NOVA AURORA

PARANÁ

Procon-PR e ANS atualizam técnicos sobre normas de planos de saúde

Publicado em

A Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, por meio da Coordenação Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR), em conjunto com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), reguladora dos planos privados, realizam nesta terça-feira (4), uma capacitação para as equipes do Procon-PR e de 20 Procons municipais.

A iniciativa faz parte do projeto “ANS com Você”, que visa um contato maior com a população e com os órgãos públicos da área de Justiça. O objetivo da capacitação é esclarecer aspectos da regulação de planos de saúde e auxiliar os Procons a aprimorarem o atendimento aos consumidores nesta área.

Os paranaenses registraram 6.817 ocorrências na ANS em 2023, entre reclamações e pedidos de informações relativos à saúde suplementar (planos de saúde). Neste ano, só no primeiro trimestre, foram 1.597 ocorrências.

Já o Procon-PR realizou 249 atendimentos no primeiro quadrimestre deste ano. Foram 91 nos dois primeiros meses, somando reclamações das duas principais empresas de plano de saúde que atuam no Paraná. Esse número subiu para 158 nos dois meses subsequentes (março e abril), indicando um aumento na demanda nesta área.

Leia Também:  Turnê com Coral Sanepar e João Bosco chega a Maringá e Londrina no fim de semana

A capacitação ocorre em diversos Estados onde a ANS tem núcleos, desde segunda -feira (3) e até sexta (7). O conteúdo é direcionado a atendentes, fiscais, técnicos, assessores e diretores dos Procons. No Paraná, ela ocorre durante todo o dia.

Participaram os Procons dos seguintes municípios: Almirante Tamandaré, Arapongas, Astorga, Campo Largo, Colombo, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Jandaia do Sul, Jacarezinho, Londrina, Mandaguari, Palmeira, Paranavaí, Piên, Pinhais, Pinhão, Rolândia e São José dos Pinhais. O Procon de Porto União, de Santa Catarina, também participa devido à proximidade.

“Esta parceria chega num excelente momento, quando há muitas notícias sobre suspensões unilaterais por parte de planos de saúde” disse o secretário da Justiça e Cidadania, Santin Roveda. “O Governo do Paraná está atento a isso, pois gera preocupação dos usuários, principalmente das mães e pais de pessoas com deficiência. Existem muitas dúvidas sobre quais são os direitos do consumidor previstos nestes casos”.

“Temos buscado estreitar nossa parceria com os órgãos de defesa do consumidor ao longo do tempo”, disse a diretora de Fiscalização da ANS, Eliane Medeiros. “A edição de 2023 do ‘ANS com Você’ foi muito produtiva, e entendemos que há uma necessidade de manter esses treinamentos, porque a população tem no Procon uma referência. É importante que todos os atendentes tenham conhecimento sobre as regras da saúde suplementar e possam auxiliar os consumidores da melhor forma”, afirmou Eliane, que participou da abertura do encontro, por teleconferência.

Leia Também:  17% das empresas abertas no Paraná em 2024 estão dentro do Decreto do Baixo Risco

“É uma demanda crescente, embora não se compare em número com setores como telefonia e bancos, mas é preocupante porque o bem jurídico protegido é a saúde do consumidor, e os órgãos de defesa do consumidor querem apresentar soluções cada vez mais rápidas e efetivas”, explicou Claudia Silvano, diretora do Procon-PR.

“Esse evento é importante não só para o Procon-PR, mas principalmente para os Procons municipais, pois com essa interlocução com a agência reguladora a gente consegue estar mais atualizado com relação às regras que dizem respeito aos planos de saúde”, completou Roveda.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Em Japurá, Estado promove repovoamento do Rio Ivaí com 150 mil peixes nativos

Published

on

By

O Rio Ivaí, em Japurá, na região Noroeste, ganhou nesta sexta-feira (11) mais 150 mil peixes de espécies nativas do Paraná. A ação integra o projeto Rio Vivo, desenvolvido pela Superintendência Geral das Bacias Hidrográficas e Pesca (SDBHP), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). Além disso, com apoio de crianças da rede pública de ensino, houve o plantio de mudas de espécies nativas do Estado para a proteção da mata ciliar.

O repovoamento foi feito com traíras e lambaris, todos em estágio juvenil de desenvolvimento, ou seja, com maior índice de sobrevivência se comparado às solturas de alevinos. Neste sábado (12), a partir das 8 horas, a atividade se dará em Doutor Camargo (Noroeste), também no Ivaí, com a soltura de mais 150 mil peixes.

“O Ivaí é um dos rios mais importantes do Paraná, sem barragens, um lugar perfeito para pesca esportiva. Um verdadeiro tesouro natural que ganhou ainda mais vida com a soltura dessa nova leva de peixes”, afirmou o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca. “Esse evento que foi uma verdadeira aula ambiental de um Paraná cada vez mais sustentável”.

Leia Também:  Cães de rua do Complexo Penitenciário de Piraquara são atendidos e vão à feira de adoção

O programa Rio Vivo segue os critérios estabelecidos pela Resolução Sedest/IAT nº 10, para evitar a introdução de espécies exóticas nos rios e selecionar peixes com genética e tamanho ideais para o repovoamento.

A ação ambiental no Noroeste integra a segunda fase do projeto, iniciada em novembro de 2024, e prevê a soltura de 2,626 milhões de peixes nas bacias dos rios Tibagi, Piquiri, Iguaçu e Ivaí – no ciclo inicial, entre 2021 e 2022, foram soltos 2,615 milhões de peixes. O investimento nesta nova etapa é de R$ 557,8 mil.

A meta do Governo do Estado é repovoar as bacias locais com 10 milhões de animais, de espécies como traíra, pacu e pintado, até 2026.

PROJETO RIO VIVO – O Rio Vivo é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável em parceria com o Instituto Água e Terra, executada pela SDBHP a partir de 2021. O projeto prevê a conservação das principais bacias hidrográficas do Paraná, otimizando os usos da água e trabalhando na recomposição da ictiofauna e preservação dos ecossistemas locais.

Leia Também:  Ceasa Paraná vai licitar áreas em mercados de quatro unidades

Além dos esforços para com o meio ambiente, a proposta estimula ações de educação ambiental com a população lindeira e crianças em idade escolar, incrementando o caráter social do Rio Vivo.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA