NOVA AURORA

PARANÁ

Paraná envia policiais militares para auxiliar o Rio Grande do Sul com a segurança pública

Publicado em

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) enviou nesta terça-feira (7) 32 policiais, oito viaturas, uma embarcação e um helicóptero para ajudar no policiamento ostensivo no Rio Grande do Sul. As equipes vão ajudar a combater crimes como saques, furtos e roubos que estão acontecendo em algumas das cidades mais afetadas pelas fortes chuvas que atingiram cidades gaúchas nos últimos dias.

O grupo será distribuído conforme a necessidade da Polícia Militar do Rio Grande do Sul, nos locais com mais ocorrências registradas, e deve ficar no estado enquanto a calamidade causada pelas chuvas durar.

“São policiais preparados para os trabalhos de policiamento ostensivo e patrulhamento para coibir qualquer tipo de saque ou crime neste sentido, que infelizmente estão sendo registrados nas áreas mais afetadas pelas chuvas”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.

A medida se soma a uma série de ações do Governo do Estado para auxiliar o Rio Grande do Sul, como a mobilização de uma equipe do Corpo de Bombeiros para ajudar nos resgates a pessoas ilhadas, o envio de cinco caminhões-pipa da Sanepar e de mais de 190 toneladas de donativos.

EQUIPES – Os policiais paranaenses fazem parte do Comando de Missões Especiais da PM, vindos de diferentes batalhões da corporação, como Batalhão de Polícia Militar de Fronteira (BPFRON), Batalhão de Polícia Rondas Ostensivas de Natureza Especial (RONE) e Batalhão de Polícia de Choque. “Este grupo de militares estaduais paranaenses já atua diariamente no combate à criminalidade aqui no Paraná e tem todo o preparo necessário para enfrentar qualquer tipo de situação”, afirmou o chefe do Estado-Maior da PMPR, coronel Valmor Anderson Pereira.

Leia Também:  Bodyboarding e triathlon reuniram 1,5 mil atletas e movimentaram o Litoral

As equipes vão fazer o policiamento em terra, com as viaturas deslocadas, por água, com uma embarcação, e também por ar, com um helicóptero. A aeronave, inclusive, faz parte do Projeto Falcão, que conta com as mais modernas tecnologias para atuação policial aérea, como câmera infravermelha de alta precisão e sistema de imagem térmica.

Para o tenente Bruno Carassai, que faz parte do grupo de policiais enviado ao Rio Grande do Sul, a missão vai ser desafiadora. “É uma tarefa muito importante que vamos cumprir, de ajudar em uma missão humanitária. Estamos indo para ajudar no policiamento, evitando crimes contra as pessoas que sofreram este desastre. No entanto, estamos preparados para enfrentar qualquer tipo de situação e para auxiliar de todas as formas estas pessoas”, disse.

RESGATES – Para os trabalhos específicos de resgates, o Paraná está com uma equipe de mais de 30 bombeiros e um outro helicóptero no Rio Grande do Sul desde o dia 2 de maio. Em quase uma semana de trabalho, a equipe já fez mais de 850 salvamentos nas cidades de Eldorado do Sul, Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo e Guaíba. Nesta quarta-feira (8) a equipe de bombeiros será renovada por outro grupo de 37 profissionais treinados para situações de grandes desastres.

Leia Também:  Municípios podem acessar recursos para ações em medidas socioeducativas

Além disso, há a previsão de que um outro helicóptero da Polícia Civil seja deslocado para o Rio Grande do Sul para ajudar nos trabalhos de resgate e transporte às pessoas afetadas pelas chuvas.

A mobilização não interfere no trabalho da Polícia Militar ou do Corpo de Bombeiros no Paraná, que segue com sua estrutura diária de rondas e policiamento normal no Estado. “Nós temos hoje uma estrutura completa para poder prestar este tipo de apoio, em um evento extremo, que está mobilizando todo o País, sem que onere o atendimento destas forças aqui no Paraná”, afirmou o secretário.

SITUAÇÃO – Até o momento, o governo do Rio Grande do Sul já confirmou 85 mortes em razão dos temporais. Ainda há 134 desaparecidos. Cerca de 200 mil pessoas estão fora de suas casas, sendo 47 mil em abrigos e 153 mil desalojadas, que recebem abrigo nas casas de familiares ou amigos.

Serviço:

Campanha SOS RS

O que doar: alimentos não perecíveis, água, produtos de higiene, produtos de limpeza

Onde doar: qualquer quartel do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Ceasa Curitiba recebe evento de drift no estacionamento neste final de semana

Published

on

By

Manobras radicais e muita adrenalina. Esse será o cenário da Ceasa Curitiba neste final de semana com a promoção do evento da DKBR (Drift King Brasil), uma comunidade de apaixonados pelo drift. O estacionamento da unidade vai receber 35 pilotos, entre profissionais e amadores, que mostrarão suas habilidades em uma pista projetada especialmente para a prática do drift. Os ingressos já estão praticamente esgotados.

Para estacionar no local, os visitantes devem doar um quilo de alimento não perecível, que será destinado ao programa social Banco de Alimentos – Comida Boa, da Ceasa Paraná. Além da competição e de uma exposição de carros, haverá também um espaço gastronômico, com a presença de vários food trucks.

“Fizemos questão de possibilitar o espaço do Ceasa para que possam praticar esse esporte”, afirmou Paulo Ricardo da Nova, diretor da Ceasa Paraná. Recentemente o Governo do Estado também colaborou com o Red Bull Showrun, que reuniu mais de 100 mil pessoas em Curitiba.

Segundo Ricardo Pontes, um dos organizadores do evento, as expectativas são as melhores possíveis. Ele também destaca a importância de proporcionar entretenimento ao público e oportunidade aos pilotos praticarem o esporte. “O evento também é uma forma de fomentar o esporte e reposicionar a capital paranaense na vanguarda do Drift no Brasil”, afirma.

Leia Também:  Com 118 mil novas vagas, Paraná liderou geração de empregos no Sul em 2022

“A DKBR e a SPL DRIFT Team estão trabalhando para reposicionar Curitiba como referência no Drift, assim como era há 15 anos, com eventos pela Capital. Queremos desenvolver cada dia mais a comunidade de Drift na nossa região”, afirmou Danilo Freitas, piloto profissional e empresário do setor.

SEGURANÇA – Garantir a segurança do público e dos pilotos é a maior preocupação da Ceasa Paraná e também dos organizadores. Por isso, tudo foi muito bem planejado. A pista será toda protegida com equipamentos adequados e haverá três ambulâncias à disposição.

“Quando fomos procurados pelos organizadores, pensamos em todos os prós e contras do evento e uma questão muito importante foi a da segurança. É imprescindível ofertar um momento de lazer em que toda a família possa participar, do idoso até a criança, independentemente da idade. E também garantir aos pilotos uma prática segura desse esporte que vem conquistando cada vez mais público”, disse Eder Bublitz, diretor-presidente da Ceasa Paraná.

Leia Também:  PCPR e PMPR prendem homem por furtos em Quedas do Iguaçu

DRIFT – Dentro do automobilismo, existem diversas categorias com diferentes tipos de carros, pistas, pilotos, estilos e corridas. Uma delas é o drift, que vem ganhando espaço entre os brasileiros.

O drift é um estilo de competição em que a intenção é derrapar com a traseira do veículo para um lado e as rodas dianteiras no sentido contrário da curva. Geralmente, a modalidade é disputada entre dois competidores. O desafio do piloto é “controlar o descontrole” do carro. Se o piloto deixar o carro alinhado, que seria andar em linha reta, o piloto perde pontos.

Serviço:

DKBR etapa Ceasa

Local: Ceasa Curitiba – BR-116, km 111, nº 22.881 – Tatuquara – Curitiba

Horário: Sábado (05/04) das 18h30 às 22h00 e Domingo (06/04) das 12h00 às 18h00

Estacionamento: Com doação de 1 quilo de alimento não perecível

Alimentação: Disponível no local

Mais informações sobre ingressos para o DKBR podem ser obtidas no endereço eletrônico https://uticket.com.br/event/01KSIOHM7YSV5F.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA