso com Marcus Buaiz. O casal, que trocou alianças no sábado (3), compartilhou neste domingo...
ESPORTES


Cruzeiro vence o Flamengo com gol de Gabigol e assume o G4 do Brasileirão
Em uma partida emocionante e disputada até os últimos instantes, o Cruzeiro venceu o Flamengo por 2 a 1, neste...


Palmeiras vence o Vasco com gol de Vitor Roque pelo Brasileirão
Em uma partida disputada no Estádio Mané Garrincha, o Palmeiras superou o Vasco por 1 a 0 neste domingo, garantindo...


Grêmio vence o Santos e afasta fantasma do rebaixamento no Brasileirão
Em um jogo tenso e de extrema importância para ambas as equipes, o Grêmio venceu o Santos por 1 a...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Justiça4 dias ago
TJPR divulga Edital de Retificação do Concurso Público para técnico judiciário
-
Justiça2 dias ago
Corregedoria da Justiça do TJPR orienta uso do termo “gênero não definido”
-
Justiça2 dias ago
TJPR homenageia servidores aposentados no fórum de Jacarezinho
-
Justiça11 horas ago
Comarca de Alto Paraná realiza 1ª Roda de Conversa sobre Adoção Responsável