NOVA AURORA

PARANÁ

Complexo Tarumã recebe estrelas do voleibol em desafio solidário pelo Rio Grande do Sul

Publicado em

O Complexo Esportivo Tarumã, espaço pertencente ao Governo do Estado, localizado em Curitiba, será palco de uma partida entre ídolos do vôlei de quadra e do vôlei de praia para arrecadar doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Será no sábado da semana que vem, dia 25 de maio, a partir de 9h. O evento faz parte da etapa de Curitiba e Região Metropolitana dos Jogos de Aventura e Natureza (JANs) e do Dia Nacional do Desporto Escolar, data instituída por lei em 2023.

O elenco de craques e ex-craques da modalidade é composto pelos campeões olímpicos Giba, Carlão, Rodrigão, Dante, Emanuel e Alison, além do campeão mundial de clubes Rhendrick Resley, atual jogador do Joinville Vôlei e e do ex-atleta da Seleção Brasileira de Vôlei de Praia e atual diretor de Fomento e Promoção do Esporte da Secretaria estadual do Esporte, Clésio Prado. 

Leia Também:  Em Japurá, Estado promove repovoamento do Rio Ivaí com 150 mil peixes nativos

Prado diz que será uma mobilização de grandes ídolos, heróis olímpicos e comunidades esportivas, unidos por uma ação solidária. “É uma convocação para a população de Curitiba e Região Metropolitana, que compareçam ao icônico Complexo Esportivo Tarumã para vivenciar toda a história do voleibol brasileiro, trazer as famílias e interagir nesse esforço conjunto solidário”, convida.

Será possível fazer a troca das doações por ingressos do jogo a partir de 8h do dia 20 de maio, mediante 1kg de alimento não perecível; 1 caixa com 12 garrafas de água mineral de 500 ml; ou 1kg de ração para animais. As trocas serão feitas entre 8h e 18h, enquanto houver ingressos disponíveis.

Os postos de troca são a sede da Secretaria de Estado do Esporte – Rua Pastor Manoel Virgílio de Souza,1.020; o Complexo Esportivo Tarumã – Avenida Victor Ferreira do Amaral, 1.749; a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba (SMELJ) – Rua Trajano Reis, 282; e a Praça Oswaldo Cruz – Rua Brigadeiro Franco, 2.333 Durante o evento, o público poderá estacionar no Jockey Clube do Paraná, também mediante 1 kg de alimento não perecível por veículo.

Leia Também:  MAC convida artista JA Dupont para performance que mescla música, pintura e video-mapping

APOIO DO PARANÁ – Desde os primeiros dias de chuvas e alagamentos no Rio Grande do Sul, o Paraná enviou uma série pessoal, equipamentos e donativos, para auxiliar a população gaúcha. Estão atuando no estado bombeiros militares, para auxiliar nos resgates das vítimas; policiais militares, para o patrulhamento das áreas alagadas; policiais civis para colaborar com as forças de segurança locais, peritos da Polícia Científica, além de aeronaves, viaturas, barcos, caminhões-pipa e médicos veterinários e engenheiros da Sanepar.

Durante esse período, a campanha SOS RS, organizada pela primeira-dama Luciana Saito Massa e a Defesa Civil, já arrecadou mais de 6,5 mil toneladas de ajuda humanitária. As doações podem ser entregues até 22 de maio nos quartéis do Corpo de Bombeiros, unidades da Polícia Civil, unidades da secretaria estadual da Cultura e escritórios regionais do Instituto Água e Terra (IAT).

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Paraná recebe mais 641 mil vacinas bivalentes contra a Covid-19 para grupos prioritários

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Pagamentos para emissão de certidões do IAT agora podem ser feitos por pix

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA