NOVA AURORA

PARANÁ

Governo promove seminário de enfrentamento das violências contra a criança

Publicado em

Para marcar o Maio Laranja, o Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família, promoveu nesta terça-feira (28) o 2º Seminário Estadual de Enfrentamento das Violências contra Crianças e Adolescentes. O principal objetivo do encontro foi atualizar toda a rede de proteção infantil apresentando dados e estratégias para que as violações de direitos das crianças e adolescentes sejam combatidas.

O evento foi promovido em parceria com a Comissão Interinstitucional de Enfrentamento das Violências contra Crianças e Adolescentes e Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente (CEDCA/PR). Cerca de 250 pessoas participaram do seminário, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, que fazem parte desta rede que envolve representantes de importantes áreas como saúde, educação, segurança pública, assistência social, conselheiros tutelares de todas as cidades, além do Judiciário.

Para o secretário estadual do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, a prevenção e o combate à violência dependem da conscientização e do fortalecimento das famílias e comunidades porque a luta é de todos. “O Paraná tem boas ações no combate à violência, mas é preciso a congregação de toda a sociedade para que a gente vença esse mal que assola muitas famílias, todas as classes sociais. Isso é muito triste, mas precisamos começar a falar disso em diversos ambientes e conclamamos toda a sociedade para unir forças para contermos esse mal”, destacou.

Durante todo o dia, foram apresentados painéis e palestras que discutiram formas de combate à violência, boas práticas desenvolvidas pelas instituições da Sociedade Civil Organizada. Também houve análise de dados do site CADÊ Paraná, que é um projeto do Centro Marista de Defesa da Infância para incidência política baseada em dados, bem como informações do Hospital Pequeno Príncipe sobre números de atendimentos e identificação de crianças e adolescentes com seus direitos violados.

Leia Também:  Novo contorno rodoviário em Peabiru é liberado ao tráfego de veículos

Para a presidente do Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente (CEDCA), Juliana Sabbag, as denúncias são um importante instrumento para que os dados sejam coletados, mas que principalmente se transformem em ações de combate. “É preciso que todas as situações sejam comunicadas. Mesmo quando não há certeza, é preciso denunciar”, afirmou.

Segundo ela, os caminhos são muitos como o Dique 181, o site 181, conselheiros tutelares municipais e, principalmente, o Estado. “Se percebermos sinais como apatia, agitação, enfim, mudanças bruscas e repentinas, podem ser um sinal que a criança está nos dando alguma informação e precisamos reportar isso às autoridades competentes. Esses dados são fundamentais para que possam ser realizados investimentos, desenvolvidos programas e ações”, ressaltou.

REDE DE PROTEÇÃO – Para fortalecer a rede de proteção, o Governo do Paraná, por meio do Fundo da Infância e Adolescência, destinou R$ 15.066.807,29 para a construção de 12 novas sedes dos Conselho Tutelares.

Já foram inaugurados os espaços nos municípios de Fazenda Rio Grande, Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba, e Campo Mourão, no Centro-Oeste.

Leia Também:  Nova edição do Cândido destaca a trajetória da escritora Cassandra Rios

Zilda Ingles Modena, presidente do Conselho Tutelar de Campo Mourão, destacou que espaços como esses são fundamentais no combate à violência. “Muitas vezes, o Conselho Tutelar é colocado como um bicho papão para as crianças, mas esses são espaços para a comunidade, para as famílias e precisamos de lugares que estejam preparados para acolher, afinal muitas vezes é neles que as crianças encontram a única forma de fazer cessar essas violações”, disse.

PRESENÇAS – Participaram do evento conselheiros tutelares de todo Estado, os deputados estaduais Evandro Araújo e Gilson de Souza; o defensor público Daniel Alves Pereira; a presidente da Comissão da Criança e do Adolescente da OAB Paraná, Bruna Saraiva; a promotora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Criança e Adolescente do Ministério Público, Heloise Bettega Kuniyoshi Casagrande, além de secretários municipais da Assistência Social e Criança e Adolescente.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar anuncia nova obra de sistema de abastecimento para área rural da Lapa

Published

on

By

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e a Prefeitura da Lapa anunciaram a implantação de mais um sistema de abastecimento de água para a área rural do município. A obra, que receberá investimentos de mais de R$ 1,6 milhão, atenderá 1.296 moradores da comunidade de Bonito.

O termo de compromisso foi assinado pelo presidente da Sanepar, Wilson Bley, e o prefeito Diego Ribas em uma solenidade realizada na sede da prefeitura nesta quinta-feira (3). A rede de distribuição de água da comunidade terá 28,7 quilômetros de extensão, além de 7,8 quilômetros de adutoras.

Bley destacou a importância do projeto e o seu vínculo pessoal com a cidade. “Conheço cada canto dessa cidade e sei que teremos desafios, mas, com essa parceria, vamos garantir água tratada e saneamento adequado para a população, sempre pensando na saúde pública”, afirmou.

O programa de Saneamento Rural é executado pelo Governo do Estado, pela Sanepar, prefeituras e comunidades. A Sanepar fornece os projetos técnicos, materiais hidráulicos e elétricos e a orientação para as comunidades operarem os sistemas. Cabe às prefeituras a execução das obras e a operação dos sistemas em parceria com as comunidades.

Leia Também:  Novo contorno rodoviário em Peabiru é liberado ao tráfego de veículos

Na Lapa, a Sanepar já estuda, em parceria com o município, quais outras áreas rurais poderão ser priorizadas para implantação de futuras obras de abastecimento.

O prefeito Diego Ribas ressaltou o avanço que a cidade tem conquistado nessa área. “Queremos fazer da Lapa um modelo para o Paraná e para o Brasil em abastecimento de água e saneamento. Esse projeto representa um grande passo para levar água de qualidade a todos, tanto na cidade quanto nas comunidades rurais”, disse.

O deputado Hussein Bakri, que participou da assinatura, também elogiou o compromisso da Sanepar e do governo estadual com os municípios paranaenses. “Quero reconhecer esse papel que a presidência da Sanepar está fazendo de conversar com as pessoas e entender suas demandas. É assim que o Paraná vai avançar, conversando com as lideranças, com o prefeito e vereadores para resolver os problemas da população.”

PRESENÇAS – Também participaram do evento o diretor comercial da Sanepar, Bihl Elerian Zanetti, além de secretários, vereadores e empregados da Companhia que atuam no município.

Leia Também:  Novo projeto de lei institui o Programa Bombeiro Integrado para atender mais municípios

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA