NOVA AURORA

PARANÁ

Podcast da Fazenda aborda qualificação das despesas públicas e modernização fiscal

Publicado em

O primeiro episódio da nova temporada do podcast “Isso é Sefa Paraná”, produzido pela Secretaria estadual da Fazenda, entrou no ar nesta segunda-feira (3) e traz informações sobre as iniciativas do governo estadual na qualificação das despesas públicas e na modernização da gestão fiscal. O episódio, disponível na plataforma Spotify, conta com entrevistas com o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, e o diretor-geral Luiz Paulo Budal.

Ortigara ressalta, na conversa, a importância de utilizar as tecnologias da informação para aprimorar a relação do governo com os contribuintes. “É preciso facilitar a vida do cidadão e do contribuinte, estabelecer uma relação mais harmoniosa, usando tecnologias e ferramentas que usem inclusive inteligência artificial”, afirmou.

A Fazenda do Paraná está trabalhando na base regulatória do Confia Paraná, um abrangente programa de conformidade fiscal, em desenvolvimento no âmbito do Projeto de Modernização da Gestão Fiscal do Estado (Profisco II), com o objetivo de promover uma abordagem mais colaborativa na arrecadação e fiscalização tributárias, auxiliando os contribuintes paranaenses a cumprirem suas obrigações fiscais de forma eficiente.

Leia Também:  Inscrições do curso da Escola de Saúde Pública para cuidador de idosos encerram na segunda

Luiz Paulo Budal enfatizou os trabalhos para dar continuidade na implantação e integração do Siafic, novo sistema de administração financeira usado por todo o aparato público do Estado, incluindo os demais poderes. A implantação do Siafic ocorreu em janeiro de 2023, e o sucesso na transição do sistema tem sido investigado por outras unidades da federação que também irão adotar a mudança, como o estado de São Paulo.

O episódio também abordou o foco da Secretaria na qualidade do gasto público, através do projeto Orçamento para Resultados. “Critérios objetivos são fundamentais para aumentar a eficiência do Estado. Padrões matemáticos podem qualificar as despesas”, destacou Budal. Outra iniciativa mencionada foi a valorização do bom pagador de impostos. “Temos iniciativas para auxiliar aquele contribuinte que quer estar em dia mas tem dificuldade. Em vez de judicializar essa relação, vamos dar a oportunidade para que ele realize a autorregularização”, explicou o diretor.

O secretário ainda sublinhou alguns princípios orientadores da gestão fazendária paranaense. “Segurança, prudência, solidez”, disse ele, afirmando que este tripé não implica uma abordagem excessivamente cautelosa, mas sim em fazer mais e melhor com os recursos disponíveis. “Isso inclui identificar e eliminar superposições e cobrar aquilo que é devido, devolvendo mais para a sociedade na forma de investimentos”, acrescentou.

Leia Também:  Novos decretos beneficiam setor de biogás e estimulam comércio de carros menos poluentes

PODCAST – Lançado em abril de 2023, o podcast “Isso é Sefa Paraná” tem como objetivo oferecer uma visão clara e informativa das operações na Fazenda e na Receita Estadual. Episódios anteriores exploraram uma variedade de temas, como a participação das mulheres na gestão fiscal, reforma tributária, o programa Nota Paraná, processos orçamentários e de contabilidade do Estado, além de promover a Educação Fiscal e destacar a importância do trabalho da Ouvidoria.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar leva projetos de educação ambiental para escolas de General Carneiro

Published

on

By

A Sanepar encerrou nesta quarta-feira (16) uma série de atividades socioeducativas em General Carneiro. Além da entrega de dois Jardins de Água e Mel para a comunidade, a Companhia promoveu três oficinas educativas para o plantio de Hortas, com a participação de professores, estudantes e seus familiares.

Pela manhã, alunos e professores da Escola Municipal Therezinha da Rocha fizeram o plantio de uma Horta Escolar. A atividade prática foi precedida de uma apresentação sobre os cuidados básicos durante o plantio e a manutenção da horta. Após a parte teórica, os participantes praticaram seus conhecimentos plantando a horta escolar, que recebeu mudas de hortaliças e temperos, e que a partir de agora estará sob os cuidados dos estudantes.

Na terça-feira (15), o Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz e a Escola Municipal Professor Irineu Gonçalves, que dividem o mesmo espaço, e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Eresmira dos Anjos Ferreira, também plantaram suas hortas, com a participação de professores, alunos e seus familiares, orientados pela equipe da Sanepar.

Leia Também:  Polícia Civil promove capacitação de servidores para atendimento a autistas

“O objetivo das oficinas é estimular a produção sustentável e responsável de alimentos, com o cultivo de hortaliças livres de agrotóxicos e com baixo custo, beneficiando a saúde das pessoas e a preservação ambiental”, explica a gestora de Educação Socioambiental da Companhia, Luciana Garcia.

SUSTENTABILIDADE – As escolas receberam, também nesta semana, dois Jardins de Água e Mel, beneficiando em torno de 500 alunos. Compostos por colmeias de abelhas sem ferrão de espécies nativas, como Jataí, Mirim e Mandaçaia, os Jardins serão usados como ferramenta de apoio educacional, voltados aos temas de biodiversidade, da flora, do meio ambiente e, principalmente, dos cuidados com a água, considerando que as abelhas desempenham um papel ambiental fundamental por meio da polinização e da manutenção das matas ciliares.

O trabalho com as escolas faz parte de um conjunto de ações da Sanepar em General Carneiro, dentro de um projeto especialmente pensado para a cidade e definido em conjunto com as secretarias municipais da Educação e da Assistência Social. O trabalho comunitário acompanha as obras de ampliação do sistema de esgoto que estão em andamento no município.

Leia Também:  Começa a etapa de concretagem da rodovia entre Palmas e Clevelândia

“Essa iniciativa do Jardim de Água e Mel e Horta Educativa, idealizada pela Sanepar, representa um passo importante para a construção de uma educação em nosso município que vai além das salas de aula”, afirmou a coordenadora de Educação Infantil da Secretaria da Educação de General Carneiro, Dulcídia Adriane Miersch.

A secretária de Educação e Cultura, Maria Salete de Oliveira Volenkevicz, também participou da solenidade de entrega do Jardim de Água e Mel. “Em nome da equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, agradeço a Sanepar por acreditar nesse projeto, por trazer para nossas escolas a possibilidade de vivenciar ações que despertam o olhar para o meio ambiente, para a sustentabilidade e para a importância da cooperação”, disse.

As solenidades de entrega dos Jardins de Água e Mel reuniram a comunidade escolar, representantes da Sanepar e autoridades municipais, entre eles o vice-prefeito Célio Garbin; o diretor do Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz, Edison Bugas; o gerente Regional da Sanepar Marcos Antônio Vieira.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA