PARANÁ
Selecionados pelo Talento Tech comemoram poder aprender tecnologia nas próprias cidades
Publicado em
11 de junho de 2024por
Itajuba TadeuO lançamento do programa Talento Tech nesta terça-feira (11), em Curitiba, contou com a participação de diversos alunos de Ensino Médio e Superior selecionados e que receberão uma das 3 mil bolsas voltadas à realização de cursos de Tecnologia da Informação e Comunicação.
Poder permanecer em Antonina, no Litoral, sem ter de interromper o seguimento da formação que já tem feito na área de tecnologia foi o que levou o aluno Jimmy Goulart, de 16 anos, a se inscrever no programa. Ele, que está no último ano do colégio, foi selecionado em primeiro lugar na categoria Ensino Médio, no município onde vive, e ficou muito feliz com a aprovação.
“É algo que abriu minha visão sobre a tecnologia no Brasil, porque eu queria morar em outro país, fazer uma carreira fora. Acho, como o governador falou, que a maioria dos alunos que trabalha com tecnologia deve ficar aqui, para que o Paraná seja um centro de tecnologia – e a possibilidade de ficar em Antonina foi algo para o qual esse projeto abriu meus olhos”, disse.
A aluna Luiza Angélica Volochen, 17 anos, que mora a mais de cem quilômetros de Cândido de Abreu, no Centro do Paraná, ressaltou que o Talento Tech representa uma imensa oportunidade, tanto para ela quanto para sua família, que comemorou muito sua aprovação. “Pretendia fazer programação de computador, já tenho até alguns cursos voltados a isso, e esse programa vai ser muito importante para a minha carreira, vai fortalecer meus estudos mais para frente, para que eu avance ainda mais”.
- Maior programa do País: Estado vai destinar R$ 391,4 milhões para construir 300 creches
-
Governador recebe 1ª aluna indígena selecionada para o programa Ganhando o Mundo
Para Guilherme Briich, 17 anos, que faz Ensino Médio em Bocaiúva do Sul, Região Metropolitana de Curitiba, ser selecionado no programa vai ajudar no seu futuro sem que tenha que sair da sua cidade. “Com essa oportunidade posso ficar na minha cidade e ajudar tanto a cidade quanto meus pais. Fiquei muito feliz por ser a minha primeira vez em um projeto tão grande assim e que vai poder ajudar muito na minha vida, meus pais acharam maravilhoso”, afirmou.
A secretária da Educação de Bocaiúva do Sul, Carmen Bueno, comemorou a boa recepção dos alunos no município a esse programa. “Fui até o colégio estadual do meu município para chegar pertinho dos adolescentes e dar a notícia, e eles ficaram maravilhados. Conseguimos atingir o nosso objetivo, queremos capacitá-los e que o mercado de trabalho dos nossos municípios absorva esses jovens, porque esse programa é um berço desses talentos e um caminho que a gente deve seguir”, disse.
A iniciativa, do Governo do Estado por meio das secretarias do Planejamento; da Inovação, Modernização e Transformação Digital; da Educação; de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Fundação Araucária, é voltada a 50 municípios de baixo índice de desenvolvimento.
INTERIORIZAR O ENSINO – Segundo o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto, que operacionaliza o programa, o Talento Tech promove uma das funções das universidades estaduais – a maioria com reitorias no Interior -, que é de interiorizar o ensino superior.
Para ele, o projeto tem tudo a ver com a própria história das universidades paranaenses, porque vai qualificar alunos da escola pública do ensino médio e alunos das universidades públicas para que permaneçam no Interior, fazendo a diferença na economia e no desenvolvimento das suas regiões. “Por esse motivo o Paraná é um Estado que tem um desenvolvimento mais homogêneo do que outros estados, porque nós temos as nossas universidades estaduais vocacionadas para fixar jovens nas suas regiões”, afirmou.
O secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, um dos idealizadores do programa, disse que o governador Carlos Massa Ratinho Junior tem olhado muito a questão da retenção de talentos e que o Paraná não pode perder mais essas novas cabeças. “Os municípios investem milhões na formação das crianças e jovens e, depois, o Estado investe outros milhões no Ensino Médio e na formação universitária e, muitas vezes, esse jovem formado, por não ter oportunidade, vai embora da cidade e do Estado. O programa Talento Tech tem como alicerce, justamente, a possibilidade de poder reter esses talentos”, disse ele.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Com foco em IA, BRDE Labs apresenta empresas e conceito da edição de 2025
Published
2 horas agoon
4 de abril de 2025By

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a HOTMILK, ecossistema de inovação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, deram início, nesta semana, a mais uma edição do BRDE Labs. Em 2025, o programa tem como foco a Inteligência Artificial e vai conectar startups a grandes empresas para o desenvolvimento de soluções inovadoras. A iniciativa conta com o apoio da Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham-Brasil), que auxilia na captação de empresas participantes.
O evento de lançamento foi realizado no Centro de Realidade Estendida da PUCPR e reuniu representantes das dez companhias âncoras desta edição: 3L Bike Parts, Atlas Eletrodomésticos, Bree, Brose, C.Vale, Grupo Gondaski, Horse, Lojas MM, MGL Mecânica de Precisão e Millpar. Cada empresa foi apadrinhada por um colaborador do BRDE, que dará suporte ao longo do processo de desenvolvimento das soluções.
As empresas participantes conheceram em detalhes o programa, que tem como finalidade a apresentação de uma Prova de Conceito (PoC) criada pelas startups para as empresas. Esse modelo permite testar a viabilidade de soluções antes de sua implementação definitiva. O programa também disponibiliza uma comunidade digital, ferramenta para conexão dos participantes de todas as edições do programa e para divulgação de conteúdos de interesse. O edital das startups que planejam desenvolver conexões com IA está previsto para maio.
O superintendente do BRDE, Paulo Starke Junior, destacou a importância de fomentar a inovação no setor empresarial. “Somos o maior financiador de inovação com recursos direcionados no País, mas sabemos que inovar vai além do financiamento. Criar um ambiente propício ao desenvolvimento é essencial para gerar soluções transformadoras”, afirmou. Ele ressaltou ainda que a colaboração entre clientes, parceiros e empresas é fundamental para fortalecer a conexão entre startups, universidades e o mercado.
Criado em 2020, o BRDE LABS tem como objetivo fortalecer o ecossistema de inovação no Sul do Brasil, capacitando startups e conectando-as a empresas em busca de soluções estratégicas para seus desafios internos. Desde seu lançamento, o programa já impactou 47 organizações em 31 cidades do Paraná e acelerou 59 startups.
Marcelo Moura, diretor da HOTMILK, disse que o programa impulsiona o desenvolvimento do Paraná. “Ele abriu caminho para a criação de novas iniciativas, promovendo não apenas a pesquisa, mas também a conexão com o mercado dentro da economia 4.0”, disse. “A IA já faz parte da realidade do mercado e sua incorporação aos produtos e serviços pode trazer ganhos expressivos em eficiência”.
A 3L Bike Parts, uma das âncoras desta edição, conheceu o BRDE LABS em um evento realizado em 2024. Paulo Henrique Valasque, diretor de engenharia da empresa que tem foco na produção e comercialização de componentes para bicicletas de alta performance, conta que o interesse foi imediato, levando a participar da iniciativa.
“Muitas vezes estamos tão focados no dia a dia da empresa que não percebemos o vasto mundo de inovação ao nosso redor. Estar nesse ambiente, junto a outras companhias, nos mostra quantas oportunidades estão surgindo e como podemos adotar novas ferramentas para otimizar desde a rotina até aspectos que impactam significativamente o nosso negócio”, ressaltou.
Empresas veteranas no programa, como Bree, Brose e C.Vale, também reafirmaram os benefícios da iniciativa.
Alessandra Anami, gerente de engenharia, laboratório e SGI da Bree, destacou que a participação permite ampliar o conhecimento sobre inteligência artificial e implementar soluções inovadoras. “O programa nos conecta com o que o mercado está fazendo e amplia nosso conhecimento sobre inteligência artificial. Com isso, ganhamos em dois aspectos: primeiro, por meio dos treinamentos e capacitações que aceleram nosso aprendizado, e segundo, pela oportunidade de solucionar um problema de maneiras que, muitas vezes, nem imaginávamos”, explicou.
Fonte: Governo PR

Relatório aponta desafios no crédito rural e oportunidades para exportação

MT realiza conferência sobre etanol de milho e discute desafios do setor

Angélica e Ingrid Guimarães são flagradas batendo papo durante treino: ‘Fofoqueira’

Mato Grosso realiza conferência sobre etanol de milho e discute desafios do setor

Mato Grosso enfrenta o caos, sem caminhões e com preços despencando
PARANÁ


Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina
As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas...


Com foco em IA, BRDE Labs apresenta empresas e conceito da edição de 2025
O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a HOTMILK, ecossistema de inovação da Pontifícia Universidade Católica do...


OSP no MON, fim do Festival de Curitiba e visita noturna a museu marcam a agenda cultural
Com destaque para música, espetáculos, literatura e artes visuais, a agenda cultural desta semana traz uma programação diversa e inclusiva...
POLÍCIA


PCPR apreende 2,5 quilos de skunk após ação de cão farejador em Clevelândia
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) apreendeu nesta quarta-feira (2) cerca de 2,5 quilos da droga skunk em Clevelândia, no...


PCPR prende homem em flagrante por violência doméstica em Pontal do Paraná
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu em flagrante um homem, de 26 anos, pelo crime de violência doméstica. A...


Polícia Militar do Paraná deflagra Operação CME I, em Curitiba
Nesta quinta-feira (03), a Polícia Militar do Paraná (PMPR), por meio do Comando de Missões Especiais (CME), deflagrou a Operação...
ENTRETENIMENTO


Angélica e Ingrid Guimarães são flagradas batendo papo durante treino: ‘Fofoqueira’
Angélica, de 51 anos, treinou na manhã desta quinta-feira com Ingrid Guimarães, de 52. As artistas combinaram os looks e se...


Sabrina Sato e Nicolas Prattes retomam treinos após lua de mel: ‘Com meu Nicolas’
Toda viagem chega ao fim, até mesmo a lua de mel! Depois de dias de descanso e romance, Sabrina Sato, 44,...


Leandra Leal se despede da Rede Globo após 30 anos e declara: ‘Não é um fim’
Leandra Leal, de 42 anos, anunciou, nesta quinta-feira (3), o fim de seu contrato com a Globo. Em uma publicação...
ESPORTES


Flamengo inicia Libertadores com vitória sobre Deportivo Táchira
Nesta quinta-feira (03.04), o Flamengo iniciou sua trajetória na fase de grupos da Libertadores com uma vitória por 1 a...


Empate na Libertadores: Bahia e Internacional dividem pontos em Salvador
Nesta quinta-feira (03.04), no embate que marcou a primeira rodada da fase de grupos da Libertadores, o Internacional e o...


Palmeiras estreia na Libertadores com vitória suada em Lima
Na tarde desta quinta-feira (03.04), o Palmeiras fez sua estreia na Libertadores de forma eletrizante, conquistando uma vitória apertada por...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
PARANÁ4 dias ago
Skatista paranaense Gui Khury iguala recorde de Bob Burnquist em evento internacional
-
ENTRETENIMENTO7 dias ago
Sérgio Reis recebe Amado Batista e esposa, em jantar de reencontro: ‘Meus amigos’
-
POLÍTICA PR4 dias ago
Deputados homenageiam Operário pela conquista do Campeonato Paranaense 2025
-
POLÍCIA7 dias ago
Polícia Militar do Paraná abre concurso público com 2.000 vagas