NOVA AURORA

PARANÁ

MON promove segundo ciclo de seminários com proposta de imersão no acervo

Publicado em

O Museu Oscar Niemeyer (MON) promove na próxima quinta-feira (9), a partir das 19 horas, o segundo ciclo de seminários do projeto “Antes e Agora, Longe e Aqui Dentro”, que propõe uma imersão no acervo da instituição, com o objetivo de gerar conteúdo para o Setor Educativo. A coleção permanente do MON conta atualmente com 14 mil obras de arte. Os seminários são um desdobramento do projeto e debatem questões relativas a acervos.

O projeto consiste em uma pesquisa realizada na coleção permanente do Museu pela professora e curadora Galciani Neves e o Setor Educativo. Neste segundo ciclo de seminários, as questões principais são ligadas ao direito à terra.

O primeiro ciclo aconteceu em outubro do ano passado, no auditório Poty Lazzarotto, com a presença da artista e pesquisadora Glicéria (Célia) Tupinambá e do crítico de fotografia e pesquisador do campo da cultura visual, Ronaldo Entler.

Com duas palestras, o seminário será realizado no Miniauditório, localizado no subsolo do MON, com a mediação de Galciani Neves, curadora da exposição “Antes e Agora, Longe e Aqui Dentro”, em cartaz na Sala 11. A participação é gratuita e, para se inscrever, é necessário preencher o formulário AQUI.

As atividades emitem declaração de horas. Basta assinar a lista de presença no dia e, após o evento, solicitar o documento pelo e-mail educativo@mon.org.br.

A primeira palestra, com o artista Gustavo Caboco Wapichana, abordará o diálogo entre arte contemporânea e as relações entre os sistemas da arte indígena, museus e comunidades. Na segunda, a professora da Divisão de Pesquisa em Arte do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP), Fernanda Pitta, irá propor pensar junto aos artistas sobre suas estratégias de questionamento das estruturas e fronteiras dos museus.

Leia Também:  Programa que valoriza produtos paranaenses ganha novo site para atrair compradores

SOBRE A EXPOSIÇÃO – Com a proposta de estabelecer diálogos entre o acervo do MON e a arte contemporânea brasileira, a exposição “Antes e Agora, Longe e Aqui Dentro” apresenta mais de cem obras produzidas por 44 artistas. Entre elas, estão pinturas, desenhos, fotos, esculturas, vídeos, áudios e instalações, reunindo técnicas variadas. Os trabalhos buscam discutir as relações indissociáveis entre corpo e território e os muitos modos de habitar, ser e registrar paisagens.

A partir de uma ampla pesquisa, foram escolhidas obras consideradas relevantes tanto para o contexto de produção artística de Curitiba quanto para a história da arte do Paraná e do Brasil. Dessa forma, celebram a diversidade do acervo do Museu e sua importância.

CONVIDADOS – Gustavo Caboco Wapichana é artista visual, nascido em Curitiba. Trabalha na rede Paraná-Roraima e nos caminhos de retorno à terra. Suas criações com desenho-documento, pintura, texto, bordado, animação e performance propõem maneiras de refletir sobre os deslocamentos dos corpos indígenas e a produção e as retomadas da memória. Wapichana dedica-se também à pesquisa autônoma em acervos museológicos para contribuir na luta dos povos indígenas.

Leia Também:  Vestibular de inverno da UEM acontece neste domingo com a oferta de 1.170 vagas

Fernanda Pitta é professora doutora da Divisão de Pesquisa em Arte, Teoria e Crítica do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP). É coordenadora do projeto de pesquisa Decay Without Mourning, Future Thinking Heritage Practices (Riksbankens Jubileumsfond). Seu mais recente projeto curatorial é a retrospectiva “Eleonore Koch: em cena”, em cartaz de 6 de abril a 14 de julho de 2024, no MAC-USP.

SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Serviço

Seminário “Antes e Agora, Longe e Aqui Dentro”

Data: 09/05 (quinta-feira)

Horário: 19h

Local: Miniauditório – Subsolo do MON

Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico – Curitiba/PR

Link para inscrição AQUI

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Nova edição do jornal Cândido celebra a Série Vaga-Lume, lançada em 1973

Published

on

By

Neste mês chega a edição nº 160 do Jornal Cândido, com a Série Vaga-Lume, coleção de livros infantojuvenis lançada pela Editora Ática em 1973, como tema da reportagem principal de Flavio Jacobsen. A matéria conta curiosidades sobre como a série surgiu e ainda discute o impacto na formação de jovens leitores, tendo marcado diferentes gerações.

Como uma extensão do assunto, na retranca entra uma crônica, assinada também por Jacobsen, que celebra os 100 anos de um dos principais escritores da coleção: Marcos Rey.

Uma novidade é a série especial Outras Palavras, que contará com entrevistas curtas feitas pelo Cândido, com as participantes das mesas de conversa do evento “Ocupação Mulheres Arquivadas”, realizado durante o mês de março na Biblioteca Pública do Paraná.

Nesta primeira edição, as artistas visuais Ana Camargo, Iara Maica, Laura Ridolfi, Luísa Covolan e Tatiane Amaral, convidadas do debate “Mulheres nas Artes Visuais: Novos trajetos”, expõem seus pontos de vista sobre a cena artística.

Leia Também:  Nova Agência de Assuntos Metropolitanos facilitará integração de cidades no Paraná

Na seção de literatura, a crônica “Visions of Johanna”, de Juliano Holanda; dois poemas do escritor Jr. Bellé extraídos do livro “Retorno ao Ventre”, com tradução para o kaingang feita por André Luis Caetano, e ainda o conto “Deus Corneado”, de Victor Finkler. Na editoria de artes visuais, o jornal traz pinturas de Teca Sandrini, que completa 80 anos.

O ensaio fotográfico “Ao eterno, ao efêmero” é de Letícia Negrello e retrata diferentes nuances do Cemitério Municipal São Francisco de Paula, em Curitiba. A arte da capa é de Pedro Furlan.

Acesse a edição completa em bpp.pr.gov.br/Candido

Serviço:

Jornal Cândido nº 160

Abril de 2025

Publicação de literatura editada desde 2011

Leia ou baixe no site candido.bpp.pr.gov.br

@candidobpp

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA