NOVA AURORA

PARANÁ

Estado conclui reuniões com municípios sobre programa de regularização fundiária

Publicado em

A Cohapar e a Casa Civil do Paraná realizaram nesta quarta, quinta e sexta-feira (05, 06 e 07) a última etapa de encontros para expansão do Programa Escritura na Mão, uma modalidade de regularização fundiária do Casa Fácil. Os eventos foram em Umuarama, Cascavel, e Francisco Beltrão, junto aos gestores das cidades integrantes das associações da Região do Entre Rios (Amerios), do Médio Noroeste (Amenorte), do Oeste (Amop) e do Sudoeste do Estado (Amsop).

As reuniões iniciaram em abril e mobilizaram todas as associações de municípios do Paraná. Houve participação massiva das prefeituras. O objetivo dos encontros foi apresentar o projeto do Governo do Estado, de titulação de imóveis, os números de domicílios irregulares no Paraná, sensibilizar e buscar a adesão das prefeituras no esforço de regularização. A próxima etapa da iniciativa prevê a capacitação das equipes técnicas municipais para garantir a efetividade do programa.

Na modalidade Escritura na Mão, as cidades interessadas apresentam as áreas passíveis de regularização e a documentação dos residentes. Posteriormente, a Cohapar contrata uma empresa especializada, via licitação, que fica responsável por todos os trâmites até a entrega da matrícula averbada e registrada no Cartório de Registro de Imóveis. O processo, feito sem custos para a população com renda de até três salários mínimos, é subsidiado pelo Estado, com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza, e conferem aos beneficiários a posse e o direito legal sobre a moradia.

Leia Também:  Preservação: campanha orienta população a respeitar distância dos bandos de guarás no Litoral

O prefeito de Cascavel, Leonardo Paranhos, destacou a determinação estadual em proporcionar um projeto sem ônus às famílias e aos municípios. “É um programa de dignidade e de visão social, que dá às pessoas o documento de propriedade definitiva de seus imóveis”, disse.

Na visão do prefeito de Anahy e vice presidente Amop, Carlos Antonio Reis, a iniciativa reforça a importância da coparticipação entre prefeituras e Estado. “A Cohapar tem conhecimento, equipe técnica e competência para auxiliar os municípios e sabemos apontar onde está o problema. Isso demonstra a sensibilidade do Governo do Paraná, que além de fazer as grandes obras estruturantes, coloca o olhar naqueles que necessitam de apoio”, ressaltou ele.

O prefeito de Cafezal do Sul e presidente da Amerios, Mário Junio Kazuo da Silva, também destacou a ação conjunta dos órgãos estaduais e Associação de Municípios do Paraná (AMP) e frisou a totalidade de adesão das cidades pertencentes à Amenorte e Amerios. “É a maior regularização do Brasil e com isso a gente leva a satisfação para os proprietários e para as famílias paranaenses”, concluiu.

Leia Também:  PCPR e PMPR prendem três pessoas em flagrante por tráfico de drogas em Colorado

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar faz obras de reforço no sistema de abastecimento de Prudentópolis

Published

on

By

O diretor de Operações da Sanepar, Sérgio Wippel, vistoriou nesta segunda-feira (23) as estruturas do sistema de abastecimento de Prudentópolis, no Centro-Sul, acompanhado da gerente geral da Sanepar na região e equipe regional.

Neste mês de dezembro, foram feitas várias intervenções de melhoria no sistema para garantir o abastecimento à população, mesmo nos momentos de maior demanda.

No último fim de semana, foi substituída a bomba que atende a Vila das Flores por equipamento de maior capacidade, que amplia em 25% a vazão para aquela região da cidade. Também foram feitas melhorias no reservatório Vila das Flores e estão em andamento reforços na tubulação para atender o bairro, com a instalação de 1300 metros de nova rede de distribuição, com 200 mm de diâmetro e em fevereiro mais 500 m em diâmetro 75 mm.

Leia Também:  Homologada a licitação para reforma de pontes, galeria e viaduto em Jacarezinho e região

Também deve ser instalado, ainda no primeiro semestre de 2025, um reforço na reservação, por meio de um bag com capacidade para armazenar 200 mil litros de água tratada, no terreno atual do reservatório Vila das Flores, e deve ser licitada a aquisição de gerador de energia para a captação, evitando as paralisações na produção por intercorrências na rede elétrica.

Para o próximo triênio, a programação da Sanepar inclui a ampliação geral em toda a infraestrutura do sistema de abastecimento de Prudentópolis, com aumento na capacidade de produção, distribuição e reservação do sistema de abastecimento da cidade. O Projeto Básico de Engenharia, que contempla os projetos hidráulico, estrutural, geotécnico, sondagem, mecânico, elétrico e de automação para estas obras, já está em execução.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA