22 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Estado reforça canais para denúncias de violência contra crianças e adolescentes

    Publicado em

    O Governo do Paraná tem canais disponíveis para denúncias de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. O Estado conta com o disque 181, em que é possível fazer a denúncia de forma anônima. Esse registro é feito direto na Secretaria de Segurança Pública, que faz os encaminhamentos necessários para a averiguação das situações.

    Outra opção é acessar o site www.181.pr.gov.br, escolher a área de denúncia e seguir os demais passos. No site o cidadão pode também de acompanhar o andamento das situações já registradas.
Também é possível denunciar uma situação de emergência através do 190, telefone da Polícia Militar, em casos de flagrante.

    Outro caminho é o Disque 100, do governo federal, que pode ser acionado por meio de ligação gratuita, WhatsApp – (61) 99611-0100, site da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), videochamada em Língua Brasileira de Sinais (Libras), aplicativo Direitos Humanos Brasil, e Telegram.

    Leia Também:  Maio Amarelo: palestras, blitz educativa e ações para crianças seguem até o fim do mês

    “Todos esses caminhos devem ser reforçados neste Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em 18 de maio. Além desses canais de denúncias, temos ainda outro importantíssimo caminho que são os Conselhos Tutelares de todo o Paraná. A rede de proteção é essencial para que, juntos, possamos garantir dignidade a todas as crianças, afinal, é obrigação da sociedade cuidar do futuro”, destacou o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni.

    “É muito importante denunciar, é fundamental. E isso pode ser feito por qualquer pessoa que saiba ou até mesmo que desconfie de qualquer situação. É através dessas denúncias que conseguimos proteger essas crianças, promover o afastamento do agressor e realizar atendimentos que permitirão ressignificar as suas vidas sem violência”, comentou a coordenadora de Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes e presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente, Juliana Sabbag.

    “Quando a criança passa a ter atitudes extremas, é preciso investigar. Por exemplo, ela deixa de se alimentar como antes, ou come muito mais, quando começa a dormir muito ou pouco, tudo que for extremo, é preciso ficar atento”, complementou.

    Leia Também:  PCPR, PMPR e GM prendem oito durante operação contra o tráfico de drogas em Toledo

    O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído pela Lei Federal 9.970/2000, em memória ao caso da menina Araceli Crespo, de apenas 8 anos, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Em 2024, completam-se 51 anos desse episódio.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    Licença ambiental: fiscais do IAT notificam quatro postos de combustíveis em Ponta Grossa

    Published

    on

    By

    O Instituto Água e Terra (IAT) notificou nesta terça-feira (22) quatro postos de combustíveis em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, por não apresentarem o Licenciamento Ambiental de Operação (LO). A partir da comunicação, os proprietários precisam comparecer até quinta-feira (24) no Escritório Regional de Ponta Grossa do órgão ambiental para prestar esclarecimentos e apresentar a LO. Caso não tenham o documento, serão autuados e as atividades embargadas. No total, 23 estabelecimentos foram vistoriados.

    As operações de fiscalização foram coordenadas pelo IAT com apoio da Polícia Militar, por meio do Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde (BPAmb-FV). Esse tipo de monitoramento é realizado rotineiramente pelos órgãos.

    “São ações que o IAT realiza cotidianamente, mas que não se resumem aos postos de gasolina. Verificamos todas as atividades que necessitam de licenciamento para entrar em operação. Se estiver irregular, será autuada”, destacou o gerente da regional do IAT de Ponta Grossa, Edemilson Luiz Quadros.

    Leia Também:  PCPR, PMPR e GM prendem oito durante operação contra o tráfico de drogas em Toledo

    LICENCIAMENTO – O Licenciamento Ambiental é um procedimento administrativo emitido pelo IAT que licencia a localização, instalação, ampliação e a operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras, ou aquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental, considerando as disposições legais e regulamentares e as normas técnicas aplicáveis ao caso, de acordo com a Resolução CONAMA nº 237/1997.

    Algumas atividades requerem um licenciamento específico, como é o caso dos postos de combustíveis. As informações estão disponíveis no site do Instituto Água e Terra.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA