NOVA AURORA

PARANÁ

Museu de Ciências Naturais de Guarapuava promove Uma Noite no Museu nesta quinta

Publicado em

O Museu de Ciências Naturais de Guarapuava, que pertence à Unicentro, promoverá, na próxima quinta-feira (16), o evento Uma Noite no Museu. Com início às 19h, o passeio gratuito está aberto a toda a comunidade que desejar participar. Serão realizadas diversas atividades ao longo da noite, com previsão de término às 22h.

“A ideia de fazer Uma Noite no Museu surgiu para dar oportunidade de visitar o museu às pessoas que não têm disponibilidade durante o dia. O museu estará aberto, das 19h às 22h, para receber toda a comunidade. Para quem não puder ir desta vez, temos planos de realizar esse passeio todo semestre”, afirma o coordenador do museu, Rodrigo de Oliveira Bastos.

Situado no Parque Natural Municipal das Araucárias, o museu funciona desde 1998 a partir de uma parceria entre a Unicentro, a Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Guarapuava e a Fundação Professor João José Bigarella. Vinculado ao Câmpus Cedeteg, ele conta com um acervo variado com áreas sobre Malacologia, Geologia, Entomologia, Física e do Mar, com duas coleções relacionadas à história natural.

Leia Também:  Conheça Rock e Roberto Leite, cão-guia e servidor cego que vão trabalhar no Governo do Paraná

A coleção João José Bigarella é composta de amostras de rochas, minerais, fósseis, conchas e outros animais marinhos e a coleção entomológica Hipólito Schneider contém cerca de 14.000 insetos em exposição, atendendo a comunidade em geral e alunos do ensino municipal, estadual e particular de ensino, além das universidades com agendamento prévio.

O evento foi organizado para integrar a 22ª Semana Nacional dos Museus. “Além da visita guiada pelo acervo do museu, teremos observação astronômica com telescópio, apresentações da Magia da Quântica e o Desafio Sensorial. Além disso, teremos a exposição ‘Simbiose Artística entre Ciência e Arte’, que continua no museu com montagens produzidas pelos alunos do curso de Arte da Unicentro”, relata o coordenador do museu.

Serviço:

Data: 16 de maio, quinta-feira

Horário: 19h – 22h

Local: Museu de Ciências Naturais, Rua João Fortkamp, 940 – Primavera, Guarapuava

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  PMPR lança Operação Saturação em Curitiba com reforço de equipes do Verão Maior Paraná

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Governo investe R$ 150 milhões em CMEIs e escolas municipais de 106 cidades do Paraná

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA