NOVA AURORA

PARANÁ

Artistas fazem grafitagem em muro de reservatórios da Sanepar em Colombo

Publicado em

O muro ao redor do Centro de Reservação Vila Guarani, em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, é pano de fundo para a arte. A pintura foi iniciada nesta sexta-feira (7) no evento chamado Make Art (Faça Arte), que convidou cerca de 60 artistas do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais para a ação, que acontece até domingo (9), das 8h às 17h.

Trata-se do maior centro de reservação da cidade, com dois reservatórios que, juntos, armazenam 20 milhões de litros de água. A atividade não tem remuneração.

Para pintar o muro, com quase 300 metros de extensão, serão usadas cerca de 600 latas de spray de tinta. Cada artista fará a intervenção num espaço de 3 a 5 metros. Os desenhos serão criados espontaneamente, sem projeto prévio, mas seguindo a temática da sustentabilidade.

A ação é organizada por um grupo de grafiteiros de Colombo e Curitiba, com apoio da Sanepar, da Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria da Juventude, e de outras empresas. Em frente ao local, o projeto Óleo Amigo instalou uma estrutura para receber óleo de cozinha usado. O recurso financeiro arrecadado com esta atividade será repassado aos organizadores do Make Art.

Leia Também:  Inscrições para Vestibular dos Povos Indígenas estão abertas até 3 de outubro

“Organizamos eventos menores com artistas da região, mas quando a Sanepar aceitou nossa proposta, o movimento foi crescendo e o evento virou interestadual. São artistas que se encontram em ações nacionais. O objetivo é promover a arte urbana e o engajamento comunitário, transformando um muro branco em uma obra de arte vibrante e inspiradora”, afirma um dos organizadores, Genivaldo dos Santos.

A agente de Educação Socioambiental da Sanepar Roselis Presznhuk afirma que a iniciativa contribui para a educação ambiental. “A partir das pinturas do muro, a comunidade do entorno e as pessoas que passam pela região podem refletir que o trabalho da Companhia está ligado à sustentabilidade ambiental.”

Um dos participantes é o artista Nico, de Vitória (ES). Para ele, participar de eventos no Paraná é muito bom por ser um estado que incentiva a produção da arte, com apoio e infraestrutura. “A arte que faço já tem a ver com o tema da sustentabilidade. Tenho essa pegada ambiental”, disse ele, que deixou o trabalho de engenheiro para se dedicar à arte.

Leia Também:  Polícia Civil oferta 98 vagas de estágio para 41 municípios paranaenses

De Ipatinga (MG), Thiago Moska é outro grafiteiro que está em Colombo para o Make Art. “Gosto desse tema da preservação ambiental, de saneamento, que é importante para todos. Como artista, podemos multiplicar essa reflexão.”

Ítalo, da cidade de São Paulo, afirma que participar desta atividade amplia o portfólio e as oportunidades para novas pinturas. Ele é grafiteiro há 25 anos e também trabalha como ilustrador e designer gráfico.

Para John, do Rio de Janeiro, o evento divulga a cultura da arte urbana e provoca reflexão. Cristiano Ysto, de Colombo, também um dos organizadores, fala que o movimento fomenta a cultura e a arte. “A arte é um caminho de conscientização.”

Serviço:

Make Art (Faça Arte)

Data: 7, 8 e 9 de junho

Horário: das 8h às 17h

Local: Reservatório Vila Guarani – Tv. Lamenha Lins, 138 – Vila Guarani – Colombo

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Detran/PR atendeu 50 mil turistas e já realizou 447 exames de renovação da CNH no Litoral

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Inscrições para Vestibular dos Povos Indígenas estão abertas até 3 de outubro

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA