14 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Pesquisa sobre hábitos e percepções do turismo no Estado encerra em 31 de maio

    Publicado em

    Pelo segundo ano consecutivo, o Governo do Paraná quer saber a opinião da população sobre o turismo no Estado. As perguntas da pesquisa foram elaboradas pela Secretaria do Turismo para conhecer as sugestões, experiências e percepções dos paranaenses. Os dados também servem para identificar os principais destinos e hábitos de consumo de viagens. O questionário online leva, no máximo, cinco minutos para ser respondido e fica disponível até 31 de maio. Para participar clique AQUI.

    Até o momento, a pasta estadual já recebeu 1.586 respostas válidas, ou seja, questionários que são preenchidos completamente, até o final. O número quase atinge o total do ano passado, quando 1.880 pessoas participaram.

    A pesquisa pode ser respondida por moradores de todos os 399 municípios do Paraná. “O objetivo é identificar quais são os hábitos de comportamento e consumo da população, como uma forma de entender o que os moradores pensam sobre os atrativos estaduais, quais suas pretensões ao viajar pelo Estado e qual a expectativa sobre o fluxo de turistas nos seus municípios”, destacou o secretário do Turismo, Márcio Nunes.

    Leia Também:  NOVA AURORA: VEREADORES QUE VOTARAM PELA EXCLUSÃO DA PRODUTIVIDADE E PONTUALIDADE DOS SERVIDORES

    EXPECTATIVA – A participação popular é muito importante para que o Governo do Estado possa entender as principais demandas de quem vive no Paraná e deseja viajar, seja a lazer ou a negócios. Os dados deste levantamento se somarão aos já divulgados na primeira edição, realizada no ano passado.

    A pesquisa feita em 2023 destacou, por exemplo, que 37,8% dos participantes fizeram entre duas e quatro viagens no ano de 2022 e 28% viajaram pelo menos uma vez durante o período. Também são levados em conta os principais destinos, meios de locomoção e hospedagem, a fim de entender as necessidades de mercado.

    Os resultados da pesquisa feita no ano passado podem ser consultados AQUI.

    MAIS DADOS – A Secretaria do Turismo também protagoniza outros levantamentos para entender melhor o perfil dos viajantes. Além deste, que objetiva identificar os hábitos de consumo dos moradores do Paraná, a pasta faz uma busca ativa de turistas que frequentam o Litoral e as praias de água doce durante a alta temporada de verão.

    Leia Também:  O Departamento de Meio Ambiente de Nova Aurora convida os produtores rurais e demais munícipes para reunião

    Sondagem de Opinião foi realizada com 1.876 pessoas nas praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, no Litoral, e em Porto Rico e Porto São José, no Noroeste do Estado. O objetivo foi mapear o perfil e as percepções dos turistas (que dormem ao menos uma noite no local) e visitantes do Paraná.

    Já a pesquisa Demanda Turística do Litoral do Paraná 2024 abordou 2.419 pessoas com entrevistas feitas, exclusivamente, nos “portões” do Litoral, ou seja, nas rodovias, terminais rodoviários, ferroviários e náuticos, abrangendo Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Antonina, Morretes, Quatro Barras (no Portal de Graciosa) e Paranaguá. O objetivo foi identificar o perfil e a satisfação dos visitantes, além de mensurar o fluxo e os gastos gerados pela atividade na região.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    Natureza invisível: conheça Milena Celli, a nova residente da Academia Alfredo Andersen

    Published

    on

    By

    Uma nova residente chega à Academia Alfredo Andersen. A partir desta segunda-feira (14) até maio, a artista visual curitibana Milena Celli inicia a residência artística no ateliê da Academia. Ela propõe uma disruptura com padrões de beleza e convida o público a visitar o espaço e ver o desenvolvimento de peças que exploram o mundo invisível da natureza por meio de técnicas de cerâmica.

    Milena conta que a arte sempre fez parte de sua vida. “Já durante a infância eu me expressava artisticamente, criando brinquedos e sendo apaixonada por fotografia. Quando pequena fiz aulas no Centro Juvenil de Artes Plásticas”, diz ela. Durante sua juventude, a artista se formou em Design de Produtos, arteterapia, obteve registro profissional como atriz, teve sua própria galeria de artes, ensinou cerâmica e se consolidou como fotógrafa profissional.

    Após uma longa jornada explorando diversos caminhos artísticos, há 10 anos a escultura retornou à sua vida. “Sempre foi uma paixão. Voltar a trabalhar com esculturas em argila foi um pedido da Milena criança que eu precisei atender. Desde então tento sempre deixar aspectos da minha infância aflorados para desenvolver minha linha artística”, afirma.

    Leia Também:  O Departamento de Meio Ambiente de Nova Aurora convida os produtores rurais e demais munícipes para reunião

    Para seu projeto de residência, Milena está desenvolvendo peças de cerâmica inspiradas na natureza impossível de ver a olho nu, captada por macrofotografia, e utiliza aspectos naturais de uma maneira disruptiva para criar peças únicas, tomando como base princípios da biomimética. “Olhamos para a natureza e vemos evolução, ciclos, heterogeneidade. É isso que tento traduzir para minhas obras e espero que cause estranheza, que as pessoas fiquem observando para tentar compreender as referência naturais que uso”, explica a artista.

    Sobre a ligação da artista com o Museu Casa Alfredo Andersen, ela destaca o caráter inovador de Alfredo Andersen e seus estudos e pinturas ligadas à natureza. “Andersen não foi apenas um pintor, foi um pensador. Sua atuação como artista, professor e empreendedor deixou um legado importante. Me encantei quando soube mais da história dele”, destaca a artista.

    Ao conhecer mais os trabalhos de Andersen, Milena também se sentiu próxima ao pai da pintura paranaense por identificar que, assim como ela, ele tinha um apreço pela natureza, e retratou paisagens paranaenses de formas originais.

    Leia Também:  Paraná aposta na informação para desenvolvimento de destinos turísticos inteligentes

    Aos interessados em conhecer mais sobre Milena Celli e seu trabalho, a artista visual estará com o ateliê aberto ao público de terça a sexta-feira para receber visitantes entre 10h e 12h. A entrada é gratuita. No decorrer de sua residência, a artista pretende expor seus trabalhos em uma mostra exclusiva e promover uma conversa aberta com outros ceramistas. Para atualizações sobre a residência artística, siga o MCAA no instagram @museualfredoandersen.

    Serviço

    Visitas à residência artística – Milena Celli

    Terça a sexta, das 10h às 12h

    Rua Mateus Leme 336 – Centro – Curitiba

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA