NOVA AURORA

PARANÁ

1ª etapa: Saúde faz chamamento de 108 profissionais selecionados por PSS

Publicado em

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) deu início nesta terça-feira (7) à primeira etapa da efetivação dos candidatos selecionados pelo Processo Seletivo Simplificado (PSS) para integrar temporariamente o quadro de servidores. O chamamento para a assinatura de contrato aconteceu de maneira simultânea em 21 Regionais de Saúde e contemplou 108 novos funcionários.

Eles estão distribuídos entre cargos de administrador (4), arquiteto (1), biólogo (5), biomédico (1), enfermeiro (42), engenheiro eletricista (1), engenheiro civil (1), farmacêutico (26), fisioterapeuta(1), médico (18), psicólogo (1), terapeuta ocupacional (1), técnico de laboratório (2) e técnico de enfermagem (4).

“Esses profissionais passam a somar em diversas frentes as estruturas de saúde do Estado. O PSS é um processo robusto e não tenho dúvidas de que todos os aprovados possuem qualificação para atender os paranaenses”, disse o diretor-geral da Sesa, César Neves.

Leia Também:  Indústria de suco de laranja investe R$ 20 milhões em nova unidade no Paraná

Os profissionais selecionados passam a assumir suas funções a partir desta quarta-feira (8). Ao todo, foram 18.682 inscritos para as 341 vagas ofertadas, sendo 294 para nível superior e 47 de nível médio. As demais vagas serão ocupadas a partir de novas convocações que devem ser anunciadas nos próximos dias.

O PSS tem duração inicial de um ano, podendo ser prorrogado conforme a necessidade da secretaria. É possível verificar atualizações sobre novos chamamentos e mais detalhes na aba Processo Seletivo Simplificado neste link.

Confira a distribuição dos profissionais por regionais:

2ª RS de Curitiba – 2 administradores, 3 biólogos, 1 biomédico, 11 enfermeiros, 1 engenheiro eletricista, 8 farmacêuticos, 1 fisioterapeuta, 5 médicos, 1 psicólogo, 1 terapeuta ocupacional, 2 técnicos de laboratório, 3 técnicos de enfermagem.

3ª RS de Ponta Grossa – 4 enfermeiros, 1 médico.

4ª RS de Irati – 2 enfermeiros, 1 farmacêutico.

5ª RS de Guarapuava – 1 enfermeiro, 2 farmacêuticos.

6ª RS de União da Vitória – 1 enfermeiro.

7ª RS de Pato Branco – 1 enfermeiro, 1 farmacêutico, 2 médicos.

8ª RS de Francisco Beltrão – 1 enfermeiro, 1 médico.

Leia Também:  PCPR apreende 3,4 toneladas de maconha em Cascavel

9ª RS de Foz do Iguaçu – 1 administrador, 1 farmacêutico, 1 médico.

10ª RS de Cascavel – 1 arquiteto, 1 biólogo, 2 enfermeiros, 1 engenheiro civil, 2 farmacêuticos.

11ª RS de Campo Mourão – 1 enfermeiro, 2 farmacêuticos.

12ª RS de Umuarama – 2 enfermeiros, 2 farmacêuticos, 1 médico.

13ª RS de Cianorte – 1 biólogo, 1 enfermeiro, 1 farmacêutico.

14ª RS de Paranavaí – 3 enfermeiros, 1 farmacêutico.

15ª RS de Maringá – 1 administrador, 4 enfermeiros, 1 farmacêutico.

16 RS de Apucarana – 1 enfermeiro, 1 farmacêutico, 2 médicos.

17ª RS de Londrina – 1 enfermeiro, 1 farmacêutico, 2 médicos.

18ª RS de Cornélio Procópio – 1 médico.

19ª RS de Jacarezinho – 2 enfermeiros, 1 técnico de enfermagem.

20ª RS de Toledo – 3 enfermeiros, 1 farmacêutico, 1 médico.

21ª RS de Telêmaco Borba – 1 enfermeiro, 1 farmacêutico.

22ª RS de Ivaiporã – 1 médico

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Em Japurá, Estado promove repovoamento do Rio Ivaí com 150 mil peixes nativos

Published

on

By

O Rio Ivaí, em Japurá, na região Noroeste, ganhou nesta sexta-feira (11) mais 150 mil peixes de espécies nativas do Paraná. A ação integra o projeto Rio Vivo, desenvolvido pela Superintendência Geral das Bacias Hidrográficas e Pesca (SDBHP), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). Além disso, com apoio de crianças da rede pública de ensino, houve o plantio de mudas de espécies nativas do Estado para a proteção da mata ciliar.

O repovoamento foi feito com traíras e lambaris, todos em estágio juvenil de desenvolvimento, ou seja, com maior índice de sobrevivência se comparado às solturas de alevinos. Neste sábado (12), a partir das 8 horas, a atividade se dará em Doutor Camargo (Noroeste), também no Ivaí, com a soltura de mais 150 mil peixes.

“O Ivaí é um dos rios mais importantes do Paraná, sem barragens, um lugar perfeito para pesca esportiva. Um verdadeiro tesouro natural que ganhou ainda mais vida com a soltura dessa nova leva de peixes”, afirmou o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca. “Esse evento que foi uma verdadeira aula ambiental de um Paraná cada vez mais sustentável”.

Leia Também:  Vida e obra de Efigênia Rolim e Hélio Leites são celebradas em nova mostra no MAC-PR

O programa Rio Vivo segue os critérios estabelecidos pela Resolução Sedest/IAT nº 10, para evitar a introdução de espécies exóticas nos rios e selecionar peixes com genética e tamanho ideais para o repovoamento.

A ação ambiental no Noroeste integra a segunda fase do projeto, iniciada em novembro de 2024, e prevê a soltura de 2,626 milhões de peixes nas bacias dos rios Tibagi, Piquiri, Iguaçu e Ivaí – no ciclo inicial, entre 2021 e 2022, foram soltos 2,615 milhões de peixes. O investimento nesta nova etapa é de R$ 557,8 mil.

A meta do Governo do Estado é repovoar as bacias locais com 10 milhões de animais, de espécies como traíra, pacu e pintado, até 2026.

PROJETO RIO VIVO – O Rio Vivo é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável em parceria com o Instituto Água e Terra, executada pela SDBHP a partir de 2021. O projeto prevê a conservação das principais bacias hidrográficas do Paraná, otimizando os usos da água e trabalhando na recomposição da ictiofauna e preservação dos ecossistemas locais.

Leia Também:  Porto de Paranaguá é a principal estrutura de escoamento das exportações paranaenses

Além dos esforços para com o meio ambiente, a proposta estimula ações de educação ambiental com a população lindeira e crianças em idade escolar, incrementando o caráter social do Rio Vivo.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA