NOVA AURORA

POLÍCIA

CPE/BPTRAN – EM PROL AO MAIO AMARELO O BATALHÃO DE POLÍCIA DE TRÂNSITO REALIZA O 2º SEMINÁRIO ESTADUAL DE TRÂNSITO NA CIDADE DE FOZ DO IGUAÇU

Publicado em

Nos dias 6 e 7 de maio de 2024, Foz do Iguaçu sediou com grande importância o 2° Seminário Estadual de Trânsito, uma iniciativa do Batalhão de Polícia de Trânsito do Paraná. O evento foi um marco, reunindo agentes, autoridades e especialistas para compartilhar conhecimentos, debater procedimentos administrativos e operacionais, além de analisar realidades locais e experiências por meio de depoimentos, palestras e debates.

O objetivo central foi a busca pela padronização das ações visando um trânsito mais seguro, em consonância com a promoção do Maio Amarelo, movimento iniciado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária em 2014 para conscientizar a sociedade sobre os alarmantes índices de mortes e feridos no trânsito globalmente.

O 2º Seminário Estadual de Trânsito iniciou com depoimentos reais que ecoaram profundamente entre os participantes, sendo finalizado da mesma. Todos os depoimentos foram impactantes, mas com o objetivo crucial de conscientizar os presentes sobre a responsabilidade individual e coletiva no trânsito, promovendo uma reflexão profunda sobre a importância de agir de forma segura e responsável em todas as situações.

Leia Também:  Batalhão de Polícia Rodoviária apreende mais de 12 mil maços de cigarros contrabandeados em Rolândia

O Seminário contou com a presença de cinco palestrantes renomados e especialistas no tema. Iniciando com a palestra do Sr. Marcelo Almeida que abordou o tema “Cidades Inteligentes, Trânsito e Virtudes Humanas”, explorando como a tecnologia pode ser aliada na busca por um trânsito mais eficiente e seguro, sem perder de vista os valores humanos.

A Sra. Fabiana Paim Andrade Curi trouxe uma reflexão importante sobre “O Impacto das Frustrações dos Motoristas no Comportamento Agressivo do Trânsito”, destacando como as emoções podem influenciar o comportamento no trânsito e as consequências desse comportamento para a segurança de todos.

O Delegado Edgar Santana provocou reflexões profundas ao abordar o tema “Homicídio no Trânsito e a Ineficácia das Penas”, levantando questões sobre a efetividade das punições para crimes cometidos no trânsito e a necessidade de políticas mais rigorosas para prevenir esses casos.

A palestra da Sra. Erica Elisa Nickel, intitulada “Cidades, Mobilidade Urbana e Envelhecimento Populacional: Estamos Preparados?”, trouxe à tona a importância de planejar cidades pensando nas necessidades de uma população cada vez mais idosa, especialmente em relação à mobilidade urbana.

Leia Também:  Comandante-Geral da PMPR é homenageado e recebe Medalha Tiradentes, em Ponta Grossa

Por fim, o Perito Criminal Nortthon Didyk explorou os “Fatores de Relevância no Levantamento de Sinistros”, fornecendo percepções valiosas sobre como investigar e analisar acidentes de trânsito para entender suas causas e prevenir futuros incidentes.

Essas palestras não apenas contribuíram para o enriquecimento do conhecimento dos participantes, mas também incentivaram a reflexão e o debate sobre questões cruciais para a segurança viária e a qualidade de vida nas cidades.

Vislumbrou-se um futuro onde cada condutor, ao assumir o volante, esteja munido de habilidades técnicas e com uma consciência aguçada sobre seu papel na construção de um trânsito mais seguro e humano.

Paz no trânsito começa por você! 

Polícia Militar do Paraná, nós fazemos a diferença!

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

BPTran Realiza Fiscalização Intensa no Litoral no Feriado do Dia do Trabalhador

Published

on

By

O Batalhão de Polícia de Trânsito, por meio da Companhia Tático Móvel de Trânsito, realizou, no último fim de semana prolongado pelo feriado do Dia do Trabalho, uma operação de fiscalização intensificada no litoral do estado.

As ações ocorreram nas cidades de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná, com foco na prevenção de infrações e na promoção da segurança viária. Ao todo, foram abordados 414 veículos, resultando em 251 notificações lavradas. As principais infrações registradas foram:

    Art. 162, inciso I – conduzir veículo sem possuir habilitação (05 autuações);

    Art. 165 – dirigir sob influência de álcool (05 autuações);

    Art. 165-A – recusa do condutor em realizar o teste do etilômetro (24 autuações);

    Além de irregularidades como ausência de itens obrigatórios e alterações  no sistema de escapamento.

Durante as fiscalizações, outros nove veículos foram removidos ao pátio por questões administrativas.

Alem das situações de trânsito, durante abordagens, duas pessoas foram encaminhadas à delegacia por porte de entorpecentes, conforme o artigo 28 da Lei nº 11.343.

Leia Também:  PCPR prende dois suspeitos de homicídios em Paranaguá

As operações da COTAMOTRAN têm como objetivo coibir condutas perigosas no trânsito, além de conscientizar condutores, passageiros e pedestres sobre a importância de comportamentos seguros nas vias.

Balanço da operação:

    Veículos abordados: 414

    Veículos notificados: 149

    Notificações lavradas: 251

    Veículos recolhidos ao pátio: 09

    Art. 162 I: 05

    Art. 165: 05

    Art. 165-A: 24

Polícia Militar do Paraná, nós fazemos a diferença! 
 

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA