NOVA AURORA

PARANÁ

Feiras, rodeio e balonismo aquecem o turismo do Paraná no mês de junho

Publicado em

Com expectativa de atrair mais de nove mil pessoas em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado, 19ª edição do Festival das Cataratas (FIT) começa nesta quarta-feira (5). Considerado um dos maiores eventos do trade do País, os participantes contam com palestras, oficinas, capacitações, visitas técnicas e a tradicional Feira de Turismo e Negócios até sexta-feira (07).

Em um estande com 144 m², no Rafain Palace Hotel & Convention, a Secretaria do Turismo e o Viaje Paraná apresentam o Estado aos visitantes. A FIT é marcada pela exposição de mais de 1,3 mil destinos e a presença de representantes de companhias aéreas, redes hoteleiras, operadoras e atrativos turísticos.

“O Festival das Cataratas desse ano tem potencial para ser a maior edição do evento. Foz do Iguaçu é uma das estrelas do turismo nacional e internacional, por isso a importância e relevância dessa feira. Nosso objetivo aqui é mostrar que todo o trabalho feito em âmbito estadual tem dado resultado e que as operadoras, empresas e todo o trade turístico vão encontrar boas oportunidades de negócios no Turismo do Paraná”, disse o secretário do Turismo, Marcio Nunes.

Além da FIT, outras feiras, convenções e eventos aquecem o turismo paranaense neste mês, ações que compõem o calendário turístico do Paraná. A programação inclui eventos nacionais e internacionais.

Também começa nesta quarta-feira (05), em Pato Branco, no Sudoeste do Estado, mais uma edição da Inventum, evento multissensorial de inovação que reúne até o dia 09 profissionais de diversas áreas do conhecimento e atrai visitantes de todo o Brasil, que buscam contato com novas tecnologias, que emergem no mercado e impactam áreas como Saúde, a Comunicação e o Agronegócio.

Também no segmento da tecnologia e inovação, Curitiba recebe nos dias 14 a 23 a 2ª edição do Connect Week, evento que prevê atrair mais de 100 mil pessoas no Viasoft Experience e Teatro Positivo.

Leia Também:  Setor de Serviços cresce 3,5% no Paraná com desempenho positivo em todos os segmentos

FEIRAS – Umuarama, na região Noroeste, recebe entre os dias 6 e 9, no Centro de Eventos Alexandre Ceranto, a 4ª edição da Fecoum (Feira de Construção Civil). Esta feira conta com o maior número e diversidade de expositores que vão recepcionar visitantes de todas as partes do Paraná.

Segundo a organização do evento, a meta é superar os números da última Fecoum, que atraiu um público de 36 mil pessoas e movimentou um volume de R$ 12 milhões em negociações.

Já a cidade de Foz do Iguaçu sedia o Summit Iguassu Valley – Latin America, nos dias 13 e 14, no Grand Carimã Hotel. O evento busca promover a integração de diversos segmentos, incluindo profissionais da área do turismo.

Os dois dias de evento vão contar com workshops e apresentações de diversos palestrantes, abordando temas relacionados ao mundo agro, a educação e o turismo, posicionando a região da Tríplice Fronteira como um destino inovador  sustentável.

RODEIO – O município de Rondon, na região Noroeste, promove mais uma edição do Arraiá e Cavalgada Sertaneja, evento tradicional do município, nos dias 22 e 23 de junho. Além dos diversos shows e apresentações musicais, o evento também terá venda de comidas típicas e rodeios.

ANIVERSÁRIO – Umuarama comemora seus 69 anos no dia 26 de junho com shows gratuitos, gastronomia e programação intensa no Parque de Exposições Dario Pimenta da Nóbrega. O tema escolhido para este ano é “Celebrando nossas conquistas, identidade e oportunidades”.

LITORAL DO PARANÁ – No mês de junho, o Litoral do Paraná é movimentado pelas festas da tainha – com pratos típicos elaborados com a espécie de peixe que aparece em grande abundância nas águas do litoral paranaense neste período. As festas acontecem em Pontal do Paraná e Paranaguá.

A cidade de Matinhos sedia, nos dias 22 e 23, o Torneio Internacional de Xadrez, no Sesc Caiobá. Além dos campeonatos e disputas em categorias clássicas e rápidas – com prêmios em dinheiro – o evento também promove palestras e workshops sobre o universo do xadrez, atraindo turistas e entusiastas do esporte ao Litoral paranaense durante o inverno.

Leia Também:  Conservação e educação ambiental abrem a agenda de maio dos CBHs do Paraná

Antonina recebe o 21º Encontro Paranaense de Veículos Antigos, nos dias 29 e 30 de junho. A programação promete atrair diversos turistas, admiradores e colecionadores de veículos de época.

BALONISMO – Em Rio Branco do Ivaí, no Centro do Paraná, acontece o 3º Festival de Balonismo entre os dias 21 e 23. O evento será no Centro Poliesportivo da cidade, onde acontecem palestras sobre a atividade, apresentação dos pilotos participantes e o voo inaugural. Paralelo ao evento, a cidade sedia o 1° Festival de Música Popular, a Feira do MEI e a Feira do Produtor Rural do município, com apresentações culturais, exposição de produtos locais e gastronomia típica.

NACIONAIS – O Governo do Paraná também participa de eventos em outras cidades do Brasil, como forma de levar o melhor do turismo paranaense para diferentes públicos e apresentar as iniciativas de fomento do setor. Na Costa do Sauípe (Bahia), os produtos paranaenses são apresentados a mais de 350 operadores de viagens da Operadora BWT até esta quarta-feira (05). Nesta edição, foram abordadas atividades e temáticas que tratam da preservação de destinos e dos bons negócios dentro da cadeia do turismo.

Ainda nesta quarta e quinta-feira (05), começa a Feira EBS em São Paulo, uma exposição voltada ao segmento de Turismo de Negócios e Eventos, conhecido internacionalmente pela sigla MICE (Meetings, incentives, conferences and exhibitions). No estande do Paraná, os atrativos turísticos são apresentados a mais de 80 expositores e vários players do turismo de todo o país, criando uma rede de divulgação de conteúdo e criação de networking qualificado dentro do segmento.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Em Japurá, Estado promove repovoamento do Rio Ivaí com 150 mil peixes nativos

Published

on

By

O Rio Ivaí, em Japurá, na região Noroeste, ganhou nesta sexta-feira (11) mais 150 mil peixes de espécies nativas do Paraná. A ação integra o projeto Rio Vivo, desenvolvido pela Superintendência Geral das Bacias Hidrográficas e Pesca (SDBHP), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). Além disso, com apoio de crianças da rede pública de ensino, houve o plantio de mudas de espécies nativas do Estado para a proteção da mata ciliar.

O repovoamento foi feito com traíras e lambaris, todos em estágio juvenil de desenvolvimento, ou seja, com maior índice de sobrevivência se comparado às solturas de alevinos. Neste sábado (12), a partir das 8 horas, a atividade se dará em Doutor Camargo (Noroeste), também no Ivaí, com a soltura de mais 150 mil peixes.

“O Ivaí é um dos rios mais importantes do Paraná, sem barragens, um lugar perfeito para pesca esportiva. Um verdadeiro tesouro natural que ganhou ainda mais vida com a soltura dessa nova leva de peixes”, afirmou o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca. “Esse evento que foi uma verdadeira aula ambiental de um Paraná cada vez mais sustentável”.

Leia Também:  Educação promove na próxima semana segundo seminário de diretores em Foz do Iguaçu

O programa Rio Vivo segue os critérios estabelecidos pela Resolução Sedest/IAT nº 10, para evitar a introdução de espécies exóticas nos rios e selecionar peixes com genética e tamanho ideais para o repovoamento.

A ação ambiental no Noroeste integra a segunda fase do projeto, iniciada em novembro de 2024, e prevê a soltura de 2,626 milhões de peixes nas bacias dos rios Tibagi, Piquiri, Iguaçu e Ivaí – no ciclo inicial, entre 2021 e 2022, foram soltos 2,615 milhões de peixes. O investimento nesta nova etapa é de R$ 557,8 mil.

A meta do Governo do Estado é repovoar as bacias locais com 10 milhões de animais, de espécies como traíra, pacu e pintado, até 2026.

PROJETO RIO VIVO – O Rio Vivo é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável em parceria com o Instituto Água e Terra, executada pela SDBHP a partir de 2021. O projeto prevê a conservação das principais bacias hidrográficas do Paraná, otimizando os usos da água e trabalhando na recomposição da ictiofauna e preservação dos ecossistemas locais.

Leia Também:  Estado incentiva criação de conselhos municipais da pessoa com deficiência

Além dos esforços para com o meio ambiente, a proposta estimula ações de educação ambiental com a população lindeira e crianças em idade escolar, incrementando o caráter social do Rio Vivo.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA