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Selecionados no Talento Tech comemoram acesso a cursos de tecnologia nas próprias cidades

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O lançamento do Talento Tech nesta terça-feira (11), em Curitiba, contou com a participação de diversos alunos de Ensino Médio e Superior selecionados e que receberão uma das 3 mil bolsas voltadas à realização de cursos de Tecnologia da Informação e Comunicação. Eles também moram nos 50 municípios com menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) listados no programa.

Poder permanecer em Antonina, no Litoral, sem ter de interromper o seguimento da formação que já tem feito na área de tecnologia foi o que levou o aluno Jimmy Goulart, de 16 anos, a se inscrever no programa. Ele, que está no último ano do colégio, foi selecionado em primeiro lugar na categoria Ensino Médio, no município onde vive, e ficou muito feliz com a aprovação.

“É algo que abriu minha visão sobre a tecnologia no Brasil, porque eu queria morar em outro país, fazer uma carreira fora. Acho, como o governador falou, que a maioria dos alunos que trabalha com tecnologia deve ficar aqui, para que o Paraná seja um centro de tecnologia – e a possibilidade de ficar em Antonina foi algo para o qual esse projeto abriu meus olhos”, disse.

A aluna Luiza Angélica Volochen, 17 anos, que mora a mais de 100 quilômetros de Cândido de Abreu, no Centro do Paraná, ressaltou que o Talento Tech representa uma imensa oportunidade, tanto para ela quanto para sua família, que comemorou muito sua aprovação. “Pretendia fazer programação de computador, já tenho até alguns cursos voltados a isso, e esse programa vai ser muito importante para a minha carreira, vai fortalecer meus estudos mais para frente, para que eu avance ainda mais”, disse.

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Para Guilherme Briich, 17 anos, que faz Ensino Médio em Bocaiúva do Sul, Região Metropolitana de Curitiba, ser selecionado no programa vai ajudar no seu futuro sem que tenha que sair da sua cidade. “Com essa oportunidade posso ficar na minha cidade e ajudar tanto a cidade quanto meus pais. Fiquei muito feliz por ser a minha primeira vez em um projeto tão grande assim e que vai poder ajudar muito na minha vida, meus pais acharam maravilhoso”, afirmou.

A secretária da Educação de Bocaiúva do Sul, Carmen Bueno, comemorou a boa recepção dos alunos no município a esse programa. “Fui até o colégio estadual do meu município para chegar pertinho dos adolescentes e dar a notícia, e eles ficaram maravilhados. Conseguimos atingir o nosso objetivo, queremos capacitá-los e que o mercado de trabalho dos nossos municípios absorva esses jovens, porque esse programa é um berço desses talentos e um caminho que a gente deve seguir”, disse.

A iniciativa, do Governo do Estado por meio das secretarias do Planejamento; da Inovação, Modernização e Transformação Digital; da Educação; de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Fundação Araucária, é voltada a 50 municípios de baixo índice de desenvolvimento.

INTERIORIZAR O ENSINO – Segundo o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto, que operacionaliza o programa, o Talento Tech promove uma das funções das universidades estaduais – a maioria com reitorias no Interior -, que é de interiorizar o ensino superior.

Para ele, o projeto tem tudo a ver com a própria história das universidades paranaenses, porque vai qualificar alunos da escola pública do ensino médio e alunos das universidades públicas para que permaneçam no Interior, fazendo a diferença na economia e no desenvolvimento das suas regiões. “Por esse motivo o Paraná é um Estado que tem um desenvolvimento mais homogêneo do que outros estados, porque nós temos as nossas universidades estaduais vocacionadas para fixar jovens nas suas regiões”, afirmou.

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O secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, um dos idealizadores do programa, disse que o governador Carlos Massa Ratinho Junior tem olhado muito a questão da retenção de talentos e que o Paraná não pode perder mais essas novas cabeças.

“Os municípios investem milhões na formação das crianças e jovens e, depois, o Estado investe outros milhões no Ensino Médio e na formação universitária e, muitas vezes, esse jovem formado, por não ter oportunidade, vai embora da cidade e do Estado. O programa Talento Tech tem como alicerce, justamente, a possibilidade de poder reter esses talentos”, disse.

CIDADES – As cidades envolvidas no programa são Adrianópolis, Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Antonina, Bocaiúva do Sul, Brasilândia do Sul, Cândido de Abreu, Cerro Azul, Clevelândia, Congonhinhas, Cruzeiro do Sul, Curiúva, Doutor Ulysses, Francisco Alves, Guaraci, Guaraqueçaba, Imbaú, Inácio Martins, Ipiranga, Itaperuçu, Itaúna do Sul, Japira, Jardim Alegre, Laranjal, Lupionópolis, Mandirituba, Manfrinópolis, Mariluz, Matinhos, Morretes, Nova Laranjeiras, Piraquara, Pontal do Paraná, Porecatu, Primeiro de Maio, Ramilândia, Reserva, Rio Branco do Ivaí, Santa Amélia, Santa Cecília do Pavão, Santa Maria do Oeste, Santa Mônica, Santo Antônio do Paraíso, São Jerônimo da Serra, São Sebastião da Amoreira, Tamarana, Tijucas do Sul, Tunas do Paraná, Ventania e Xambrê.

Fonte: Governo PR

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Ganhando o Mundo: últimos intercambistas começam a chegar com mala cheia de experiências

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O Natal será com a família reunida e com diversas histórias para compartilhar para 27 alunos que voltaram do intercâmbio nos Estados Unidos nesta segunda-feira (23), dentro do programa Ganhando o Mundo. Eles desembarcaram no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, onde foram recebidos com muita emoção por pais e familiares depois de quatro meses estudando na América do Norte. Outros alunos devem chegar em janeiro.

Foram mil estudantes de escolas públicas paranaenses que tiveram a oportunidade de realizar um intercâmbio com as despesas pagas pelo Governo do Estado, após uma seleção que envolveu mais de 12 mil candidatos. A edição de 2025 será ainda maior e levará 1,2 mil alunos para cinco países de língua inglesa (Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido). Durante seis meses, os jovens farão curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil.

O chefe do Departamento de Intercâmbios da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Marlon de Campos, destacou que a edição do Ganhando o Mundo deste ano foi um sucesso. “Todo o processo está sendo incrível. Foi o primeiro ano que nós tivemos mil alunos viajando, 950 deles já retornaram no primeiro semestre, e agora o restante está voltando”, ressaltou.

“Eles voltam com uma cabeça completamente mudada, muito mais atenciosos com a sua família, com a sua escola, com o seu espaço. Quando eles viajam e experienciam uma oportunidade tão diferente, não só da língua, mas também cultural e acadêmica, eles ampliam os seus horizontes e isso faz com que se tornem líderes”, acrescentou.

EXPERIÊNCIA DE VIDA — Entre as intercambistas que chegaram nesta segunda-feira está Isabella Parra Hass, de 16 anos, estudante do Colégio Estadual Rio Branco, em Rio Branco do Ivaí, no Norte do Estado. Para ela, a principal conquista com o intercâmbio foi tornar-se uma pessoa mais independente. “Foi uma das melhores experiências da minha vida. Vivi coisas que eu nunca imaginaria viver, conheci pessoas incríveis e me tornei uma pessoa tão madura, independente, que eu nunca imaginei que eu conseguiria”, explicou.

Ela conta que pôde vivenciar a cultura americana na prática. “Fui líder de torcida e também gerente do time de basquete feminino. Foi muito legal vivenciar a cultura deles, do esporte, mas mais do que isso, saber que você consegue fazer algo quando realmente se quer muito. Uma oportunidade incrível que nunca imaginei que poderia ter e que graças ao Ganhando o Mundo consegui realizar um dos meus maiores sonhos”, disse, com os olhos ainda com lágrimas após encontrar os pais.

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A família viajou cerca de 350 quilômetros para receber a filha, pouco para uma distância que já foi continental. “A gente viveu junto esse intercâmbio. Ela lá e eu acompanhando daqui, nos falando todos os dias, dando força nas horas das dificuldades e sorrindo, acreditando que tudo ia dar certo”, afirmou Maria Inez Parra Hass, mãe de Isabella.

“Agradeço ao Governo do Estado por esse intercâmbio, por esse projeto. Ela gostou muito da escola, construiu muitas amizades, foi muito bem recebida pela família e agora esse presente de Natal que estamos está recebendo com a chegada dela”.

Para Pedro Moreira Silva, 16 anos, do Colégio Estadual Arcângelo Nandi, de Santa Terezinha de Itaipu, no Oeste, o que mais lhe chamou sua atenção foi a cultura do esporte nos colégios americanos. “Eu não teria oportunidade de fazer um intercâmbio se não fosse por esse programa, para estudar numa verdadeira high school. Uma das coisas mais legais foi o esporte que pratiquei, participando do time de futebol americano, que foi incrível, e um pouco de wrestling”, ressaltou.

Outro destaque foi o aprimoramento da língua. “O meu inglês melhorou muito, o que vai me ajudar a ter um bom emprego. Fora isso, aprendi coisas novas, como comidas típicas de lá e que vou cozinhar para a minha família, além da neve, porque lá é bem gelado”, disse.

A mãe de Pedro, Katyussa Maiara Moreira, contava os minutos para chegada do filho, acompanhada do marido e da filha mais nova. “Começa a bater aquela ansiedade. A gente fala que não vai ficar nervosa, mas não tem como. É um orgulho como mãe saber que ele conquistou isso, que chegou onde chegou e só tenho muito a agradecer a Deus e ao Governo do Estado”, salientou.

“Ele se desenvolveu muito bem. No começo foi difícil, mas todo dia conversava com ele pelo WhatsApp, então estava longe, mas perto ao mesmo tempo. E agora ter ele aqui junto no Natal, poder passar o Ano-Novo era uma coisa que a gente queria muito”, celebrou o pai, Rodimar Silva.

Quem também vai ter muita história para contar é Amanda Samiria, de 16 anos, do Colégio Estadual Joaquim de Oliveira Franco, de Mandirituba, na Região Metropolitana de Curitiba. Ela foi recebida pelos pais e amigos no saguão do aeroporto. “Ao mesmo tempo que apertava o coração, eu sabia que aquilo ia ser para o meu bem. Toda a independência, maturidade e responsabilidade que eu ganhei com esse programa foi incrível, uma oportunidade de estar vivendo em um outro país, de morar com uma outra família, com uma cultura totalmente diferente da minha”, comentou.

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“Ao mesmo tempo que o coração está apertado por eu ter deixado minha segunda família lá nos Estados Unidos, também está muito alegre de reencontrar todo mundo, de ver o quanto eu sou amada aqui e o quanto tudo valeu a pena. Já tenho planos para compartilhar tudo o que eu aprendi, que eu não vou deixar só para mim, mas sim dividir com os outros, contar como foi a minha experiência para inspirar outras pessoas a também participarem”, acrescentou.

GANHANDO O MUNDO – Iniciado como projeto-piloto em 2022, o Ganhando o Mundo levou 100 estudantes para o Canadá, na América do Norte, naquele ano. Na segunda edição, outros 100 alunos tiveram a experiência de conhecerem uma outra cultura, desta vez com destino a Nova Zelândia, na Oceania.

Em 2023, o programa passou a incluir professores, com 96 docentes enviados para o Canadá e a Finlândia, países referências em educação. No mesmo ano, mais 40 alunos estudaram por um semestre letivo na França. Já em 2024, o número de intercambistas cresceu dez vezes, chegando a mil alunos que viajaram para países de língua inglesa, como Canadá, Nova Zelândia, Inglaterra, Austrália e Estados Unidos. Além disso, 100 diretores de colégios estaduais embarcaram no meio do ano para um intercâmbio de duas semanas no Chile.

A próxima edição, em 2025, será ainda maior. Mais de 1,2 mil alunos da rede estadual terão como destino cinco países de língua inglesa (Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido). Durante seis meses, os jovens farão curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil.

Também em 2025 acontecerá a primeira edição do programa voltada aos alunos de 1ª série dos cursos técnicos em agropecuária, agrícola, florestal, operações de máquinas florestais e agronegócio, matriculados nos centros de educação profissional. Cem estudantes vão para Iowa, nos Estados Unidos, estado líder em tecnologia agrícola e coração do corn belt (cinturão agrícola forte em produção de milho e um dos principais pólos agrícolas do mundo).

Fonte: Governo PR

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