NOVA AURORA

PARANÁ

Na Expoingá, Governo do Estado orienta municípios sobre programas para o turismo

Publicado em

Além da exposição de atrativos regionais, produtos e serviços, o estande da Secretaria do Turismo do Paraná (Setu) na Expoingá presta atendimentos a gestores municipais e empresários do trade, dando detalhes dos programas e ações do Estado para o desenvolvimento do setor. O local tem um espaço exclusivo para reuniões, onde programas e projetos são apresentados com maiores detalhes.

O objetivo é aproximar o Poder Público e as políticas da área de quem atua com o turismo nos municípios. Os atendimentos seguem até domingo (19) – até esta quinta (16) já haviam sido realizadas mais de 40 reuniões no espaço da Setu.

Um dos assuntos de maior interesse dos gestores é o fomento para a elaboração de projetos que possam alavancar o turismo local. Eles recebem a informação de que há programas propostos pelo Executivo e aprovados na Assembleia Legislativa que incentivam o turismo do Estado. Um deles é Paraná + Viagens, que prevê repasse de recursos para incentivar o desenvolvimento do turismo interno e ampliar seu consumo, fortalecer a estruturação de destinos turísticos e fomentar a qualificação dos produtos turísticos paranaenses.

O outro é o Paraná + Infraestrutura, voltado à qualificação da infraestrutura turística e melhoria da qualidade dos produtos turísticos. O programa abrange obras de construção, reforma e revitalização de espaços, como centros de recepção aos turistas, por exemplo, aquisição de equipamentos e sinalização turística. O terceiro é o Paraná + Eventos, que visa fomentar a realização de eventos regionais, geradores de fluxo turístico, a fim de propiciar o desenvolvimento local nos diversos setores da economia.

“Estamos explicando como funciona a participação dos municípios e profissionais nesses programas”, informa o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes. Ele explica que a presença da Setu nas maiores feiras do Estado é uma prática adotada nesta gestão. “Estamos presentes com estande nos grandes eventos com grande circulação de pessoas. Abrimos esse espaço para que empresários mostrem produtos e serviços do setor e também para ouvir e orientar quem trabalha na área”, afirma.

Leia Também:  Primeiros lotes de concessões rodoviárias do Paraná devem gerar 190 mil empregos

Segundo o secretário de Turismo de Porto Rico, no Noroeste do Estado, Murilo Góis Kergoat, a reunião esclareceu muitas dúvidas para aprimorar o trabalho que a prefeitura desenvolve, sobretudo nas praias de água doce da região. “Essa aproximação do Estado com os municípios é importante para o desenvolvimento de toda a nossa região. Estamos com alguns projetos em andamento e agora muitas questões ficaram mais claras”, comenta.

A sócia da Entre Turismo Agência de Viagens, Monique Mello, disse que o objetivo da empresa é buscar especialização na área de viagens receptivas dentro do Paraná. “Nossa empresa tem mais de 10 anos de atuação no mercado e hoje estamos nos especializando em receptivo de turistas dentro do próprio Estado. Um programa que nos chamou atenção foi o Paraná + Viagens, justamente uma área em que miramos para negócios”, relata.

INTERCÂMBIO – O espaço da Secretaria do Turismo também dá oportunidade para que os profissionais conversem com os gestores municipais ou até mesmo outros profissionais do turismo, a fim de trocar experiências e aperfeiçoar o trabalho junto aos turistas.

Francieli Camargo, que trabalha como guia de turismo em Faxinal, no Norte do Paraná, afirma que a conversa com a prefeitura foi produtiva para viabilizar um projeto de sinalização no local. “Conversamos bastante e chegamos ao consenso de que Faxinal precisa de placas e sinalizações turísticas. Quando os visitantes passam pela cidade, muitas vezes, não conseguem chegar ao nosso centro de atendimento ao turista, por exemplo. Neste sentido a nossa reunião foi muito positiva, pois é algo que fará diferença para o município”, afirma.

Leia Também:  Parceria entre IAT e Ceasa ajuda a matar a fome de animais silvestres em criadouros

PRODUTOS DO PARANÁ – Até o final da feira, em que são esperados cerca de 600 mil visitantes, 110 empresários expõem seus produtos e atrativos turísticos no estande da Secretaria do Turismo.

Alessandro Miranda, sócio da ProDiver, empresa que atua no ramo de mergulhos, levou para a Expoingá a experiência da atividade em óculos de realidade virtual. “O mergulho é uma atividade de curiosidade e, com o óculos, é possível mostrar como é sensação”, explica. “A feira tem sido muito bacana porque conhecemos muita gente e firmamos novas parcerias. O pessoal tem demonstrado interesse de saber como é o Rio Paraná, quais peixes têm lá e isso nos traz clientes”.

Gustavo Milani, da Cláudia Doces Finos, empresa de Iguaraçu, cidade que fica na Região Metropolitana de Maringá, comenta que a essa sua primeira participação na Expoingá abriu oportunidades para divulgar o trabalho da família e o principal ganho é conseguir clientes do seu próprio município e região. “Temos um negócio de família, a empresa é da minha mãe. Já troquei contatos e me interessei por outros serviços também. Por exemplo, se alguma empresa local precisar de doces para um evento, já nos prontificamos a atendê-los”, comenta.

Representante da Cooperativa de Produtores Familiares de Paiçandu (Coprofap), no Noroeste do Estado, João Borges escolheu de maneira criteriosa os produtos levados para a exposição. “Trouxemos o nosso carro-chefe, que são farofas de batata-doce e suas variações. Estar aqui é ótimo para os nossos negócios e às famílias que fazem parte da cooperativa. Quem provou e comprou durante a feira gostou e acabou voltando no outro dia para comprar mais”, afirma.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

Published

on

By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município. 

Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.

“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba. 

Leia Também:  Ambulatório da UEM distribui autotestes de HIV e preservativos nesta quinta-feira

MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.

As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.

“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.

DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.

Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen. 

Leia Também:  Primeiros lotes de concessões rodoviárias do Paraná devem gerar 190 mil empregos

No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C. 

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA