NOVA AURORA

PARANÁ

Penitenciária de Foz do Iguaçu desenvolve projetos de ressocialização com parcerias

Publicado em

A Polícia Penal do Paraná (PPPR), por meio da Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu III – Unidade de Progressão (PEF III-UP), localizada na região Oeste do Paraná, firmou novas parcerias com o Rotary International e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a fim de desenvolver programas de ressocialização e tratamento penal. 

O Projeto Acessibilidade Cidadã, desenvolvido em Santa Terezinha de Itaipu e Foz do Iguaçu, é a primeira parceria. O programa promove a reforma de cadeiras de rodas, cadeiras de banho e demais produtos destinados à acessibilidade de pessoas com deficiências motora. Já foram reformados 15 unidades e outras 60 estão na fila.

O projeto, custeado com subvenções do Conselho da Comunidade de Foz do Iguaçu, tem cunho permanente, sendo estabelecido local próprio no interior da Unidade de Progressão na qual também funciona uma oficina experimental de artesanato.

A segunda parceria é o projeto Carreta Cidadã, com o Senai, que conta com apoio do Núcleo de Atenção a Pessoas Monitoradas (Nupem). Ele oferece cursos com padrão de certificação própria para o ingresso de pessoas privadas de liberdade no mercado de trabalho. O projeto itinerante iniciou os cursos de “Assistente Administrativo” e “Assistente Contábil”, atendendo 50 alunos nesta fase que além da certificação, receberão 160 horas de remição de pena. Os cursos têm duração média de trinta dias. 

Leia Também:  Interligações de redes podem afetar o abastecimento em bairros de Londrina na terça

O curso de “Eletricista Predial” já formou 36 alunos e há previsão de um novo ciclo de cursos em “Técnico de Refrigeração” para o próximo semestre. 

Para o diretor da Regional Administrativa da PPPR em Foz do Iguaçu, Cássio Rodrigo Pompeo, a busca por parcerias e projetos inovadores reflete o comprometimento da Polícia Penal do Paraná. “Com pouco mais de dois anos de criação da PPPR, foram estabelecidas parcerias com várias entidades públicas e privadas, aproximando a instituição da sociedade, o que reflete diretamente na qualidade e efetividade do serviço prestado”, explica.

“O objetivo da parceria com o Senai é desenvolver um trabalho de ressocialização e qualificação que permita que o egresso tenha uma requalificação no mercado de trabalho, com formações relevantes e alinhadas com as demandas do mercado de trabalho local”, destaca o diretor do Nupem de Foz do Iguaçu, Daniel Rodrigo da Silva. 

Leia Também:  Com qualidade e diversidade, fruticultura do Paraná ajuda a expandir produção de sorvetes

UNIDADE DE PROGRESSÃO – Ao ser convertida em Unidade de Progressão, a PEF III transformou-se em um grande laboratório de desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao tratamento penal e reinserção social.

O diretor da unidade, Stênio Couto, destaca a importância das atividades. “Utilizamos uma série de estratégias e abordagens no trabalho em uma Unidade de Progressão. Temos as ferramentas tradicionais com gerenciamento direto e exclusivo do poder público, os canteiros que são parcerias com o setor privado com fábricas e manufaturas, e agora as parcerias com o terceiro setor. Embora sejam diferentes entre si, todas funcionam bem, pois tanto o projeto quanto à execução são baseados em saberes e experimentações comprovadamente eficazes”, comentou.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

Published

on

By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município. 

Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.

“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba. 

Leia Também:  Com qualidade e diversidade, fruticultura do Paraná ajuda a expandir produção de sorvetes

MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.

As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.

“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.

DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.

Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen. 

Leia Também:  Com 8h55, Paraná bate recorde no tempo de abertura de empresas e vira 3º mais rápido

No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C. 

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA