NOVA AURORA

PARANÁ

Com nove times de outros países, Paranaguá recebe a Copa Mundo do Futsal Sub-21

Publicado em

Paranaguá sediará, pela quarta vez, a Copa Mundo do Futsal Sub-21. Os jogos serão realizados na Arena Albertina Salmon entre os dias 21 e 26 de maio com a participação de 12 equipes – três do Brasil e nove internacionais. A competição tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte (SEES), e da Prefeitura de Paranaguá. A abertura, no dia 20, contará com a participação de Falcão, considerado o rei do futsal.

A fase classificatória ocorre nos três primeiros dias com partidas das 10h às 20h. Os três times brasileiros são o Rio Branco/Apaf, representante da cidade-sede, o JEC Krona (Joinville/SC), finalista da última Copa Mundo da categoria, e o Vasco da Gama, do Rio de Janeiro.

Entre os estrangeiros está o Mallorca Palma, da Espanha, atual campeão da Champions League de Futsal e melhor time do mundo na temporada 22/23. Completam a lista de equipes de fora o NY Ecuador (EUA), Toronto Azurri (Canadá), Atlas Futsal (Colômbia), Kimberley e Deportivo Moron (Argentina), Alma Futsal (Japão), Fitzroy Tigers (Austrália) e Torpedo Futsal (Rússia).

Assim como na edição de 2023, os jogos terão ingresso solidário a partir do dia 21, trocados por um quilo de alimento não perecível.

A competição foi criada em 2019 com o objetivo de impulsionar o futsal masculino e feminino no Brasil, fomentando a competitividade entre equipes internacionais e revelando talentos para o cenário da modalidade em âmbito mundial. Idealizada pelo Mundo do Futsal, a disputa já é considerada uma das mais importantes para o calendário de base.

Leia Também:  Com apoio do Estado, produtores do Oeste têm acesso a crédito para usinas de energia renovável

O diretor de Fomento e Promoção do Esporte da SEES, Clésio Prado, destaca que o evento une as diretrizes do Governo do Paraná com as políticas do esporte. “A Copa do Mundo do Futsal tem representantes de cinco continentes. O principal é o desenvolvimento econômico e o turismo regional, pois essas equipes trazem famílias e geram entretenimento esportivo. A expectativa é de um grande público em todos os jogos”, disse.

Anderson de Andrade, presidente da Federação Paranaense de Futsal, afirma que a parceria com a SEES tem sido fundamental para a realização de eventos como esse. “A gente tem visto em todas as modalidades o incentivo, o apoio, o crescimento, o desenvolvimento. A expansão do esporte no Paraná é notória. A gente tem visto grandes atletas com oportunidades em clubes a nível mundial, o que tem acontecido em todas as competições”, afirmou.

ÍDOLO – A partida de abertura será realizada na Arena Albertina Salmon, no dia 20, às 20h. Para ver o rei do futsal de perto, os fãs podem trocar um quilo de ração animal para cães ou gatos por um ingresso. Todas as doações serão destinadas a ONGs de proteção animal. Em 2023, foram arrecadadas mais de 2 toneladas.

REGULAMENTO – Os participantes são divididos em três grupos com quatro equipes, onde classificam-se os dois primeiros de cada grupo e os dois melhores terceiros colocados. Na segunda fase, as equipes se enfrentam em disputas de quartas de final, semifinais e finais, incluindo a definição de terceiro e quarto lugares. Os jogos serão transmitidos pelo canal do YouTube do Mundo do Futsal: https://www.youtube.com/@MundodoFutsaloficial.

Leia Também:  IAT e CBH Norte Pioneiro promovem workshop de cobrança de recursos hídricos

Grupo A: Rio Branco/APAF, NY Ecuador, Palma Futsal e Alma Futsal

Grupo B: JEC Krona, Kimberley, Toronto Azurri e Atlas Futsal

Grupo C: Vasco da Gama, Deportivo Moron, Fitzroy Tigers e Torpedo Futsal

Programação da Primeira Fase:

20/05 – segunda-feira

20h – Jogo de Abertura

21/05 – terça-feira

10h – C. R. Vasco da Gama x Deportivo Moron

12h – Fitzroy Tigers Futsal xTorpedo

14h – Jec Krona x Kimberley F. C.

16h – Toronto Azzurri F. C. x Atlas Futsal

18h – Palma Futsal x Alma Futsal

20h – Rio Branco x N.Y. Ecuador

22/05 – quarta-feira

10h – Atlas Futsal x Kimberley F. C.

12h – C. R. Vasco da Gama x Fitzroy Tigers Futsal

14h – Alma Futsal x N.Y. Ecuador

16h – Deportivo Moron x Torpedo

18h – Jec Krona x Toronto Azzurri

20h – Rio Branco x Palma Futsal

23/05 – quinta-feira

10h – Fitzroy Tigers Futsal x Deportivo Moron

12h – Toronto Azzurri F. C. x Kimberley F. C.

14h – N.Y. Ecuador x Alma Futsal

16h – C. R. Vasco da Gama x Torpedo

18h – Jec Krona x Atlas Futsal

20h – Rio Branco x Alma Futsal

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Secretaria da Saúde promove mutirão de cirurgias pediátricas em Londrina neste sábado

Published

on

By

Com o objetivo de reduzir o tempo de espera por cirurgias eletivas pediátricas e ampliar o acesso ao atendimento especializado para crianças, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio do Hospital Eulalino Ignácio de Andrade (Zona Sul) de Londrina, promove neste sábado (12) um mutirão de cirurgias pediátricas. A ação vai beneficiar pacientes do próprio município e de outras cidades que integram a 17ª Regional de Saúde.

Ao todo, serão 22 procedimentos cirúrgicos: 16 postectomias – cirurgia comum em crianças, voltada à correção de fimose, e seis intervenções de otorrinolaringologia, como a retirada de amígdalas ou adenoides, indicadas para pacientes com infecções recorrentes ou dificuldades respiratórias.

Os pacientes atendidos no mutirão terão internação e alta no mesmo dia, com atendimento 100% gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para viabilizar a ação, o hospital reservou 26 leitos exclusivos para a internação e recuperação pós-cirúrgica e mobilizou uma equipe especializada, composta por 15 profissionais, entre cirurgiões, anestesistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e equipe de apoio administrativo.

Leia Também:  Calouros indígenas da UEPG passam por atividade de acolhimento

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, destacou a importância da ação e o impacto positivo na rotina das famílias. “Estamos falando de cirurgias simples, mas muito importantes para a saúde e o bem-estar das crianças. Sabemos o quanto as famílias aguardam por esses procedimentos e, com esse esforço concentrado, conseguimos dar agilidade à fila de espera. Ampliar o acesso é uma missão que temos levado muito a sério em todo o Paraná”, afirmou.

O Hospital Zona Sul é referência regional em cirurgias pediátricas de média complexidade. Em média, realiza 160 procedimentos eletivos por mês, sendo 120 na área de otorrinolaringologia e 40 em outras especialidades. Do total de pacientes atendidos, 58% são de Londrina e 42% vêm de outros municípios do Paraná.

O diretor-geral da unidade, Geraldo Júnior Guilherme, reforça que a realização de mutirões tem sido uma estratégia eficaz para desafogar a demanda reprimida e atender as crianças que esperam pelo procedimento há mais tempo. “Somos o único hospital da região que realiza cirurgias pediátricas em nível secundário. Sabemos da responsabilidade que isso representa e, por isso, estamos organizando ações como essa, que ajudam a dar vazão à fila e garantem mais agilidade no cuidado com os pequenos”, pontuou.

Leia Também:  Estado licenciou 102 projetos de hidrelétricas desde 2021; Paraná tem 2ª maior potência do Brasil

ATENDIMENTOS – O Hospital Zona Sul vem registrando números expressivos em 2024. Já foram realizadas 10 mil cirurgias eletivas, mais de 10 mil internações e 25 mil atendimentos ambulatoriais. Apenas no primeiro trimestre deste ano, foram 2.684 cirurgias, 2.299 internações e 6.536 atendimentos ambulatoriais, consolidando o papel estratégico da unidade na assistência especializada da região.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA