NOVA AURORA

PARANÁ

Jogos de Aventura e Natureza chegam a Curitiba e RMC com 40 modalidades esportivas

Publicado em

A edição 2024 dos Jogos de Aventura e Natureza (JANs), do Governo do Estado, começa por Curitiba e Região Metropolitana. A partir desta sexta-feira, 17 de maio, e até o dia 02 de junho, mais de 40 modalidades – de terra, ar e água – tomarão conta de diversos espaços da Capital, de São José dos Pinhais, Campo Largo, Campina Grande do Sul e Piraquara. É a primeira vez que os JANs acontecem nesta região.

Em Curitiba, são destaques a Taça Brasil de Canoagem e Paracanoagem de Velocidade (17 a 19) no Parque Náutico, e o Campeonato Brasileiro de Teqball, na Praça Oswaldo Cruz (18 e 19). São torneios de nível nacional que acontecem nos JANs em parceria com o Governo do Estado do Paraná e a prefeitura da Capital.

Outro evento, que é inédito nos JANs, é o Encontro Internacional do Esporte Escolar, com participação de gestores do esporte na categoria do Brasil e de outros países. Serão diversas modalidades, apresentações, seminários e oficinas realizadas no Parque Barigui, no dia 25 de maio.

Criados pelo Governo do Estado, em 2019, e realizados pela Secretaria do Esporte (SEES), os Jogos de Aventura e Natureza são uma iniciativa pioneira no Brasil, que integra a prática esportiva, o turismo e a preservação ambiental em um evento itinerante, gerando impactos positivos tanto para a comunidade esportiva quanto para a economia local.

Em 2023, somadas as etapas Litoral, Corredor das Águas (Noroeste), Norte e Angra Doce, mais de 160 mil pessoas se envolveram nas disputas e na torcida.

 A primeira etapa foi realizada em Londrina e Alvorada do Sul, no começo de junho. Foram destaques os Jogos Indígenas, o Festival das Famílias e competições de handebol de praia, futebol americano, light kart e street skate. Em seguida, o Litoral sediou o Festival de Inverno, abrangendo Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná, oferecendo um amplo leque de modalidades esportivas e atividades culturais.

O mês de setembro foi marcado pela terceira etapa, realizada em Maringá, Marialva, Marilena, Nova Londrina, Terra Rica, Paranavaí, Porto Rico e São Pedro do Paraná, proporcionando um total de 47 atividades em diversos municípios do Noroeste. A última etapa, sediada no Norte Pioneiro, na região de Angra Doce, envolveu os municípios de Carlópolis, Jacarezinho, Ribeirão Claro, Siqueira Campos e Tomazina. No total, foram promovidas 119 atividades, somando ações esportivas e integradas.

Leia Também:  No Litoral, mulheres prestigiam Feijoada Rosa da Portos do Paraná

Para este ano já estão confirmadas outras duas etapas: o retorno do Festival de Inverno, entre os dias 13 e 21 de julho, no Litoral, e uma nova etapa, no Vale do Iguaçu, entre 14 e 22 de setembro.

O diretor de Inovação da SEES, Tiago Campos, afirma que o objetivo do Estado é expandir os Jogos de Aventura e Natureza para locais inéditos e promover ainda mais integração pelo esporte. “Queremos cada vez mais fomentar as modalidades esportivas, dar o apoio e todo o suporte necessário para que as federações esportivas possam realizar suas competições movimentando cada vez mais o setor e valorizando os atletas”, disse.

Confira programação completa da etapa Curitiba e RMC:

17 a 19/5 – Taça Brasil de Canoagem e Paracanoagem Velocidade – Parque Náutico, Curitiba

18 e 19/5 – Campeonato Brasileiro de Teqball – Praça Oswaldo Cruz, Curitiba

18 e 19/5 – Campeonato Paranaense de Basquete 3×3 – Praça Eppinghaus, Curitiba

18/5 – Campeonato Paranaense de Futebol Americano – Croco Stadium, Curitiba

19/5 – Campeonato Paranaense de Orientação – Clube Santa Mônica, Colombo

19/5 – Pedala Metropolitano – Clube da Gente Boa Vista, Curitiba

24 a 27/5 – Seminário Internacional do Desporto Escolar – Clube Curitibano, Curitiba

25/5 – Atletismo Cross Country – Parque de Eventos Quielse Crisóstomo, Campina Grande do Sul

25/5 – Maratona Aquática – Clube Curitibano, Curitiba

25/5 – Campeonato Paranaense de Taekwondo Escolar – Praça Oswaldo Cruz, Curitiba

25/5 – Desafio Solidário das Estrelas de Voleibol – Praça Oswaldo Cruz, Curitiba

25/5 – Corrida de Aventura – Vinícius Moreira Horsemanship, Piraquara

25 e 26/5 – Velocross – Crozetta Park Cross, Campina Grande do Sul

25 e 26/5 – Patinação de Velocidade – Parque Barigui, Curitiba

25 e 26/5 – Campeonato Paranaense de Teqball – Praça Oswaldo Cruz, Curitiba

25 e 26/5 – Campeonato Paranaense de Vôlei de Praia Escolar – Centro de Esporte e Lazer Ney Braga, São José dos Pinhais

Leia Também:  Com obra icônica no túnel, MON inaugura segunda fase da exposição "Extravagâncias"

26/5 – Campeonato Paranaense de Hapkido Escolar – Praça Oswaldo Cruz, Curitiba

30/5 – BMX Freestyle – Chalé Centro Poliesportivo, Piraquara

30/5 – Corrida de Aventura – Vinícius Moreira Horsemanship, Piraquara

30 e 31/5 – Beach Tennis Escolar – Jardim Botânico, Curitiba

30 e 31/5 – Campeonato Paranaense de Skate Park – Complexo Esportivo Tarumã, Curitiba

30/5 a 1/6 – Paraquedismo – Aeródromo Max Fontoura, Campo Largo

30/5 a 2/6 – Oficinas Esportivas – Punhobol – Vôlei De Praia – Beach Tennis – Taekwondo – Hapkido – Parque Barigui, Curitiba

31/5 – Wheeling – Parque Linear Rio Timbu, Campina Grande do Sul

31/5 – Campeonato Paranaense de Flag Football – Parque Barigui, Curitiba

31/5 – BMX Freestyle – Praça da Juventude, São José dos Pinhais

31/5 a 2/6 – Beach Tennis – Jardim Botânico, Curitiba

31/5 a 2/6 – Campeonato Paranaense Vôlei de Praia – Parque Barigui, Curitiba

1/6 – BMX Freestyle – Parque Barigui, Curitiba

1/6 – Ciclismo Pista – Velódromo Curitiba, Curitiba

1/6 – Cross Games – Parque Barigui, Curitiba

1/6 – Encontro de Jipe – Parque Barigui, Curitiba

1/6 – Orientação Sprint Escolar – Parque Barigui, Curitiba

1/6 – Kart Rentall – Kartódromo, São José dos Pinhais

1 e 2/6 – Campeonato Paranaense de Luta de Braço – Parque Barigui, Curitiba

1 e 2/6 – Beach Soccer – Praça do Carmo, Curitiba

1 e 2/6 – Festival da Família – Parque Barigui, Curitiba

1 e 2/6  – Patinação de Velocidade – Parque Barigui, Curitiba

1 e 2/6 – Campeonato Paranaense de Punhobol Escolar – Parque Barigui, Curitiba

1 e 2/6 – Campeonato Paranaense de Skate Street – Complexo Esportivo Tarumã, Curitiba

1 e 2/6 – Enduro Equestre – Vinícius Moreira Horsemanship, Piraquara

1 e 2/6 – Futevôlei – Praça Afonso Botelho, Curitiba

1 e 2/6 – Handebol de Areia – Praça da Juventude, São José dos Pinhais

2/6 – BMX Freestyle – Parque Linear Rio Timbu, Campina Grande do Sul

2/6 – Wheeling – Chalé Centro Poliesportivo, Piraquara

2/6 – Enduro Kart – Kartódromo, São José dos Pinhais

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar registra avanço no saneamento nas regiões Oeste e Sudoeste

Published

on

By

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) chega ao fim de 2024 com expressivos resultados para a ampliação dos serviços de água e de esgoto, executando mais de 600 empreendimentos em todo Paraná. Na Região Sudoeste, além da garantia do abastecimento de água 100% para os moradores dos mais de 150 sistemas, entre cidades e pequenas comunidades operadas pela empresa, os investimentos para alcançar o índice de 90% com serviço de esgotamento sanitário foram expressivos.

A gerente Geral Sudoeste, Rita Camana, diz que a Sanepar está investindo em todo o Paraná, a fim de garantir o abastecimento para toda população, com obras de ampliação dos sistemas, novas captações de água superficiais e subterrâneas e de centros de reservação de água tratada, incluindo as comunidades rurais que, com parceria do Governo do Estado, Sanepar e os municípios, são atendidas com o Programa de Saneamento Rural.

Somente nas obras iniciadas neste ano, os investimentos nos municípios das duas regiões chegam próximo a R$ 160 milhões. Tanto as pequenas cidades, quanto as maiores de cada região receberam a atenção da Sanepar, com o foco na antecipação das metas para a universalização do saneamento.

Para acompanhar o crescimento das cidades e manter o fornecimento de água para toda a população, no município de Capanema por exemplo, na região Sudoeste do Estado, começou a construção de um novo reservatório de água tratada. Com investimentos de cerca de R$ 2 milhões, a implantação do reservatório que iniciou em setembro vai garantir um incremento de um milhão de litros ao sistema de reservação. Os reservatórios de água tratada têm a mesma função das caixas de água domésticas, ou seja, são a garantia de estabilidade e regularidade no sistema de abastecimento.

Outro exemplo é no Oeste paranaense: Três Barras do Paraná recebeu uma nova captação de água no Rio Barra Grande e uma nova e moderna estação de tratamento de água que vai atender a cidade até 2050. Além de ampliar a capacidade de produção de água do sistema em 50%, as obras melhoram a eficiência e garantem a segurança operacional do sistema de abastecimento da cidade.

Leia Também:  Nova plataforma dará ao IAT acesso a imagens diárias para controle de crimes ambientais

Com obras que começaram também em setembro, Cascavel é outro exemplo de implantação de novos reservatórios para atender ao crescimento da cidade. Com a ampliação do Centro de Reservação Fortaleza, o incremento na capacidade de armazenar água será de 1,5 milhão de litros. Estão em obras também a captação de água no Rio do Salto e o reservatório Morumbi.

COLETA E TRATAMENTO DE ESGOTO – Para alcançar a universalização do saneamento, antecipando o cumprimento da meta de 90% com serviço de esgotamento sanitário, cujo Marco Regulatório estabelece este índice para 2033, os investimentos na ampliação de rede de esgoto e unidades de tratamento foram destaque neste ano. Em municípios como Catanduvas, Formosa do Oeste, Planalto e Nova Aurora, a população terá acesso à coleta e tratamento de esgoto. Nestas cidades, a Sanepar, além de assentar mais de 141 quilômetros de redes, está também construindo unidades de tratamento e toda infraestrutura para garantir o serviço mais adequado à população.

A ampliação dos sistemas também fez parte do planejamento da empresa em 2024. Em Ampére e Francisco Beltrão também tiveram início obras para ampliar o sistema de esgotamento sanitário.

E, visando acelerar a universalização, a empresa licitou em 2024 mais três lotes de serviços, compostos por obras de ampliação, melhorias, manutenção e operação, para beneficiar 112 municípios das regiões Oeste e Centro-Leste, com investimentos de R$ 2,9 bilhões. A região que abrange os municípios do Oeste e Sudoeste será atendida em dois lotes. O Lote 2, que engloba 48 municípios da microrregião Oeste, foi vencido pela Acciona. E o Lote 3, que reúne 28 cidades também da microrregião Oeste teve como vencedora a Iguá Saneamento.

“Com o objetivo de universalizar o saneamento básico, com coleta e tratamento do esgoto, a Sanepar está investindo em cidades de grande e de pequeno porte. E no Paraná a situação é bem diferenciada visto que já temos percentual de atendimento bem significativo de atendimento da população, mais de 80% da população conta com o serviço. Mesmo assim, a Companhia continua trabalhando e investindo de forma acelerada com obras realizadas pela própria companhia e também para garantir a antecipação do atingimento da meta do marco do saneamento, desafio colocado pelo Governo do Estado, a Sanepar licitou a modalidade de Parceria Público-Privada (PPP) que vai contemplar na nossa região 28 municípios. Todas essas ações visam garantir o abastecimento e antecipar as metas de universalização”, destaca a gerente Rita.

Leia Também:  Secretaria da Saúde convoca selecionados no PSS para apresentação de documentos

UNIVERSALIZAÇÃO – A região Sudoeste tem dois municípios que alcançaram a universalização do saneamento. Cascavel foi a primeira a superar os 99% da cidade com coleta e tratamento de esgoto. E, Toledo, finaliza 2024 com o índice de 90% de esgotamento sanitário.

O gerente de Projetos e Obras Sudoeste, Áurio Manoel Bonilha Júnior, destaca que os contratos em andamento nas duas regiões somam R$ 870 milhões. “Desses investimentos, R4 790 milhões são aplicados em obras de ampliação, implantação e de melhorias nos processos de tratamento de esgoto”. Estão contemplados os municípios de Ampére, Assis Chateaubriand, Capitão Leônidas Marques, Catanduvas, Coronel Vivida, Formosa do Oeste, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guaíra, Honório Serpa, Mangueirinha, Mariópolis, Medianeira, Nova Aurora, Nova Prata do Iguaçu, Pato Branco, Planalto, Pranchita, Santa Tereza do Oeste, Toledo e Vera Cruz do Oeste. “Essas obras fazem parte do compromisso da Sanepar em universalizar o saneamento, em especial a coleta e o tratamento do esgoto para toda população do Paraná”, afirma Áurio.

Atualmente, 30 municípios operados pela Sanepar já estão universalizados com serviço de coleta e tratamento de esgoto e 65% da população atendida pela Sanepar possuem cobertura de esgotamento sanitário superior a 80%. Apenas 7,2% da população possui índices baixos ou ainda não são atendidas com cobertura de esgotamento sanitário.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA